25 C
Vitória
sábado, 5 dezembro 2020

Pastores e líderes fazendo discípulos

Leia também

Saúde necessita de investimento em governança de dados

"O País demanda urgentemente respostas e responsabilizações adequadas às empresas e órgãos que tratam dados pessoais sensíveis", afirma advogada Bianca Albuquerque

Operação Uruatu 2 faz buscas contra traficantes de animais

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais

Governo anuncia operação de combate a crimes contra idosos

Após constatação de que o total de denúncias de crimes registrados por meio do Disque 100 aumentou durante a pandemia

Um encontro que aconteceu em Cataguases (MG) contou com mais de 300 representantes de diferentes denominações da cidade para discutir a importância de fazer discípulos

Uma nova ação tem acontecido nas igrejas evangélicas do Brasil. Um movimento chamado  “Encontro de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos” (IIFD). A iniciativa oferece aos pastores e líderes de diferentes denominações um espaço de diálogo, renovação e mobilização para a vivência de uma cultura de discipulado em suas igrejas.

O primeiro encontro aconteceu no início do mês, na Igreja Metodista Wesleyana de Cataguases (MG). Mais de 300 pastores representando 5 estados brasileiros participaram do evento.

O tema foi “Fazer discípulos, fazendo isso em todos os níveis: pastores e líderes, membros e novos convertidos”. Os participantes trocaram experiências relacionadas às iniciativas de discipulado em sua igreja local.

Participaram de palestras e seminários ministrados por David Kornfield, Ilaene Schuler e Daniel Vargas, todos missionários da Sepal. Além de  Ricardo Saltes, diretor executivo interino da Aliança Evangélica do Brasil, parceira do IIFD.

Crescimento intencional

De acordo com Ilaene Schüler, coordenadora do Ministério Mulheres Mentoras/Sepal, esses Encontros são importantes para a igreja brasileira. Uma oportunidade para alavancar parcerias criativas entre movimentos e igrejas. E prioriza a criação de ações voltadas para o discipulado.

Segundo ela, a intenção é servir aos pastores e líderes em sua vida e ministério, ajudando-os a catalisar um movimento de discipulado em sua igreja local, denominação ou rede.

Ilaene entende discipulado como “crescimento intencional com a ajuda de outro”, o qual é baseado em relacionamentos comprometidos e visão de multiplicação.

David Kornfield

David Kornfield dando palestra. Foto: Divulgação

Ao falar sobre o evento, David Kornfield sinaliza a relevância do projeto da Aliança Evangélica Mundial (AEM ou WEA) intitulado “Década de Fazer Discípulos 2020–2030”.

A ação pretende estimular todas as Alianças Evangélicas do mundo, inclusive a brasileira, a fomentar movimentos de discipulado.

“O movimento de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos está se juntando às igrejas que aderiram a esse projeto, ajudando pastores, líderes e congregações a andar nessa direção”, comenta.

Experiência transformadora

Marluci de Oliveira é ministra de Discipulado e Mentoria da Igreja Batista em Barra do Imbuí, em Teresópolis (RJ). Para ela, os conteúdos ministrados no Encontro trouxeram mais capacitação no sentido de liderança na igreja.

O que mais chamou a atenção de Marluci foi a exposição dos estágios de maturidade de cada etapa da vida cristã e dos passos para identificar o estágio em que cada um está. “O Encontro foi fantástico. Certamente, indicarei as futuras edições para meus amigos. Por meio de eventos como esse temos acesso a ajuda qualificada”.

Já Márcia Flores, ministra de música, líder e supervisora de pequenos grupos e conselheira na rede feminina da Quarta Igreja Batista de Campo Grande (MS), compartilha seu entusiasmo em relação ao que aprendeu. “Vou implantar a cultura do discipulado onde atuo. Quero compartilhar a visão com todos que estão sob minha liderança”.

Os Encontros IIFD devem se repetir com novos conteúdos em anos seguintes. A próxima edição será na Igreja Batista de Bacacheri, em Curitiba (PR), entre os dias 15 e 16 de maio de 2020.

A visão da IIFD é destacar igrejas referencias com o DNA de discipulado e que possam catalisar movimentos de igrejas discipuladoras em seu contexto e além.

Fique ligado!

Dia: 15 e 16 de maio 2020
Local: Igreja Batista de Bacacheri, em Curitiba (PR)


Leia mais

Mentoria para a liderança da igreja evangélica brasileira
O discipulado hoje
Se você for discipulado

- Publicidade -

Matérias relacionadas

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Mirna Borges: Finanças, planejamento e controle

Uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil, Mirna Borges, dá dicas de como sair do vermelho, acertar as contas e ter uma vida mais próspera com o dinheiro, através de princípios bíblicos. Confira!

Rodolfo Abrantes canta “Temos Tempo”

Além de um clipe no Youtube, canção, que tem autoria de Rodolfo Abrantes, está disponível em todas as plataformas de música

Fé contra a covid-19

Em Cariacica (ES), a vida de um pastor, que está na batalha contra a covid-19 há 22 dias, estimulou um grupo de evangélicos a orar em frente ao hospital. Saiba mais!

Anderson Freire e Elaine Martins em Humilde Rei

Foi a primeira vez que os cantores gravaram juntos

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!