27.9 C
Vitória
sábado, 16 janeiro 2021

Mentoria para a liderança da igreja evangélica brasileira

Projetos “Homens mentores e Mulheres mentores” oferecem discipulado, mentoria e assessoria para pastores, cônjuges e líderes de igrejas evangélicas do Brasil

Desde 2010, os ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras atuam na igreja brasileira com o objetivo de servir aos pastores e líderes em sua vida e ministério. A principal visão é “ser um movimento de discipulado e mentoria”.

Ambos projetos mobilizam e capacitam esse público por meio de estratégias e ferramentas de cuidado qualificado que resultem em crescimento pessoal e ministerial. Ilaene Schuler e Daniel Vargas, missionários da Sepal, teólogos, especialistas em Análise Transacional, entre outras formações, coordenam as atividades realizadas em âmbito nacional.

Urgente e relevante, o trabalho desenvolvido pelos projetos visam suprir uma necessidade preocupante da igreja cristã evangélica no país: a falta de iniciativas voltadas ao cuidado integral de pastores, líderes e seus familiares. De acordo com Ilaene e Daniel, um dos grandes desafios enfrentados nesse contexto é lidar com a cultura da autossuficiência, postura que gera isolamento, desmotivação, fadiga e problemas de cunho emocional.

“Pastores e cônjuges tendem a ser pessoas solitárias, que geralmente falam de assuntos em torno do trabalho na igreja. Dificilmente conseguem abrir o coração e expor a si mesmos, compartilhando o que estão sentindo ou vivendo. Sendo assim, investir em cuidado e mentoreamento contribui para uma vida ministerial mais saudável e abundante, causando impacto positivo no âmbito familiar e na congregação”, explicam os coordenadores.

Resultados

O superintendente Regional da Igreja Metodista Wesleyana da II Região Eclesiástica, em Belo Horizonte (MG), Bispo Elisiário Alves falou da importância das ações realizadas em sua denominação. Nela, foi implantando o Grupo de Comunhão de Pastores e Esposas – GCPE, um projeto que tem gerado excelentes resultados.

“Homens Mentores e Mulheres Mentoras trouxeram como principal impacto a aproximação entre as pessoas, gerando confiança mútua. Em minha igreja, as atividades têm despertado a conscientização acerca da necessidade do mentoreamento, pois ele nos leva a um crescimento contínuo na vida cristã e ministerial”, afirma.

O pastor e presidente da Ordem dos Pastores da Cidade de Salvador (BA), Já Ivan Luna disse que um grupo de esposas de pastores passou a se reunir há mais de um ano. A intenção é expressar as dificuldades e particularidades como esposas e mães. Muitas delas estão em processo de cura.

“O grupo rompeu a barreira do estudo em grupo para uma convivência íntima compartilhada. Entre os pastores, estamos com um grupo piloto que se reúne quinzenalmente. Estamos quebrando um grande tabu que é o pastorado solitário”, destacou o pastor. Ivan é coordenador do Projeto Cuidado – Pastoreio de Pastores e Esposas, assessorado pelos ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras.

Em franca expansão e com vários projetos em andamento em diferentes instituições eclesiásticas, as metas dos dois ministérios para os próximos anos são muitas. Entre elas: consolidar as atividades já iniciadas e capacitar equipes que desenvolvam programas de discipulado e mentoria em suas denominações.

Outro objetivo é contribuir com o movimento “Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos no Brasil” e oferecer mais capacitações em mentoria, para qualificar mais e melhor o cuidado vivenciado nos relacionamentos em grupos. “É uma grande alegria fazer parte desse movimento que Deus tem levantando no país, oferecendo assessoria qualificada a várias denominações com nossas propostas voltadas à edificação de seus pastores, líderes e membros”, dizem Ilaene e Daniel.

Pastores da Igreja Metodista Wesleyana de Porto Velho, RO. Foto: Divulgação

Sobre Daniel Vargas

Daniel Vargas, graduado em Administração de Empresas e Teologia, especialista em projetos PMD e em Análise Transacional, mestrando em Química. É pesquisador do Departamento de Pesquisas da Sepal e lidera o ministério Homens Mentores mobilizando homens em liderança para vivência de cuidado.

Sobre Ilaene Schuler

Missionária Sepal, graduada em Teologia e especialista em Missão Urbana e Análise Transacional. Lidera o ministério Mulheres Mentoras mobilizando mulheres em liderança para vivência de cuidado.

Saiba mais sobre a mentoria de homens


Leia mais

O discipulado hoje
Se você for discipulado
Mulheres: Pilares da igreja

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social 

Violência sexual, o castigo psicológico e a restauração pelo evangelho

Depois de viver na prostituição por 17 anos, mergulhar nas drogas, sofre abuso sexual, a norte americana, Sariah Hastings teve a sua vida transformada pelo evangelho. Saiba mais!

Sufoco! Pastor brasileiro foi espancado no sul da Ásia

O pastor, que teve sua identidade preservada, chegou a ser preso, espancado, mas foi solto. Ele é missionário da Junta de Missões Mundiais, instituição vinculada a Convenção Batista Brasileira. Saiba mais!

Sobreviventes do Holocausto serão vacinados contra covid-19

Vacinas serão fornecidas por Israel. Os sobreviventes do Holocausto vão receber equipes médicas e voluntários em sua casa. Saiba mais!

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

MS: Pastores vão ao MP para evitar fechamento de igrejas

Consideradas serviços essenciais durante a pandemia da covid-19, as igrejas podem funcionar com limitações e medidas de biossegurança em Mato Grosso do Sul. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social 

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança