26.1 C
Vitória
sexta-feira, 14 agosto, 2020

Mentoria para a liderança da igreja evangélica brasileira

Leia também

Eleições 2020: Servidores públicos têm até amanhã (15) para se afastar de cargos

Profissionais das categorias citadas têm de pedir afastamento para poder concorrer a prefeito ou vereador

Com reação à pandemia, alta dos desembolsos do BNDES é a maior desde 2009

Na comparação dos desembolsos trimestrais com iguais períodos de anos anteriores, sempre corrigindo pela inflação, a alta de 61,6% foi a maior desde o terceiro trimestre de 2009

Números da covid-19 melhoram em SP, e secretário vê ‘luz no fim do túnel’

De acordo com Gorinchteyn, ainda é preciso acompanhar a evolução dos dados, mas os números registrados até aqui indicam uma mudança positiva para o Estado

Projetos “Homens mentores e Mulheres mentores” oferecem discipulado, mentoria e assessoria para pastores, cônjuges e líderes de igrejas evangélicas do Brasil

Desde 2010, os ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras atuam na igreja brasileira com o objetivo de servir aos pastores e líderes em sua vida e ministério. A principal visão é “ser um movimento de discipulado e mentoria”.

Ambos projetos mobilizam e capacitam esse público por meio de estratégias e ferramentas de cuidado qualificado que resultem em crescimento pessoal e ministerial. Ilaene Schuler e Daniel Vargas, missionários da Sepal, teólogos, especialistas em Análise Transacional, entre outras formações, coordenam as atividades realizadas em âmbito nacional.

Urgente e relevante, o trabalho desenvolvido pelos projetos visam suprir uma necessidade preocupante da igreja cristã evangélica no país: a falta de iniciativas voltadas ao cuidado integral de pastores, líderes e seus familiares. De acordo com Ilaene e Daniel, um dos grandes desafios enfrentados nesse contexto é lidar com a cultura da autossuficiência, postura que gera isolamento, desmotivação, fadiga e problemas de cunho emocional.

“Pastores e cônjuges tendem a ser pessoas solitárias, que geralmente falam de assuntos em torno do trabalho na igreja. Dificilmente conseguem abrir o coração e expor a si mesmos, compartilhando o que estão sentindo ou vivendo. Sendo assim, investir em cuidado e mentoreamento contribui para uma vida ministerial mais saudável e abundante, causando impacto positivo no âmbito familiar e na congregação”, explicam os coordenadores.

Resultados

O superintendente Regional da Igreja Metodista Wesleyana da II Região Eclesiástica, em Belo Horizonte (MG), Bispo Elisiário Alves falou da importância das ações realizadas em sua denominação. Nela, foi implantando o Grupo de Comunhão de Pastores e Esposas – GCPE, um projeto que tem gerado excelentes resultados.

“Homens Mentores e Mulheres Mentoras trouxeram como principal impacto a aproximação entre as pessoas, gerando confiança mútua. Em minha igreja, as atividades têm despertado a conscientização acerca da necessidade do mentoreamento, pois ele nos leva a um crescimento contínuo na vida cristã e ministerial”, afirma.

O pastor e presidente da Ordem dos Pastores da Cidade de Salvador (BA), Já Ivan Luna disse que um grupo de esposas de pastores passou a se reunir há mais de um ano. A intenção é expressar as dificuldades e particularidades como esposas e mães. Muitas delas estão em processo de cura.

“O grupo rompeu a barreira do estudo em grupo para uma convivência íntima compartilhada. Entre os pastores, estamos com um grupo piloto que se reúne quinzenalmente. Estamos quebrando um grande tabu que é o pastorado solitário”, destacou o pastor. Ivan é coordenador do Projeto Cuidado – Pastoreio de Pastores e Esposas, assessorado pelos ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras.

Em franca expansão e com vários projetos em andamento em diferentes instituições eclesiásticas, as metas dos dois ministérios para os próximos anos são muitas. Entre elas: consolidar as atividades já iniciadas e capacitar equipes que desenvolvam programas de discipulado e mentoria em suas denominações.

Outro objetivo é contribuir com o movimento “Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos no Brasil” e oferecer mais capacitações em mentoria, para qualificar mais e melhor o cuidado vivenciado nos relacionamentos em grupos. “É uma grande alegria fazer parte desse movimento que Deus tem levantando no país, oferecendo assessoria qualificada a várias denominações com nossas propostas voltadas à edificação de seus pastores, líderes e membros”, dizem Ilaene e Daniel.

Pastores da Igreja Metodista Wesleyana de Porto Velho, RO. Foto: Divulgação

Sobre Daniel Vargas

Daniel Vargas, graduado em Administração de Empresas e Teologia, especialista em projetos PMD e em Análise Transacional, mestrando em Química. É pesquisador do Departamento de Pesquisas da Sepal e lidera o ministério Homens Mentores mobilizando homens em liderança para vivência de cuidado.

Sobre Ilaene Schuler

Missionária Sepal, graduada em Teologia e especialista em Missão Urbana e Análise Transacional. Lidera o ministério Mulheres Mentoras mobilizando mulheres em liderança para vivência de cuidado.

Saiba mais sobre a mentoria de homens


Leia mais

O discipulado hoje
Se você for discipulado
Mulheres: Pilares da igreja

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

2ª Jornada virtual de estudos em direito e religião

O tema da jornada virtual será Cristãos e o poder: equilíbrio possível? Evento virtual será realizado entre os dias 17 a 21 de agosto

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Plugue-se

EP Leidy Murilho acústico em todas as plataformas

O EP Acústico de Leidy Murilho pode ser conferido em todas as plataformas digitais Leidy Murilho acaba de lançar seu EP Acústico, com 3 canções....

Arianne: carreira, essência e propósito

Arianne, que tem 11 anos de carreira, ficou ainda mais conhecida no Brasil pelo projeto "Como contavam nossos pais", que resgata clássicos da música cristã 

Quarteto Gileade alcança 100 mil inscritos no Youtube

O prêmio do YouTube foi conquistado no mês de abril e, atualmente, o canal Quarteto Gileade conta com 125 mil inscritos

Em testemunho de fé, ex miss-universo, Dayana Mendoza se batiza

Dayana Mendoza revelou que encontrou em Jesus as respostas que precisava para sua vida