Mentoria para a liderança da igreja evangélica brasileira

Esposas mentoreando esposas. Foto: Divulgação

Projetos “Homens mentores e Mulheres mentores” oferecem discipulado, mentoria e assessoria para pastores, cônjuges e líderes de igrejas evangélicas do Brasil

Desde 2010, os ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras atuam na igreja brasileira com o objetivo de servir aos pastores e líderes em sua vida e ministério. A principal visão é “ser um movimento de discipulado e mentoria”.

Ambos projetos mobilizam e capacitam esse público por meio de estratégias e ferramentas de cuidado qualificado que resultem em crescimento pessoal e ministerial. Ilaene Schuler e Daniel Vargas, missionários da Sepal, teólogos, especialistas em Análise Transacional, entre outras formações, coordenam as atividades realizadas em âmbito nacional.

Urgente e relevante, o trabalho desenvolvido pelos projetos visam suprir uma necessidade preocupante da igreja cristã evangélica no país: a falta de iniciativas voltadas ao cuidado integral de pastores, líderes e seus familiares. De acordo com Ilaene e Daniel, um dos grandes desafios enfrentados nesse contexto é lidar com a cultura da autossuficiência, postura que gera isolamento, desmotivação, fadiga e problemas de cunho emocional.

“Pastores e cônjuges tendem a ser pessoas solitárias, que geralmente falam de assuntos em torno do trabalho na igreja. Dificilmente conseguem abrir o coração e expor a si mesmos, compartilhando o que estão sentindo ou vivendo. Sendo assim, investir em cuidado e mentoreamento contribui para uma vida ministerial mais saudável e abundante, causando impacto positivo no âmbito familiar e na congregação”, explicam os coordenadores.

Resultados

O superintendente Regional da Igreja Metodista Wesleyana da II Região Eclesiástica, em Belo Horizonte (MG), Bispo Elisiário Alves falou da importância das ações realizadas em sua denominação. Nela, foi implantando o Grupo de Comunhão de Pastores e Esposas – GCPE, um projeto que tem gerado excelentes resultados.

“Homens Mentores e Mulheres Mentoras trouxeram como principal impacto a aproximação entre as pessoas, gerando confiança mútua. Em minha igreja, as atividades têm despertado a conscientização acerca da necessidade do mentoreamento, pois ele nos leva a um crescimento contínuo na vida cristã e ministerial”, afirma.

O pastor e presidente da Ordem dos Pastores da Cidade de Salvador (BA), Já Ivan Luna disse que um grupo de esposas de pastores passou a se reunir há mais de um ano. A intenção é expressar as dificuldades e particularidades como esposas e mães. Muitas delas estão em processo de cura.

“O grupo rompeu a barreira do estudo em grupo para uma convivência íntima compartilhada. Entre os pastores, estamos com um grupo piloto que se reúne quinzenalmente. Estamos quebrando um grande tabu que é o pastorado solitário”, destacou o pastor. Ivan é coordenador do Projeto Cuidado – Pastoreio de Pastores e Esposas, assessorado pelos ministérios Homens Mentores e Mulheres Mentoras.

Em franca expansão e com vários projetos em andamento em diferentes instituições eclesiásticas, as metas dos dois ministérios para os próximos anos são muitas. Entre elas: consolidar as atividades já iniciadas e capacitar equipes que desenvolvam programas de discipulado e mentoria em suas denominações.

Outro objetivo é contribuir com o movimento “Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos no Brasil” e oferecer mais capacitações em mentoria, para qualificar mais e melhor o cuidado vivenciado nos relacionamentos em grupos. “É uma grande alegria fazer parte desse movimento que Deus tem levantando no país, oferecendo assessoria qualificada a várias denominações com nossas propostas voltadas à edificação de seus pastores, líderes e membros”, dizem Ilaene e Daniel.

Pastores da Igreja Metodista Wesleyana de Porto Velho, RO. Foto: Divulgação
Sobre Daniel Vargas

Daniel Vargas, graduado em Administração de Empresas e Teologia, especialista em projetos PMD e em Análise Transacional, mestrando em Química. É pesquisador do Departamento de Pesquisas da Sepal e lidera o ministério Homens Mentores mobilizando homens em liderança para vivência de cuidado.

Sobre Ilaene Schuler

Missionária Sepal, graduada em Teologia e especialista em Missão Urbana e Análise Transacional. Lidera o ministério Mulheres Mentoras mobilizando mulheres em liderança para vivência de cuidado.

Saiba mais sobre a mentoria de homens


Leia mais

O discipulado hoje
Se você for discipulado
Mulheres: Pilares da igreja

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!