25 C
Vitória
sábado, 5 dezembro 2020

Se você for discipulado

Leia também

Saúde necessita de investimento em governança de dados

"O País demanda urgentemente respostas e responsabilizações adequadas às empresas e órgãos que tratam dados pessoais sensíveis", afirma advogada Bianca Albuquerque

Operação Uruatu 2 faz buscas contra traficantes de animais

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais

Governo anuncia operação de combate a crimes contra idosos

Após constatação de que o total de denúncias de crimes registrados por meio do Disque 100 aumentou durante a pandemia

Sou pastor e nasci num lar cristão, mas a primeira vez que ouvi a palavra “discipulado” foi na faculdade de Teologia, aos 18 anos de idade.

Depois que entendi o significado do termo, procurei por muito tempo por alguém que me discipulasse, porém, somente aos 35 cheguei à conclusão de que ninguém faria isso comigo, pois a maior parte das pessoas da minha geração também não foram discipuladas.

Eu tinha certeza da salvação e do chamado ministerial. Era pastor, mas não havia compreendido o que é ser um discípulo de Jesus e fazer do outro também um. Como faltava esse ingrediente, tornei-me um ativista na igreja e na denominação. A partir dessa constatação, eu e um outro pastor amigo pedimos orientação e começamos um processo de discipulado mútuo, que depois se estendeu e alcançou milhares de pessoas. Por causa dessa experiência, Deus me permite hoje ajudar muitos pastores, líderes e igrejas nesse caminho.

Se você for discipulado, vai permitir que o seu “eu” morra para que Cristo habite nele e domine todas as áreas de sua vida. Em qualquer lugar em que estiver, a pergunta que norteará as suas atitudes será “O que Cristo faria em meu lugar?”, e não “O que eu faço para atingir meus interesses?”. Se você for discipulado, aprenderá submissão total a Jesus, e isso fará com que toda arrogância, opulência e altivez sejam substituídas pelo espírito simples, manso e humildade.

Se você for discipulado, aprenderá a amar aos outros como Cristo nos amou, e não a usar os outros como é praxe no mundo. Além disso, aprenderá a orar e a se comunicar diretamente com o Soberano em todos os momentos de sua vida, e não apenas depender da oração de terceiros sobre a sua vida.

Como discípulo de Jesus e também como pastor e líder cristão, veja que é hora de aproveitar o momento para fazermos uma autoanálise. Talvez nossa vida seja fruto de um sistema religioso que construímos, que forma membros de igreja cheios de regras, torna-os líderes na congregação e empurra-os para a sociedade sem uma missão. Formam-se líderes sem lhes dizer o que liderar, líderes que não tiveram seu caráter lapidado.

Somos formados dentro de um sistema religioso que informa, mas não transforma; que ensina, mas não lapida o caráter; que mostra as regras, mas não inculca os valores do Reino. Eu também cresci nesse sistema e, se um dia não tivesse entendido o que significa ser um discípulo de Jesus, poderia ter me tornado um radical religioso ou um “sem igreja”. Felizmente, a graça me alcançou e me transformou.

Eu não gostaria que sua igreja fosse cheia de membros e vazia de discípulos. Se você for, discipulado não vai trabalhar o ano inteiro apenas para manter o ritmo de atividades religiosas, mas estará focado em fazer novos discípulos.

Se você for discipulado, o foco da sua vida será transformação, e não realização de atividades religiosas. Então, se você ainda não foi discipulado, que tal parar agora mesmo de dizer “se” e passar a procurar alguém com quem possa desenvolver uma relação de discipulado? Que tal colocar como desafio para os próximos meses entender o que realmente é ser um discípulo de Jesus? Que tal já pensar em fazer novos discípulos?

Se você for um discípulo de Jesus, seu ritmo de atividades religiosas diminuirá, o número de discípulos aumentará, e sua vida gerará um impacto transformador no mundo.

Josué Campanhã

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Live Elementos Essenciais do Discipulado

Como os Estudos da Bíblia de Discipulado podem ser usados em microgrupos de discipulado entre pessoas recentes na fé. Saiba mais!

Se pastor Everaldo e Flordelis tivessem sido discipulados

Se eles fossem discípulos de Jesus e não apenas evangélicos, eles teriam procurado a justiça para contribuir, e não teriam sido procurados pela justiça para serem presos

Abuso de poder religioso

Nossa democracia representativa permite que cada cidadão tenha direito ao voto exercido de forma livre

Tempo de devoção: Sem prática, não há crescimento

Se o Filho de Deus tinha necessidade de fazer isso, imagine nós?

Sem discipulado a igreja não sobreviveria no Norte da África

O discipulado no Norte da África é oferecido desde 2011 e quase metade das igrejas locais o utilizam. Pastor Kabil coordena um projeto que...

Pastores e líderes fazendo discípulos

Um encontro que aconteceu em Cataguases (MG) contou com mais de 300 representantes de diferentes denominações da cidade para discutir a importância de fazer...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!