back to top
22.7 C
Vitória
terça-feira, 14 DE janeiro DE 2025

Muçulmanos atacam casas de cristãos no Egito

Ataque teria sido motivado por notícia de construção de igrejas na região. Foto: Reprodução.

Propriedades foram queimadas após rumores de construção de igrejas no país

Por Gustavo Costa

Diversas casas e propriedades cristãs foram atacadas no dia 23 de abril, em Al-Fawacher, província de Minya, no Egito. De acordo com a Christian Solidarity Worldwide (CSW) , um grupo de muçulmanos atacou moradias de cristãos na região, após rumores de que planejavam construir uma igreja na localidade.

As autoridades agiram rapidamente, com os bombeiros controlando o incêndio e a polícia organizando uma operação para prender os instigadores do ataque. “Uma cultura inaceitável de intimidação e discriminação continua a prevalecer nesta região, apesar dos passos positivos dados pelas autoridades egípcias nos últimos anos e do compromisso pessoal do Presidente Sisi no combate ao extremismo sectário e na promoção da igualdade de cidadania”, explicou o presidente fundador da CSW, Mervyn Thomas.

- Publicidade -

Segundo ele, todos os cidadãos egípcios devem ser livres para praticar qualquer religião ou crença da sua escolha, sem medo de ameaças ou violência física. “Aplaudimos a rápida intervenção das autoridades locais e instamos o governo egípcio a continuar a combater o extremismo, o ódio sectário e o incitamento, garantindo o fim das políticas e práticas que criam divisão entre as comunidades”, disse.

Depois de emitir um memorando designando o domingo e a segunda, respectivamente 5 e 6 de maio, como feriados para celebrar o Dia do Trabalho, e não 1º de maio, o governo egípcio revoltou a comunidade ortodoxa.

Alguns ativistas falaram à CSW que a medida poderia ter como objetivo apaziguar a comunidade muçulmana salafista do Egito, que considera reconhecer a Páscoa como pecaminosa, pois desafia a doutrina islâmica dominante na região, que nega a crucificação e ressurreição de Jesus.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -