20 C
Vitória
sexta-feira, 25 setembro 2020

Cenário de guerra: confira os danos da chuva em BH

Leia também

Parlamentares pedem que ministro da Educação seja investigado por homofobia

"A função do MEC é coordenar esforços. A educação acontece no Estado e município, mas o ministério é o grande maestro", disse o deputado Felipe Rigoni

Justiça do Trabalho revela economia R$ 136 milhões dos cofres públicos em 10 anos

As análises também indicaram a substituição de itens caros por itens mais econômicos ou pela reformulação de projetos que se mostraram inicialmente com excesso de áreas

Avaliação positiva de Bolsonaro sobe de 29% em dezembro para 40% em setembro

O Ibope também perguntou os entrevistados se aprovam ou desaprovam a maneira do presidente administrar o País

Em Minas Gerais,101 municípios mineiros decretaram situação de emergência. Além disso, confira estragos causados pelo temporal que atingiu a cidade de Belo Horizonte nesta terça-feira (28)

Fortes chuvas atingiram Belo Horizonte (MG) nessa terça-feira(28). A chuva causou estragos em várias regiões da cidade, principalmente na Centro-Sul, onde a precipitação alcançou, em pouco mais de três horas, mais da metade do total esperado para o mês de janeiro.

Em Minas Gerais, as primeiras mortes ocorreram entre os dias 23 e 24 deste mês. Isso significa mais de oito vítimas por dia. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil, até as 11h de ontem (28), o total de mortos registrados no estado chegava a 50 pessoas. Isso devido a deslizamentos de terra, desmoronamento de construções, alagamentos, transbordamento de rios e quedas de árvores.

Na última sexta-feira (24) o volume de água na capital mineira foi de 170 milímetros. No entanto, nessa terça-feira (29) foi de 183 milímetros. De acordo com o empresário Roberto Marques, de Belo Horizonte (MG), “É o preço do progresso, nós mesmos estamos acabando com o mundo devagarzinho, isso tudo é em decorrência da mão do homem”, destacou.

Chuvas em MG: “Foi uma catástrofe”, afirma pastor. Saiba mais!

Avenida Prudente de Moraes    

Ao descrever a situação da rua onde mora em Belo Horizonte (MG), na avenida Prudente de Moraes, o empresário relatou uma catástrofe. “Isso aí é a avenida Prudente de Moraes, é onde começa a minha rua. Olha o estrago que ficou”, relatou Marques.

Em pouco mais de três horas, caiu mais da metade do total esperado para o mês no Centro-Sul de BH: 175,6 milímetros, 53,3% do esperado para todo o mês de janeiro, já que a média climatológica para os 31 primeiros dias do ano é de 329,1 milímetros.

No Barreiro, caíram 132,8 milímetros, pouco mais de 40% da média de janeiro. Já no território Oeste, conforme a Defesa Civil, a quantidade de chuva atingiu 101,6 milímetros – 30,8% da média. Em Nova Lima, na Grande BH, uma pessoa morreu depois que um beco desabou no Bairro Cristais.

Os maiores estragos aconteceram na Região Centro-Sul, onde carros foram arrastados e restaurantes inundaram. Uma pastelaria localizada na Avenida do Contorno recebeu a água turva que vinha da rua. Os clientes se equilibraram em cima de mesas e cadeiras.

Mercado Central 

Bairro de Lourdes 

Já os frequentadores do restaurante Olga Nur, em Lourdes, foram surpreendidos pela enxurrada causada pela chuva e assistiram a enchente carregar os veículos estacionados na rua. Na Avenida Cônsul Cadar, a chuva alagou o Shopping São Bento, localizado no bairro de mesmo nome, um dos mais atingidos pela precipitação.

Outro centro de compras prejudicado pela tempestade foi o BH Shopping, no Belvedere. Parte do teto do estabelecimento desabou, mas ninguém se feriu.

Ali perto, um novo deslizamento na BR-356, na altura da curva do Ponteio Lar Shopping, interditou parte da via. Um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, o Mercado Central foi atingido pela forte chuva que caiu. Um vídeo de um dos moradores da região mostra a entrada do centro comercial completamente alagada. O registro indica altura elevada da água na Avenida Augusto de Lima e na Rua Santa Catarina.

Danos também no Barreiro e no Oeste da cidade. Na primeira região, a Avenida Olinto Meireles ficou alagada e invadiu um posto de combustível. Motoristas tiveram que conduzir seus carros até o canteiro central da via para evitar maiores danos. Já no segundo território, as avenidas Mário Werneck e Úrsula Paulino inundaram. A chuva também refletiu em Nova Lima, na Grande BH, onde ruas e avenidas foram alagadas.

*Da redação, com informações do Estado de Minas 


Leia Mais

Enchentes: Prejuízos e alertas para novas inundações 
Inconha: “Apesar da tragédia, agradecemos a Deus”
Ore por Inconha! Temporal destrói a cidade! 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Unidos pelas vítimas das chuvas no Sudeste

Moveis e eletrodomésticos novos foram comprados pelo presbitério da Igreja Cristã Maranata A chuva que alagou várias cidades e deixou milhares de pessoas desabrigadas, nos...

Chuva torrencial deixa prejuízos em todo Espírito Santo

Instituto emite alerta vermelho para chuvas no Espírito Santo; municípios registram transtornos. Entre eles, município de  Cariacica (ES) é o mais afetado pelas chuvas A...

Como estão os desabrigados das chuvas?

As fortes chuvas que devastaram várias cidades da região sudeste em janeiro deixaram muita gente desabrigada. Em Minas, ação humanitária da Convenção Batista Mineira...

Enchentes nos EUA deixam centenas de desabrigados

Chuvas aumentaram níveis dos rios nos estados de Mississippi e Tennessee, e centenas de pessoas tiveram de deixar suas casas Após chuvas fortes em diversas...

Chuva em SP: 500 desalojados e 142 desabrigados

As fortes chuvas que atingem o Estado de São Paulo elevaram a quantidade de solicitações realizadas ao Corpo de Bombeiros. Foram 10 mil chamados As...

São Paulo debaixo d’água

Maior cidade do país está com várias vias inacessíveis, congestionamento e transporte público lotado. São 79 pontos de alagamentos. São Paulo tem o segundo...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live Elementos Essenciais do Discipulado

Como os Estudos da Bíblia de Discipulado podem ser usados em microgrupos de discipulado entre pessoas recentes na fé. Saiba mais!

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!
- Publicidade -

Plugue-se

Fred Arrais: “quero deixar a minha marca”

Com história na música cristã através do movimento worship, Fred Arrais inicia um novo momento na sua carreira com a Sony, com um objetivo: "vou cantar minha vida, minha história", diz

“Jesus” se torna a novela mais vista na Argentina

Exibida no horário nobre, a trama, escrita por Paula Richard, venceu, com 12,5 pontos de média: a novela teen 'Floricienta'. Saiba mais!

Os evangélicos que dominam o universo digital do Brasil

Sete das dez personalidades religiosas que dominam o universo digital no Brasil, sete são evangélicos. Saiba mais!

O primeiro EP em espanhol da Hillsong Young & Free

“Todos Mis Mejores Amigos” conta com seis canções, sendo uma ao vivo.