22.4 C
Vitória
sexta-feira, 22 janeiro 2021

Enchentes: Prejuízos e alertas para novas inundações

Já chega a 50 o número de pessoas que morreram em Minas, em decorrência de enchentes. No ES, passou de 10 mil o número de desalojados, Colatina e Linhares continua em alerta para a cheia do rio doce

Apesar da chuva ter dado uma trégua na região sudeste, a população ainda continua em alerta. Em Linhares e Colatina, norte e noroeste do Espírito Santo o rio doce poderá subir e inundar ruas. Já em Minas Gerais, subiu para 50 o número de mortes causados pelas fortes chuvas. Com as enchentes, municípios calculam os prejuízos.

Chuvas em MG: “Foi uma catástrofe”, afirma pastor. Saiba mais!

O número de mortes provocadas pelas chuvas em Minas subiu para 50. boletim divulgado nesta terça (28), 28.043 pessoas estão desalojadas e 4.101 estão desabrigados no estado. Em Governador Valadares (MG), a inundação causada pela elevação do rio doce atingiu cerca de 50 mil pessoas de áreas ribeirinhas.

O nível do Rio Doce atingiu a cota de 682 cm, acima da cota de inundação que é de 450 cm. Segundo boletim divulgado nesta terça (28) o nível do Rio tem a tendência a permanecer estável. Mas muita gente continua ilhada. A população relata que o rio subiu acima do que foi informado.

“Nós subimos os móveis da nossa casa, mas não imaginávamos que o rio ia subir tanto assim. Com a lama da Samarco deu um fundo no rio, que acabou subindo ainda mais. A água está custando a baixar”, relatou Stela do Carmo, que precisou abandonar a casa e esperar a enchente passar.

Stela que é da Igreja Casa de Oração, também relatou à Comunhão que o templo ficou inundado. “Nós subimos os bancos da igreja, o piano, mas não foi o suficiente pela quantidade de água que veio. A metragem informada pela defesa civil foi acima do esperado”, contou.

Espírito Santo

No Espírito Santo já são mais de 10 mil desalojados por conta da enchente que devastou vários municípios. Nove pessoas morreram e seis ficaram feridas.  Para esta quarta (29), a previsão é de que as chuvas decorrentes da Zona de Convergência do Atlântico Sul comecem a perder força, mas o tempo deve continuar instável em parte do estado.

colatina_enchente
Parte do centro de Colatina inundado com a cheia do rio doce. Foto: Instagram

Em Colatina, região noroeste do estado, o rio doce chegou a quase 8 metros. Nesta terça baixou. Mas a prefeitura, defessa civil e corpo de bombeiros continuam alertam a população para ficarem em alerta para uma possível inundação. Se vier a chuva o centro da cidade vai inundar.

“A prefeitura está fazendo um trabalho de preventivo para não deixar a população desavisada. Então, todo mundo que mora a ribeirinha do rio está deixando suas casas.

E os comerciantes do centro estão retirando suas mercadores para não terem prejuízos. A cidade está em alerta para uma possível inundação se caso a chuva vier e inundar”, declarou o advogado Fábio Menelli, morador da cidade.

Em Linhares, norte do estado, pelo menos 22 famílias foram retiradas de casas que ficam próximas do rio por causa dos riscos de inundação. Elas estão hospedadas em um ginásio de esportes. Em algumas casas do bairro Olaria já foram registros pontos de alagamentos.

Nesta terça (28), o nível do rio doce chegou a 5,2 mts. A ação é uma medida preventiva já que há riscos de que o nível do rio continue subindo. A Associação Batista Leste (Abaleste), que agrega 25 igrejas de seis cidades da região, está acompanhando a situação com a defesa civil municipal.

Um grupo de voluntários ajudou os afetados das chuvas em Iconha e Castelo. Agora, se preparam para atender Linhares, se houver necessidade. “Estamos preparados para levar qualquer tipo de apoio a população que ficar desabrigada na cidade. Tanto que suspendemos os benefícios para a região sul para aguardarmos se vai precisar em Linhares. Esse é o nosso papel, ajudar um ao outro”, afirmou Francisco, presidente da Associação.

Já em Cachoeiro, uma reunião entre lideranças locais e o governo do estado aconteceu nesta terça (28) para definir ações para reconstrução da cidade. O prefeito, Victor Coelho decretou estado de calamidade pública.

“O decreto de Estado de Calamidade Pública em Cachoeiro foi crucial para a garantia do apoio estadual e federal, tanto pras respostas de curto prazo, quanto para reconstrução da cidade e apoio ao comércio. Todas as providências estão sendo tomadas pra viabilizar recursos para a recuperação do município, e, com trabalho em conjunto, conseguiremos sair desta situação”, disse o prefeito.

Monitoramento

A defesa civil, tanto em Colatina quanto em Linhares segue monitorando as condições do Rio doce e mantem um esquema de plantão de 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos e possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.

*Da Redação, com informações de agências e Prefeituras


leia mais

Inconha: “Apesar da tragédia, agradecemos à Deus”
Ore por Incoha! Temporal destrói a cidade

- Publicidade -

Matérias relacionadas

No Twitter, Arthur Lira reforça discurso sobre disciplina fiscal no País

Arthur Lira (PP-AL), que é candidato à presidência da Câmara também falou sobre a possibilidade da retomada do auxílio emergencial. Saiba mais!

Testemunho de pastor que sobreviveu à covid-19 vira filme

O pastor Lee McClelland ficou conhecido após relatar sua recuperação do novo coronavírus na Internet. Saiba mais!

Atentado suicida no Iraque deixa 30 mortos

Dois homens-bomba se explodiram, em momentos diferentes, dentro de um mercado lotado no centro de Bagdá. Saiba mais!

Fé contagiante na batalha contra o câncer

Curada de um câncer, a mãe do cantor Marcos Freire, Mama Alana mostra como é possível ter fé e viver com alegria e vigor, mesmo diante de uma batalha

Carta de Bolsonaro a Biden foi ‘bastante construtiva’, diz embaixador dos EUA

O embaixador do país, Todd Chapman destacou as menções do presidente brasileiro à aproximação dos dois países. Saiba mais!

Pazuello pede confiança no SUS e diz que ‘nosso país é um só’

Durante participação em evento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello que o SUS nunca será dividido. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social