29.7 C
Vitória
quarta-feira, 28 outubro 2020

Enchentes: Prejuízos e alertas para novas inundações

Leia também

Confiança da indústria sobe a 111,2 pontos em outubro, revela FGV

O nível de estoques subiu de 108,1 pontos para 114,2, e o indicador de demanda cresceu de 106,2 para 110,3 pontos

Processo contra Flordelis é admitido e segue para Conselho de Ética

Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumiu o compromisso de colocar em votação na próxima semana a retomada, de forma remota

Emprego na construção volta a crescer, revela CNI

No mês passado, o nível da atividade da construção apresentou alta pelo segundo mês consecutivo, alcançando 51,2 pontos

Já chega a 50 o número de pessoas que morreram em Minas, em decorrência de enchentes. No ES, passou de 10 mil o número de desalojados, Colatina e Linhares continua em alerta para a cheia do rio doce

Apesar da chuva ter dado uma trégua na região sudeste, a população ainda continua em alerta. Em Linhares e Colatina, norte e noroeste do Espírito Santo o rio doce poderá subir e inundar ruas. Já em Minas Gerais, subiu para 50 o número de mortes causados pelas fortes chuvas. Com as enchentes, municípios calculam os prejuízos.

Chuvas em MG: “Foi uma catástrofe”, afirma pastor. Saiba mais!

O número de mortes provocadas pelas chuvas em Minas subiu para 50. boletim divulgado nesta terça (28), 28.043 pessoas estão desalojadas e 4.101 estão desabrigados no estado. Em Governador Valadares (MG), a inundação causada pela elevação do rio doce atingiu cerca de 50 mil pessoas de áreas ribeirinhas.

O nível do Rio Doce atingiu a cota de 682 cm, acima da cota de inundação que é de 450 cm. Segundo boletim divulgado nesta terça (28) o nível do Rio tem a tendência a permanecer estável. Mas muita gente continua ilhada. A população relata que o rio subiu acima do que foi informado.

“Nós subimos os móveis da nossa casa, mas não imaginávamos que o rio ia subir tanto assim. Com a lama da Samarco deu um fundo no rio, que acabou subindo ainda mais. A água está custando a baixar”, relatou Stela do Carmo, que precisou abandonar a casa e esperar a enchente passar.

Stela que é da Igreja Casa de Oração, também relatou à Comunhão que o templo ficou inundado. “Nós subimos os bancos da igreja, o piano, mas não foi o suficiente pela quantidade de água que veio. A metragem informada pela defesa civil foi acima do esperado”, contou.

Espírito Santo

No Espírito Santo já são mais de 10 mil desalojados por conta da enchente que devastou vários municípios. Nove pessoas morreram e seis ficaram feridas.  Para esta quarta (29), a previsão é de que as chuvas decorrentes da Zona de Convergência do Atlântico Sul comecem a perder força, mas o tempo deve continuar instável em parte do estado.

colatina_enchente
Parte do centro de Colatina inundado com a cheia do rio doce. Foto: Instagram

Em Colatina, região noroeste do estado, o rio doce chegou a quase 8 metros. Nesta terça baixou. Mas a prefeitura, defessa civil e corpo de bombeiros continuam alertam a população para ficarem em alerta para uma possível inundação. Se vier a chuva o centro da cidade vai inundar.

“A prefeitura está fazendo um trabalho de preventivo para não deixar a população desavisada. Então, todo mundo que mora a ribeirinha do rio está deixando suas casas.

E os comerciantes do centro estão retirando suas mercadores para não terem prejuízos. A cidade está em alerta para uma possível inundação se caso a chuva vier e inundar”, declarou o advogado Fábio Menelli, morador da cidade.

Em Linhares, norte do estado, pelo menos 22 famílias foram retiradas de casas que ficam próximas do rio por causa dos riscos de inundação. Elas estão hospedadas em um ginásio de esportes. Em algumas casas do bairro Olaria já foram registros pontos de alagamentos.

Nesta terça (28), o nível do rio doce chegou a 5,2 mts. A ação é uma medida preventiva já que há riscos de que o nível do rio continue subindo. A Associação Batista Leste (Abaleste), que agrega 25 igrejas de seis cidades da região, está acompanhando a situação com a defesa civil municipal.

Um grupo de voluntários ajudou os afetados das chuvas em Iconha e Castelo. Agora, se preparam para atender Linhares, se houver necessidade. “Estamos preparados para levar qualquer tipo de apoio a população que ficar desabrigada na cidade. Tanto que suspendemos os benefícios para a região sul para aguardarmos se vai precisar em Linhares. Esse é o nosso papel, ajudar um ao outro”, afirmou Francisco, presidente da Associação.

Já em Cachoeiro, uma reunião entre lideranças locais e o governo do estado aconteceu nesta terça (28) para definir ações para reconstrução da cidade. O prefeito, Victor Coelho decretou estado de calamidade pública.

“O decreto de Estado de Calamidade Pública em Cachoeiro foi crucial para a garantia do apoio estadual e federal, tanto pras respostas de curto prazo, quanto para reconstrução da cidade e apoio ao comércio. Todas as providências estão sendo tomadas pra viabilizar recursos para a recuperação do município, e, com trabalho em conjunto, conseguiremos sair desta situação”, disse o prefeito.

Monitoramento

A defesa civil, tanto em Colatina quanto em Linhares segue monitorando as condições do Rio doce e mantem um esquema de plantão de 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos e possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.

*Da Redação, com informações de agências e Prefeituras


leia mais

Inconha: “Apesar da tragédia, agradecemos à Deus”
Ore por Incoha! Temporal destrói a cidade

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

Fé dos pais e as práticas religiosas dos adolescentes

Pesquisa americana revela dados sobre a crença dos adolescentes e como a fé dos pais influencia suas práticas religiosas. Saiba mais!

Herança cultural e histórica cristã no Iraque

Novos selos no Iraque apresentam imagens de igrejas cristãs. Confira!

Um ato de coragem que custou a vida!

Líder de uma igreja no Reino Unido, John Rees, 88 anos, foi esfaqueado no rosto e espancado até a morte depois de tentar impedir o ataque a uma enfermeira. Saiba mais!

Assista “Bom perfume”, de Gabi Sampaio

Música, que é uma releitura, tem participação especial de André Aquino. Canção integra o EP Luz!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25