24 C
Vitória
terça-feira, 9 março 2021

Pastor do RS comete suicídio

Na última segunda (23) o pastor da Igreja Nova Vida – Rio Grande (RS), Lisandro Canes, cometeu suicídio

Na última segunda-feira (23) o pastor da cidade de Rio Grande (RS), Lisandro Canes se suicidou. Antecipadamente Lisandro realizou postagem sobre a morte do pastor norte-americano Jarrid Wilson, que tirou a própria vida no dia (11).

No Facebook, Canes escreveu que os cristãos devem tratar de maneira digna o seu pastor. Dessa forma, reiterou que apesar do cargo, o pastor também é ser humano.

“Nenhum trabalho ou responsabilidade consumiu mais as minhas energias e minha saúde do que liderar uma Igreja. Como pastor posso dizer que a Igreja precisa urgentemente se preocupar com o descanso e a saúde dos seus pastores”, revelou.

Além disso, o pastor concluiu sua postagem frisando a humanidade do pastor. “Antes de pensar no pastor como um super homem, lembre-se que existe um ser humano a Imagem de Deus atrás do púlpito”, concluiu.

REPERCUSSÃO

Na última semana muitos pastores se pronunciaram sobre o caso. Segundo o presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES), pastor Márcio Soares, muitos pastores vivem cansados e desgastados.

“A ‘Desconsideração Solene da Humanidade’ dentre outros problemas, expõe o Pastor às garras do suicídio”, escreveu se solidarizando com a morte de Lisandro Canes. Além disso, a CBEES lançou a campanha “Celebre a Vida o preço já foi pago” no mês de setembro, e que reúne inúmeras ações em combate ao suicídio.

Lisandro pastoreava a Igreja Nova Vida que está estabelecida na cidade desde 2002. Assim foi emitido um comunicado de profundo pesar na página oficial da igreja no Facebook.

SETEMBRO AMARELO

O combate ao suicídio é um assunto muito importante. “Falar é a Melhor Solução” é o tema campanha do “Setembro Amarelo” deste ano. A Comunhão tem acompanhado bem de perto o assunto.

De acordo com alguns dados cerca de 12 mil pessoas tiram suas vidas por ano no Brasil. Assim, o país se encontra na oitava posição mundial em número se suicídio. Entretanto essa estatística também tem afetado pastores e líderes religiosos.

Segundo Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde, o foco da campanha deste ano será o público jovem. “Vamos focar nesta questão dos jovens, tanto na questão do suicídio quanto das tentativas, procurando alternativas de políticas públicas indutórias”, revelou.


LEIA MAIS

Hernandes Dias Lopes: causas e prevenção para o suicídio 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Japão: suicídio mata mais que covid-19

Efeitos da pandemia na saúde mental no Japão. Segundo a Agência Nacional de Polícia, o suicídio matou mais pessoas em outubro do que 10 meses de covid-19 no país. Saiba mais!

Pastor impediu o suicídio: “Deus me mandou aqui pra te salvar”

Vítima tinha problemas na família e fazia uso de medicamentos controlados. Saiba mais!

Kayla Stoecklein: “O que aprendi sobre saúde mental após a morte de meu marido”

Kayla Stoecklein "O que aprendi sobre saúde mental e ministério após a trágica morte de meu marido". Saiba mais!

Câmara sobre o suicídio: real, grave e urgente

A Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação no Brasil discute o tema como forma de prevenção. Saiba mais!

Milton Ribeiro: “Sem fé, jovens são ‘zumbis existenciais'”

Em discurso durante evento de lançamento de ações de prevenção ao suicídio e à automutilação, o ministro da educação, Milton Ribeiro atribui altos índices de suicídios entre os jovens à falta de Deus.

Suicídio: conscientizar para salvar vidas

Estatísticas da OMS apontam que tirar a própria vida é um caso de saúde pública. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record