Combate ao suicídio: “Celebre a Vida”

Campanha Celebre a Vida, da Convenção Batista do ES, visa combater o suicídio
Campanha Celebre a Vida, da Convenção Batista do ES, visa combater o suicídio

Aproveitando o Setembro Amarelo, campanha Celebre a Vida, da Convenção Batista do ES, visa combater o suicídio

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio, ou seja, uma média de 1 milhão de pessoas por ano.

No Brasil a realidade não é diferente. São 32 suicídios por dia. Sendo assim, reconhecer os sinais de alerta é o primeiro passo em direção à mudança.

Em primeiro lugar, descuido com a aparência, alterações de sono e apetite e isolamento social são sinais perigosos. Da mesma forma, perda de interesse por atividades que gostava e mudanças de hábito podem ser reconhecidos como sinais de alerta.

O tema da campanha Setembro Amarelo de 2019 é “Falar é a melhor solução”. Oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio acontecerá no dia (10).

CELEBRE A VIDA

“O preço já foi pago, Celebre a Vida” é o tema da campanha de missões estaduais da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES). E no mês de setembro, a instituição trabalha no combate ao suicídio.

O crescente número de casos entre os próprios cristãos e pastores trouxe impacto para tratarem do assunto. Dessa forma, o pastor Márcio Soares, presidente da CBEES, revelou que muitas pessoas sofrem em silêncio e, antes de mais nada, pensam nessa possibilidade para acabar com o problema.

Pr. Márcio Soares, presidente da CBEES

“Os dados têm mostrado um crescimento do número de pessoas que busca a possibilidade do suicídio como uma solução para os seus problemas vivenciais”, declarou.

Ao compreender a urgência do tema, Márcio Soares, sob o mesmo ponto de vista, revelou a necessidade em tratar do assunto.

“É um assunto urgente que precisamos conversar, tratar e ajudar pessoas e famílias que têm vivenciado essa situação e pensado nessa possibilidade”, concluiu.

A campanha terá a publicação de vídeos informativos semanais no Facebook da CBEES, e o compartilhamento dos mesmos em grupos de whatsapp, visando o combate ao suicídio.

Diego Bravim, Diretor Geral da CBEES, também apresentou a importância de trabalhar o tema no meio cristão e, através disso, alcançar toda a comunidade Batista do Estado.

“Acredito que o tema é de grande importância para tratarmos algumas lutas internas dentro de nossas comunidades cristãs que há anos vêm assolando nossa gente” ressaltou. De acordo com Bravim, atualmente existem 83 mil batistas no Espírito Santo, sendo 762 igrejas nos 78 municípios do Estado.

Saiba mais no vídeo


Leia mais

Hernandes Dias Lopes: causas e prevenção para o suicídio
Informação é ferramenta para prevenção do suicídio
Ações de prevenção ao suicídio
Suicídio: conscientizar para salvar vidas