27.5 C
Vitória
terça-feira, 26 janeiro 2021

Os 10 países mais hostis ao cristianismo

Assim como a Lista Mundial da Perseguição, relatório de liberdade religiosa dos EUA aponta países em que o cristão não tem liberdade para exercer sua fé

O Relatório de liberdade religiosa lançado na semana passada pelo Departamento de Estado dos Estado Unidos aponta os países hostis ao cristianismo. Entre eles estão Mianmar, China, Eritreia, Irã, Coreia do Norte, Paquistão, Arábia Saudida, Sudão, Tajiquistão e Turcomenistão.

Todos esses locais estão também na Lista Mundial da Perseguição 2019, lançada pela Portas Abertas. Segundo o secretário de Estado dos Estados Unidos, Michael Pompeo, o relatório aponta “uma sére de abusos cometidos por regimes opressivos, grupos extremistas violentos e cidadãos individuais”.

O relatório, exigido lei nos Estados Unidos, é observado pela sua lista de “Países de Preocupação Particular, que são os infratores mais notórios, segundo o governo do país. A lei exige que o Congresso norte-americano promulgue sanções econômicas aos países da lista, caso tentativas diplomáticas não econômicas não consigam exterminar as violações à liberdade religiosas.

Para Pompeo houve ‘vislumbres de progresso’ em relação a 2018, no período coberto pelo relatório. O Uzbequistão, por exemplo, foi retirado da lista depois de libertar prisioneiros religiosos e avançar para outras reformas. Mas, para os critérios adotados pela Portas Abertas, o país ainda está em crescente perseguição, alcançando o 17º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2019.

Segundo a organização, que apoia cristãos perseguidos em mais de 60 países, o governo do Uzbequistão tem um departamento especial para monitorar atividades religiosas e censurar literatura religiosa. Além disso, a perseguição aos cristãos no país tende a ser pesada. Houve relatos de incursões em reuniões religiosas, torturas, espancamentos, proibição de práticas religiosas e outras formas de tratamento severo para prisioneiros, os quais o governo considera “extremistas religiosos”.

O embaixador americano para a liberdade religiosa internacional, Sam Brownback, ainda destacou o Irã, a China, a Eritréia, e a Turquia. O Irã tem “um dos piores registros sobre liberdade religiosa no mundo”, disse ele, e a China “declarou guerra à fé”.

Em um comunicado divulgado na semana passada, o presidente da comissão da Liberdade Religiosa, Tony Perkins, incitou o governo a adotar uma posição mais agressiva em relação aos países da lista. “Encorajamos o Departamento de Estado a abster-se de usar sanções preexistentes ou renúncias indefinidas que forneçam pouco ou nenhum incentivo aos governos dos países designados por essa lista para reduzir ou suspender violações notórias de liberdade religiosa”, disse.

*Com informações de Portas Abertas


Leia mais

Fome na Coreia do Norte
O privilégio de ser perseguido por Cristo
A oração aos cristãos perseguidos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Agricultura descarta mais de 41 mil garrafas de azeite adulteradas

Os produtos foram encontrados em um supermercado de Recife (PE) e continham uma mistura de óleo de soja, corantes e aromatizantes

Asaph canta “Atípico”

Na canção, o artista chama atenção para a necessidade de ser atípico. "É uma questão de sobrevivência nos dias de hoje"

Exclusivo: Morte de pastor pode estar relacionada a denúncia de pedofilia

Filiado a Ordem dos Pastores Batistas de MG, Christian Souza, 40, era querido pela liderança da igreja, tanto em MG, como no ES, onde exerceu o pastoreio por muitos anos. Saiba mais!

Diego Karter: “A música fala por si só”

O jovem artista que canta, encanta e influencia a música gospel no Brasil. Conheça a história do artista!

Bolsonaro anuncia liberação de 5.400 litros de insumos para produção da Coronavac

Segundo o presidente, autorização para matéria prima está sendo acelerada

Franklin Graham sofre pedido de renúncia por apoiar Trump

Conhecido no mundo inteiro por ser uma referência no meio evangélico, pastor Franklin Grahan, agora sofre de uma possível perseguição. Entenda!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.