21.4 C
Vitória
quinta-feira, 26 novembro 2020

Ranking aponta os 50 países que mais perseguem cristãos

Leia também

Faturamento do setor de máquinas cresce pelo 5º mês seguido, diz Abimaq

Segundo a Abimaq, deve-se ao aumento dos investimentos no Brasil com máquinas e equipamentos fabricados localmente

Força Tarefa vai atrás de arquivos de pedofilia na Deepweb

Black Dolphin, em referência a uma prisão localizada na fronteira com o Casaquistão conhecida por abrigar presos condenados à prisão perpétua

Saúde recebe estudo para ampliar validade de testes

Considerado "padrão ouro", o RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser arma poderosa

Desde 2002, a Coreia do Norte é o país mais violento do mundo contra quem professa a fé em Jesus Cristo. A lista 2019 foi publicada nesta quarta-feira (16)

Atualizada há 25 anos pela Missão Portas Abertas, a Lista Mundial da Perseguição (LMP) é uma das principais ferramentas para monitorar e medir a dimensão das hostilidades como resultado da identificação da pessoa com Cristo. Segundo o levantamento publicado nesta quarta-feira (16), considerando os fatos registrados em 2018, pelo menos 245 milhões de cristãos experimentam níveis “severos” de perseguição.

Em entrevista exclusiva à Comunhão, o secretário-geral da Portas Abertas, Marco Cruz, explicou que a lista é baseada em extensas pesquisas de especialistas internos e externos. O monitoramento analisa os tipos de violência, o panorama do país e as ameaças aos quais os cristãos estão submetidos.

 Das 4.136 mortes por fé cristã dos 50 países da Lista, a Nigéria sozinha representa cerca de 90% (3.731)

“A Portas Abertas apoia o cristão perseguido para que ele tenha condições de ser sal e luz em seu contexto e alcance outros em seu país”, explica Cruz.

Perguntado sobre como os cristãos que têm liberdade de professar a sua fé podem ajudar a propagar o Evangelho, Marco Cruz aconselha: “Sendo testemunho. Sendo sal e luz. Jesus nos chama para ser testemunhas. Precisamos viver o Evangelho do Senhor Jesus e compartilhar as Boas Novas. Só Jesus é o caminho para o Pai. Crê no Senhor Jesus e será salvo você e sua casa”, finaliza.

Marco Cruz


N° de Cristãos mortos por sua fé

2016 – 7.106
2017 – 1.207
2018 – 3.066
2019 – 4.305

Fonte: Portas Abertas


Análise de 2019

A última pesquisa anual com 150 países, que monitora a dificuldade de se viver como cristão, a tendência geral da Lista Mundial da Perseguição de 2019 é 73 nações, quase metade, mostrou níveis de perseguição extremos, severos ou altos. Um ano antes, eram 58 países.

A Coreia do Norte permanece em 1° lugar na Lista Mundial da Perseguição, desde 2002. Não há sinais de melhoria para os cerca de 300 mil cristãos existentes no país. Estima-se um número entre 50 a 70 mil cristãos norte-coreanos presos em campos de trabalho forçado.

Uma das formas de ajudar os cristãos que sofrem perseguição e violência por causa de sua fé, apontados por Marco Cruz, é pela oração. “Sejam específicos na oração de vocês. Orem pelos cristãos perseguidos, pelo Governo destes países”, recomenda.

CONSTATAÇÃO

Wybo Nicolai, que criou a Lista Mundial da Perseguição na década de 1990, agora é chefe de serviços externos da Portas Abertas Internacional, afirma que a lista de 2019 é pior do que a do ano passado. “Temos evidências estatísticas para apoiar nossa experiência de que a perseguição está crescendo tanto em intensidade quanto no número de países e [cristãos] afetados”, disse.

Os rankings baseiam-se em pesquisas de cinco esferas (ou categorias) de vida: privada, familiar, comunitária, nacional e da vida da igreja. Um sexto bloco, “violência”, corta todos os cinco e mede “violência” séria (incluindo privação de liberdade) para pessoas ou propriedades.

Deixando de lado a categoria “violência”, a pontuação média dos 50 melhores em 2014 foi de 52,9. Em 2019 é 61,4 – um aumento de 16% nas pontuações das cinco primeiras categorias. Isso mostra que a perseguição não está relacionada apenas à violência, mas também à crescente pressão na vida cotidiana.


RANKING por nível de hostilidade AOS CRISTÃOS

1 Coreia do Norte
2 Afeganistão
3 Somália
4 Líbia
5 Paquistão
6 Sudão
7 Eritreia
8 Iêmen
9 Irã
10 Índia
11 Síria
12 Nigéria
13 Iraque
14 Maldivas
15 Arábia Saudita
16 Egito
17 Uzbequistão
18 Mianmar
19 Laos
20 Vietnã
21 República Centro-Africana
22 Argélia
23 Turcomenistão
24 Mali
25 Mauritânia
26 Turquia
27 China
28 Etiópia
29 Tajiquistão
30 Indonésia
31 Jordânia
32 Nepal
33 Butão
34 Cazaquistão
35 Marrocos
36 Brunei
37 Tunísia
38 Catar
39 México
40 Quênia
41 Rússia
42 Malásia
43 Kuwait
44 Omã
45 Emirados Árabes Unidos
46 Sri Lanka
47 Colômbia
48 Bangladesh
49 Territórios palestinos
50 Azerbaijão

Fonte: Portas Abertas


Baixe a lista

Faça o download da Lista Mundial da Perseguição 2019


leia mais

“As pessoas não sabem que cristãos são perseguidos”, diz Marco Cruz

- Publicidade -

Matérias relacionadas

A força do evangelho: Paixão pelas almas

Em um vídeo de uma pregação de rua, em São Paulo, uma jovem foi tomada pelo mover do Espírito Santo enquanto pregava o evangelho. Saiba mais!

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

O impacto do evangelho em uma tribo da Indonésia

55 anos depois de matar 2 missionários, a tribo de Papua, na Indonésia, recebeu 2.500 Bíblias, completamente impactada com o evangelho. Saiba mais!

Amor à obra: casal doa dinheiro do casamento para missões

Um casal de Muriaé (MG) resolveu ofertar todo dinheiro que juntaram para a festa do casamento para a obra missionária. Saiba mais!

Missões: Esperança e oportunidades no Líbano

Missionários brasileiros estão levando esperança e oportunidade para refugiados sírios no Líbano, que perderam tudo com a guerra. Saiba mais!

O batismo nas águas é indispensável à salvação?

Pergunta anônima Batismo nas águas, segundo as escrituras, é uma ordenança do Senhor Jesus: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Primeira brasileira a presidir Tribunal de Apelações da ONU

“Na presidência, quero tentar honrar essa tradição brasileira de boa diplomacia, com respeitabilidade honestidade e boa-fé”, disse a magistrada

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!