22.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril 2024

Evangélicos lançam manual que combate a violência doméstica

Praga, capital da República Tcheca - Foto: Reprodução

A iniciativa é da Aliança Evangélica Tcheca com o objetivo de auxiliar as igrejas que lidam com vítimas e agressores domésticos

Por Patricia Scott [Evangelical Focus] 

“Violência Doméstica e a Igreja”. Este é o título do manual lançado pela Aliança Evangélica Tcheca (Czech Evangelical Alliance – CEA), que tem como objetivo fornecer respostas práticas e pastorais às igrejas que lidam com vítimas e agressores de violência doméstica.

Segundo pesquisas, no país, até 16% das pessoas foram vítimas de violência doméstica. Em 91% dos casos, as vítimas são mulheres. Vale destacar que esse número aumentou ainda mais durante os lockdowns. Isso significa que uma em cada cinco mulheres tchecas sofreu algum tipo de violência doméstica.

O conteúdo do manual não é totalmente produzido pela CEA, mas uma adaptação de material em inglês da Restored UK, um ministério cristão especializado nessa área. O documento está dividido em três seções. A primeira explica o que é abuso doméstico e analisa a situação atual na República Tcheca. Já a segunda, é um guia prático sobre como ajudar vítimas e agressores, “especialmente se eles também forem membros da igreja”. E a última traz reflexões teológicas sobre o tema.

- Continua após a publicidade -

O secretário da CEA, Jiří Unger, ressaltou que é difícil admitir que a violência doméstica possa ocorrer nas igrejas. No entanto, ele salientou que é vital não fechar os olhos para esse tipo de situação.

Unger afirmou ainda que, “ironicamente, precisamente porque o casamento é tão sagrado e importante para a Igreja, é difícil falar sobre a questão da violência doméstica, e o estigma e a vergonha que a rodeiam a escondem”. Assim, ele considera que o tipo de resposta a “esses casos molda a cultura de nossas congregações e tem um grande impacto naqueles que experimentaram violência doméstica em nossas comunidades e congregações”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -