25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio 2024

Guia sobre combate à violência doméstica para líderes eclesiásticos

Foto: Reprodução

O livro “Refúgio bem presente”, de Hannah Fordice, visa ajudar na causa de vítimas de violência praticada por parceiros íntimos

Por Carolina Leão

A autora Hannah Fordice escreveu um livro para treinar pastores e líderes a ajudarem as vítimas que relatam ao ministério casos de violência por parte de parceiros íntimos. O nome do livro é “Refúgio bem presente – um guia sobre combate à violência doméstica para lideranças eclesiásticas”, publicado pela Thomas Nelson e Pilgrim. 

Essa publicação trata de um tema delicado, mas que as igrejas precisam saber como reagir adequadamente caso membros relatem passar por essa situação. A autora também é líder de uma organização que trabalha nesse sentido, a “House of Faith and Freedom” (Casa de fé e liberdade – tradução livre). Essa instituição, interdenominacional, se volta para a mesma finalidade, ajudando as igrejas a acolherem as vítimas. 

Guia sobre combate à violência doméstica para líderes eclesiásticos
Imagem: Divulgação

Sobre a organização, o portal desta consta a seguinte descrição: “A Igreja é uma força enorme que, até este ponto, foi praticamente inexplorada no mundo da defesa de direitos. Queremos mudar isso. A missão da House of Faith and Freedom é iniciar conversas sobre a questão da violência por parceiro íntimo, educar a Igreja sobre técnicas de defesa centradas em Cristo e enviá-los equipados para servir às vítimas de abuso em sua congregação e comunidade. Sua igreja tem a oportunidade de fazer parte da solução para a epidemia de violência por parceiro íntimo.” 

O livro é uma publicação recente, de 2022, e foi traduzida para o português, disponível nas livrarias e Pilgrim App. A narrativa foi dividida em 9 capítulos, com os temas: “Entendendo a violência doméstica”; “Erros comuns”; “Dar o próximo passo”; “A importância de escutar bem”; “Denúncia e segurança”; “Apoiando as vítimas”; “Confrontando e aconselhando o ofensor”; “Perdão, reconciliação, separação e divórcio”; e ‘Mudando suas expectativas”. 

- Continua após a publicidade -

No prefácio, há o seguinte resumo, escrito por Francine Veríssimo Walsh, que também é autora cristã: “Refúgio Bem Presente não quer ser mais um livro juntando poeira nas prateleiras cheiras dos líderes congreacionais. Hannah Fordice está em uma missão: treinar pastores e líderes, de maneira prática e simples, a prepararem suas igrejas para serem o que Cristo as comissionou a ser: refúgios para suas ovelhas. Com anos de experiência aconselhando mulheres sobreviventes de violência doméstica, Hannah traz a linguagem firme de quem tem autoridade no que ensina e, ao mesmo tempo, a brandura de que já viu o estrago que a violência dentro do lar causa”. 

É importante ressaltar que violência contra a mulher é crime e, de acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Guia sobre combate à violência doméstica para líderes eclesiásticos
Foto: Reprodução

Mais informações sobre a autora

Além de ter desenvolvido o “House of Faith and Freedom”, Hannah Fordice é mestra em saúde comportamental forense de serviços humanos e graduada em Psicologia. Ela tem experiência em trabalhar com várias organizações sem fins lucrativos e agências governamentais nas áreas de violência doméstica, serviços às vítimas e educação e divulgação comunitária. (Informações do portal House of Faith and Freedom). 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -