500 anos da Reforma – Graça e Obras

A REFORMA

Hoje comemoram-se os 500 anos da Reforma Protestante, iniciada em 31 de outubro de 1517, na Alemanha, com uma atitude corajosa do monge Martinho Lutero que publicou suas 95 teses. Ele protestou em frente à igreja do Castelo de Wittenberg, contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana.

Resumidamente, as proposições teológicas que serviram como pilares da Reforma Protestante são os chamados Cinco Solas – frases latinas que surgiram para enfatizar a diferença entre a teologia reformada protestante e a teologia católica romana.

Sola, vem do latim e significa “somente” ou “apenas”, na língua portuguesa. E os cinco solas são: Sola Fide (somente a fé), Sola Scriptura (somente a Escritura), Solus Christus (somente Cristo), Sola Gratia (Somente a Graça) e Soli Deo Gloria (somente a Deus a glória. Esses são os pilares da Reforma Protestante.

O pastor

Augustus Nicodemus é paraibano e pastor presbiteriano. Bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (Recife), mestre em Novo Testamento pela Universidade Reformada de Potchefstroom (África do Sul) e doutor em Interpretação Bíblica pelo Westminster Theological Seminary (EUA), com estudos no Seminário Reformado de Kampen (Holanda).

É autor de vários livros, entre eles O que você precisa saber sobre batalha espiritual (CEP), O culto espíritual (CEP), A Bíblia e Sua Familia (CEP) e A Bíblia e Seus Intérpretes (CEP). É casado com Minka Schalkwijk e tem quatro filhos Hendrika, Samuel, David e Anna.


Leia também: 31 de outubro – Os pilares da Reforma ProtestanteNos 500 anos da Reforma: falta reformar o coraçãoPor que comemorar os 500 anos da Reforma Protestante?Igrejas cristãs do Brasil comemoram os 500 anos da Reforma Protestante 

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!