Expandindo a pegada digital das igrejas

Foto: Reprodução

As igrejas tem a oportunidade de proporcionar a inúmeras pessoas a esperança do evangelho.

Dois mil anos atrás, o evangelho se espalhou de nação para nação através de estradas construídas pelo Império Romano. Você poderia começar em Jerusalém e seguir a estrada até Roma. Foi isso que as pessoas fizeram e o evangelho continuou a se espalhar para toda a Europa.

O evangelho foi espalhado pelas estradas. De certa forma, as mídias sociais espelham as estradas que atravessaram o Império Romano. Embora seja um lugar oportuno para divulgar o testemunho do evangelho, as mídias sociais são complicadas.

Isaías 5:20 fala sobre a desgraça sendo derrubada sobre aqueles que chamam o mal de “bem” e de bem “mal”. Podemos facilmente nos encontrar nesse estado quando usamos as mídias sociais sem uma intencionalidade meticulosa.

A maioria das igrejas hoje em dia só usa mídias sociais para anunciar horários de serviço e links de sermões. Isso é completamente bom, mas há potencial para fazer muito mais do que isso; você só precisa usar a conexão digital para encontrar novos caminhos de engajamento.

O maior desafio é descobrir exatamente como usar as mídias sociais como uma ferramenta para construir e se comunicar com sua comunidade. Aqui estão algumas maneiras simples de fazer isso:

Compartilhe as boas novas

Muitas igrejas na área de Chicagoland usam Explore God, um programa que oferece recursos às pessoas à medida que elas vêm a conhecer a Cristo. Em janeiro deste ano, o Explore God lançou uma iniciativa em Chicago com o objetivo de aumentar a participação e participação nas igrejas.

Eles utilizaram uma série de sermões dedicados e discussões em pequenos grupos para responder a perguntas difíceis sobre Deus e o cristianismo. Além disso, o site Explore God está cheio de vídeos e artigos que as pessoas podem acessar fora da igreja.

A organização é baseada no Texas, e embora não esteja diretamente conectada a nenhuma das igrejas na área de Chicago, muitas das igrejas promoveram o Explore God nas mídias sociais, porque oferece conteúdo que se alinha com a teologia das igrejas.

A mídia social não precisa ser usada para promover exclusivamente o trabalho de sua igreja. Ele também pode ser usado para simplesmente apontar as pessoas para as boas novas. A promoção de websites alinhados com a teologia de sua igreja pode ajudar a alcançar novos membros da audiência de novas maneiras.

Anúncios intencionais

A maneira mais simples e fácil de começar a se envolver com sua comunidade é a publicidade. A publicidade no Facebook é a melhor para alcançar seu público-alvo. Mas, para ser mais eficaz, temos que ser intencionais com a maneira como anunciamos.

Atualmente sou reitor da Escola Missionária, Ministério e Liderança do Wheaton College. Em novembro passado, queríamos desenvolver um de nossos programas, então usamos um evento oportuno para nos comunicarmos com as pessoas via Facebook Live sobre a importância das viagens missionárias e do ministério transcultural.

Quando você usa o Facebook Live, as pessoas que assistem podem compartilhar o vídeo com outras pessoas. Mesmo após o final da transmissão ao vivo, as pessoas poderiam voltar e assistir ao vídeo on-line. Eventualmente, cinco mil pessoas assistiram ao vídeo e pudemos colocar anúncios antes do vídeo que todos os espectadores viram.

Ferramentas como o Facebook Live podem ser usadas para estender a comunidade real a uma comunidade on-line maior para sua igreja. Eventos e celebrações podem ser intencionalmente transmitidos para inúmeras pessoas dentro e ao redor de sua comunidade imediata da igreja. Com o crescente alcance das mídias sociais e sua capacidade de alcançar mais e mais pessoas todos os dias, você pode alcançar muitas pessoas com propagandas intencionais.

Crie uma comunidade da vida real

Quando usamos o caminho certo, as mídias sociais podem ser muito eficazes para evangelismo e plantação de igrejas. Podemos trazer vozes aos oprimidos e criar conexões que se transformam em relacionamentos da vida real.

Eu vi um número crescente de plantadores de igrejas e pastores conectando pessoas a uma causa genuína, encorajando as pessoas a se envolverem nessa causa – depois convidando-as para outras causas similares. E, eventualmente, isso inclui um convite para uma nova igreja.

Nós também podemos usar a mídia social para promover eventos, mas também precisamos usá-la para comunicar e interagir com as pessoas em um nível individual. A participação na vida real pode vir diretamente do engajamento de mídias sociais se formos intencionais com nossas interações digitais.

A mídia social nos dá a oportunidade de fornecer intencionalmente às pessoas uma testemunha do evangelho forte e cativante e mobilizar as pessoas para o bem da comunidade. À medida que a mídia social evolui, podemos continuar a abrir caminhos para a boa notícia viajar.

Temos a oportunidade de fornecer às pessoas caminhos digitais para a esperança. O que faremos com ele?

*Extraído de Christianity today/ Por Ed Stetzer


leia mais

Igreja digital: 24 horas