Tempo da criação: período para orar

Foto: Reprodução

Durante 34 dias, cristãos no mundo inteiro estão sendo conclamados para participar do Tempo da Criação, período para celebrar a criação de Deus

Cristãos do mundo inteiro estão sendo convocados para se unirem para orar e cuidar da criação de Deus. É a campanha Tempo da Criação, que começou hoje (1º) e vai até quatro de outubro.

O Tempo da criação é uma comemoração global teve início em 1989, com o reconhecimento do Dia de Oração pela Criação, celebrado em 1º de setembro. É um convite para que os cristãos celebrem a boa dádiva da criação, reconhecendo que ela foi entregue às pessoas como um presente. Mas com a responsabilidade de proteger toda a biodiversidade da Terra.

Durante o Tempo da Criação, a comunidade cristã é chamada a refletir sobre como habitar o planeta de forma mais sustentável e fazer ouvir sua voz na esfera pública. No Brasil, a iniciativa é promovida pela campanha Renovar Nosso Mundo, em parceria com várias organizações, denominações e igrejas cristãs.

A intenção é alcançar o maior número possível de igrejas evangélicas. São várias as formas de se envolver na campanha. É possível organizar um culto temático, promover um tempo de oração ao ar livre, participar em alguma campanha, reunir um grupo para fazer a limpeza de um local público, adotar hábitos sustentáveis, e outros.

As orientações, recursos e ferramentas da campanha estão no Guia de Celebração. Também há um Guia Infantil, com conteúdo adaptado para trabalhar com crianças. O tema é “A teia de vida: a biodiversidade como bênção de Deus”.

Proteger a biodiversidade

A ação e o estilo de vida humanos estão destruindo a criação de Deus em um ritmo nunca visto antes. Houve um declínio de 60% nas populações selvagens em todo o mundo entre 1970 e 2014, de acordo com o Living Planet Report 2018. Tudo ocasionado pelo desmatamento, destruição de habitats, mudanças climáticas e poluição do solo, da água e do ar.

A biodiversidade importa porque Deus dá valor a cada espécie criada e por uma questão de justiça. São os grupos mais pobres que mais dependem da saúde dos ecossistemas, e são eles os mais gravemente afetados pela degradação dos sistemas naturais que sustentam a vida.

Serviço
O que:
Tempo da Criação
Quando: 1º de setembro a 4 de outubro de 2019.
Mais informações aqui


Leia mais

24 horas de oração
Ide: campanha Nordeste para Cristo