24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Pós polêmica, Ed René é investigado por comissão de pastores

Ed.-Rene-Kivitz
Foto: Reprodução

Uma Comissão de pastores Batistas do Brasil foi formada vão avaliar postura de Ed René após dizer que a “Bíblia precisa ser atualizada”

Por Priscilla Cerqueira 

Após polêmica por dizer que a “Bíblia precisa ser atualizada para acolher homossexuais”, durante uma pregação, o pastor Ed René Kivitz, da Igreja Batista Águia Branca, em São Paulo, será investigado por uma comissão de pastores da denominação.

O documento oficial divulgado pela Convenção Batista do Estado de São Paulo e a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil/ Seção SP afirma que a exposição explicativa de Ed René “não reflete e não representa o posicionamento da instituição”.

O pronunciamento da denominação se deu 12 dias após Ed René, que é pastor da denominação há 31 anos, e filiado à Convenção Batista do Estado de SP, dizer que a Palavra de Deus “é insuficiente” e que esse é o grande desafio da igreja contemporânea, ao ministrar a série “Cartas para um novo mundo”.

- Continua após a publicidade -

“Quando o pastor da igreja, que é filiada à uma Convenção, que acredita que a Bíblia é a única regra de fé e prática, faz uma fala que destoa isso, a Ordem dos pastores do estado nomeia uma comissão, para iniciar o procedimento de avaliação do pastor”, explicou o pastor Sócrates de Oliveira, diretor executivo da Convenção Batista Brasileira.

Segundo o comunicado, a comissão de ética vai disciplinar o pastor em sua conduta. “Essa comissão pastoral vai trabalhar com o líder pastoral, que disse em sua prática, coisas que não conduz com a definição da denominação”, esclareceu Sócrates.

Posicionamento

Integram a comissão 13 pastores em diversas áreas de atuação, após orações e análises da mensagem proferida por René.

“Entendemos que se faz prejudicial ao Evangelho e à compreensão equilibrada da Palavra de Deus, bem como a sua aplicação, no sentido de trazer respostas ao ser humano, à igreja de Jesus Cristo e ao mundo em todo o tempo e em qualquer situação”, diz o documento.

Quanto ao fato das escrituras sagradas estarem desatualizadas, o documento rebate dizendo que “a Bíblia é sempre atual, não necessitando em hipótese alguma ser atualizada, sendo ela a palavra revelada de Deus, livre de erros”.

Pastor Sócrates disse que Ed René pode receber uma advertência ou até mesmo ser excluído do rol de pastores da denominação. “O pastor tem direito à defesa e, por sua vez, a comissão fará uma avaliação para tomar as providências cabíveis”, esclareceu Sócrates.

O posicionamento de Ed René mediante deixou a liderança evangélica chateada. “Um pastor que declara publicamente que a Bíblia é insuficiente, tem que deixar de ser pastor, pois a Palavra de Deus é inerrante. Ele foi extremamente infeliz em sua colocação. Como pastores ficamos tristes com isso”, declarou Sócrates.

Rebate

A fala de René virou alvo de críticas entre diversos pastores no Brasil ao contestar a doutrina da inerrância da Bíblia.

“Nossos problemas de intolerância, falta de amor e desumanidade nas igrejas podem e precisam ser encarnados, denunciados para serem resolvidos pela pregação e justamente pela aplicação integral da Palavra de Deus então de alguns textos seletivos e fora de contexto”, escreveu o pastor Carlito Paes, da Igreja da Cidade, em São José dos Campos (SP) em sua rede social.

Pastor Paulo Eduardo, da primeira Batista de São Paulo também foi taxativo.

“Discordo diametralmente das falas polêmicas sobre o modo como devemos interpretar a Bíblia. As Escrituras é que nos modelam, nos reformulam, nos modificam, e não o inverso. Todos os grandes apologistas do cristianismo fizeram esta leitura da Palavra, reafirmando as verdades eternas e os valores permanentes que nela encontramos, sem tentar ajustá-la a um contexto social”, disse.

O polêmico Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, usou o vídeo para rebater a fala de René. “Será que a Bíblia precisa ser atualizada? Esses hereges, que dizem que a Bíblia tem que ser atualizada…A Bíblia é tão atual que, quase 2 mil anos atrás, já falava deles. Há muito tempo este camarada vem com uma teologia deturpada”, disse.

Ed René esclarece falas sobre atualização da Bíblia

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -