27.9 C
Vitória
terça-feira, 22 setembro 2020

Bíblia: o Livro dos Humildes de Coração

Leia também

Bolsonaro nomeia André Brandão como presidente do Banco do Brasil

Nas últimas semanas, Brandão aprofundou o processo de transição no Banco do Brasil, até então feito de forma virtual e a distância

ArcelorMittal Tubarão religará terceiro alto-forno a partir de outubro

A empresa explica que o religamento é uma decisão estratégica diante da aparente tendência de recuperação pela qual o setor vem passando

‘Mistura de ceticismo com desconhecimento’ afeta soluções ambientais, diz Barroso

Ministro chegou a indicar que, em razão da semelhança dos assuntos, as ações poderão até ser levadas a julgamento juntas

A Bíblia sempre será vida para corações humildes, da mesma forma que a água para seres com muita sede

O ser humano bebe água desde muito cedo como fonte de sustento e sobrevivência. Mesmo não sendo pediatra, sei bem que a indicação para ingestão de água é apenas após os seis primeiros meses de vida, uma vez que o leite materno é o essencial até então.

Ocorre que só descobrimos a composição química da água após a sexta série do ensino fundamental, oportunidade em que se tem contato com a matéria de química. Ora, o fato de não saber as peculiaridades e profundidades da composição da água não afastava a importância e necessidade dela para nossa sobrevivência.

A água mantém vivo os que a conhecem com extrema profundidade técnica, bem como os que a definem apenas como líquido transparente e sem gosto.

Nesta esteira, a Bíblia pode ser vista como um livro simples por aqueles que não têm a oportunidade de o estudar com profundidade técnica teológica, entretanto mesmo estes terão a revelação viva da Palavra de Deus que os farão viver em abundância.

Existem pessoas que nunca saberão que o antigo testamento foi escrito 95% em hebraico e 5% em aramaico, mas por meio da fé terão acesso ao coração de Deus que os farão viver a plenitude da vontade do Pai.

Há pessoas que não sabem absolutamente NADA de geografia Bíblica e muito menos como interpretar as viagens de Paulo a partir de um mapa da estrutura romana do primeiro século, mas possuem a revelação de que Jesus pisou nesta terra se revelando como Deus, morrendo como homem, ressuscitando como Rei dos Reis.

Lado outro, vemos pessoas que sabem a composição bíblica, significado de cada palavra em Hebraico e sua aplicação estrutural no antigo testamento bem como o grego no novo testamento, todavia duvidam que esta água os pode fazer viver por toda a Eternidade.

Entendem, como se fossem PHDs em água, quais são os livros da Lei, poéticos, proféticos e históricos e qual a importância destes para a consumação dos tempos, todavia filtram demasiadamente o líquido que já é puro.

A verdade é que as Sagradas Escrituras se traduzem na PALAVRA DE DEUS e, sendo assim, deve ser estudada e digerida dia após dia como instrui o Salmista. (Sl. 1.2)

Cumpre destacar, que seu estudo técnico teológico existe BEM DEPOIS DA SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, lembrando-nos de que estudar é importante, mas a verdade vem apenas por meio da Revelação do Espírito Santo, não dos livros.

Paulo demonstra notória humildade quando afirma que o Espírito de Deus conhece a profundidade dos pensamentos de Deus e este os revela a quem quer (1 Co. 2.10 e 11), demonstrando que muito estudo sem pouca revelação é como Gatorade, que é uma água sofisticada, MAS NÃO É ÁGUA PURA.

Me parece que o entendimento das Sagradas Escrituras é precedido por humildade de coração do tipo: Pai Celestial, quero beber dá agua do entendimento de Cristo Jesus, crescendo ao ponto de entender toda a profundidade de sua composição, mas jamais me esquecendo de é o Espírito que nos conduz a verdade que me sustenta e faz viver.

Meu primeiro contato com a Teologia foi em um seminário quando tinha 25 (vinte e cinco) anos, e, após me formar neste e seguir para uma Faculdade de Teologia, vejo quanta profundidade existe nas Escrituras.

Ocorre, que tenho conhecido a composição deste Livro Divino há apenas cinco anos, mas este tem sustentado e mudado minha vida desde o meu nascimento, para glória de Deus.

Repito: no mesmo passo que aprendi a composição química da água apenas aos 12 (doze) anos, aprendi o entendimento técnico Bíblico tão somente aos 25 (vinte e cinco) em diante, não obstante esta Palavra tem sido a lâmpada dos meus pés e a luz dos meus caminhos antes mesmo de saber o que é Luz.

Diante disso me parece certo concluir que as Sagradas Escrituras são maior do que a Teologia, e que o Espírito Santo é infinito em Deus e seus pensamentos, ao contrário de todos os Livros do mundo.

Seria bom se todos conseguissem conciliar Sagradas Escrituras, Teologia, Espírito Santo e Livros. Entretanto, o indígena de uma tribo fechada ou analfabeto que sequer sabem o que são todas estas coisas, poderão ter contato com a simplicidade da palavra de Deus, que também pode ser complexa, e terem suas vidas transformadas e resignificadas.

Tanto o ser humano simples, como o PHD em teologia terão quer se ajoelhar e dizer: Pai, por meio do Santo Espírito, revela-me a sua Palavra. A Bíblia sempre será vida para corações humildes, da mesma forma que a água para seres com muita sede.

Isaque Wilson Pereira – Formado em Direito Pela PUC Minas – Pós Graduado em Direito Civil pela PUC –  Pós Graduado em Psicanálise pela Puc – Formado em Teologia Pelo Seminário Rhema – Graduando em Teologia Pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Atualmente Voluntário em Projetos Na Convenção Batista/MG e Metodista Wesleyana Inconfidentes salário e recolhimento de FGTS


Leia mais

Educando com a Bíblia
A Bíblia e a Igreja cristã

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“Onda do bem”: conscientização no combate ao suicídio

Realizado por adolescentes adventistas, a "Onda do bem" consiste em realizar ações de prevenções e ajudar pessoas que precisam de apoio emocional. Saiba mais!

Bolsonaro em discurso na ONU: ‘País é cristão e conservador’

Cristofobia, covid-19 e queimadas foram os temas retratados durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU. Confira aqui!

“Holy”, o clipe emocionante de Justin Bieber

A canção fala de fé e a contextualiza também em um relacionamento amoroso, como o casamento. Conheça a canção!

Qual o segredo para viver feliz?

É possível viver feliz neste mundo confuso e perigoso? Livro mostra como e onde podemos encontrar a ajuda para encontramos com a felicidade.

Brasil: Governo pede suspensão da exibição do filme “Cuties”

"Cuties" (Lindinha), produção francesa da Netflix, é acusada de sexualizar crianças. Saiba mais!

Live Elementos Essenciais do Discipulado hoje

Como os Estudos da Bíblia de Discipulado podem ser usados em microgrupos de discipulado entre pessoas recentes na fé. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Qual o segredo para viver feliz?

É possível viver feliz neste mundo confuso e perigoso? Livro mostra como e onde podemos encontrar a ajuda para encontramos com a felicidade.

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...