25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

“Sobrevivi pela oração”, diz pastor Brunson

Foto: Reprodução

O ministro cristão da Carolina do Norte estava detido desde outubro de 2016 por acusações infundadas de terrorismo e espionagem pelo regime do presidente turco

Um dia depois de relatos de que os Estados Unidos elaboraram um “acordo secreto” com a Turquia, um tribunal turco libertou o pastor americano Andrew Brunson na sexta-feira (12).

Na tarde da última sexta-feira, o presidente Trump disse à imprensa que não houve “acordo” com a Turquia. “Nós falamos com a Turquia. Ele passou por um sistema e nós o pegamos. Não houve acordo”, disse Trump.

A Segunda Alta Corte Criminal da província de Esmirna condenou Brunson por acusações de terror e condenou-o a três anos, um mês e 15 dias de prisão, segundo o pró-governo Daily Sabah de Istambul. Mas o juiz disse que Brunson não passará mais tempo sob custódia por causa do tempo cumprido. Os promotores procuraram uma sentença de 35 anos.

A administração Trump, argumentando que as acusações contra o pastor são politicamente motivadas, impuseram tarifas e sanções a seu aliado da Otan. A Turquia queria trocar Brunson pelo clérigo muçulmano acusado de orquestrar o golpe fracassado, Fetullah Gülen, que mora na Pensilvânia.

- Continua após a publicidade -

Jay Sekulow, que representa a família de Brunson e atua na equipe jurídica pessoal do presidente Trump, disse que é “grato ao presidente, membros do Congresso e líderes diplomáticos que continuaram pressionando a Turquia para garantir a liberdade do pastor Brunson”.

Parece bizarro para nós que, liderar uma igreja com cerca de 25 ou 30 pessoas, seria uma ameaça para o governo. Mas, na opinião das autoridades turcas, eles não estavam brincando quando pensaram que era.

Persistência do governo

No último dia 12, o presidente Trump twittou: “Meus pensamentos e orações estão com o pastor Brunson, e esperamos tê-lo em segurança de volta para casa em breve!”.

O vice-presidente Mike Pence twittou: “O pastor Andrew Brunson está voltando para casa! Graças à forte liderança do @POTUS Trump e às constantes orações de milhões de americanos, este inocente homem de fé logo estará em casa! ”.

Lauren Brunson, uma irmã do pastor, disse à imprensa que sua família se sente como se estivesse em uma montanha-russa. “Estamos muito felizes, mas ainda não parece muito real”, disse ela sobre a notícia de sua libertação. O tratamento dado pelo governo turco a seu irmão, disse ela, “foi como um pesadelo, esperando dia após dia para ver o que aconteceria”.

Ela agradeceu a Trump, ao vice-presidente, o secretário de Estado Mike Pompeo e os senadores Lindsey Graham, RS.C., Thom Tillis, RN.C. e Jeanne Shaheen, DN.H., e outros pela sua intervenção.

“Eu realmente não acredito que estaríamos aqui hoje sem a administração que temos agora, trabalhando tão duro e tão incansavelmente para levar Andrew para casa”, disse ela.


leia mais

Pastor preso há 500 dias na Turquia sem ter sido condenado
Trump ameaça Turquia para que liberte pastor americano
Pastor em meio a tensões entre EUA e Turquia
Justiça da Turquia torna a negar libertação de pastor

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -