22.1 C
Vitória
terça-feira, 27 outubro 2020

Trump ameaça Turquia para que liberte pastor americano

Leia também

Indicado à Anvisa assinou contrato suspeito de irregularidade na Saúde

Na última segunda-feira, dia 19, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou duas outras indicações feitas por Bolsonaro à Anvisa

Líder de governo na Câmara diz que Constituição tornou o Brasil ‘ingovernável’

"O poder fiscalizador ficou muito maior que os demais" e, por isso, seria necessário também "equilibrar os Poderes" no país, comentou Barros

Desembargadora derruba decisão que bloqueou R$ 29 mi em bens de Doria

O juiz havia considerado que há indícios de que Doria feriu os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou a Turquia com “grandes sanções” se não libertar o pastor

O pastor americano Andrew Brunson, de 50 anos, que viveu na Turquia por 23 anos e liderou uma igreja em Izmir, foi detido por 21 meses sob acusações de espionagem e terrorismo, que ele nega.

Ele foi transferido da prisão para a prisão domiciliar por motivos de saúde e deve enfrentar outra audiência em outubro. Se ele for considerado culpado, ele poderá enfrentar uma sentença de até 35 anos.

Trump twittou ontem a bordo do Air Force One: ‘Os Estados Unidos vão impor grandes sanções à Turquia por sua longa detenção do Pastor Andrew Brunson, um grande cristão, homem de família e um ser humano maravilhoso. Ele está sofrendo muito. Esse inocente homem de fé deve ser libertado imediatamente!’

O tweet de Trump seguiu uma ameaça semelhante do vice-presidente Mike Pence, que disse em uma conferência de liberdade religiosa horas antes: “Para o presidente Erdogan e o governo turco, tenho uma mensagem em nome do presidente dos Estados Unidos da América: liberte o Pastor Andrew Brunson agora ou esteja preparado para enfrentar as consequências”.

Resposta

Um porta-voz do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, considerou inaceitáveis ​​e prejudiciais as ameaças de Washington à aliança EUA-Turquia.

“Os Estados Unidos devem reconsiderar sua abordagem e adotar uma posição construtiva antes de infligir mais danos aos seus próprios interesses e sua aliança com a Turquia”, disse o porta-voz de Erdogan, Ibrahim Kalin, em um comunicado por escrito.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, telefonou para o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, para discutir a ameaça de sanções, disseram autoridades do Departamento de Estado e da Turquia, sem dar mais detalhes.

Impactos econômicos

A ameaça de Trump ocorre quando a lira turca perdeu um quinto de seu valor este ano devido à preocupação com a capacidade do banco central de conter a inflação de dois dígitos.

“A economia da Turquia é muito instável”, disse Anders Aslund, um membro sênior do Conselho Atlântico em Washington. “Erdogan assumiu o comando da economia e tem credibilidade macroeconômica negativa, por isso esperamos uma séria crise em conta corrente. As ameaças americanas de sanções agravam isso.

Como um sinal de quão seriamente os EUA estão levando o caso Brunson, ele está reavaliando todas as vendas militares para a Turquia, incluindo os caças Lockheed Martin F-35 e o sistema de mísseis S-400, que pode ser usado para derrubá-los, segundo a Aviation Week. Lee Hudson. Uma ruptura na cooperação militar entre a Turquia e os EUA poderia ter implicações para a OTAN, já que a Turquia é um importante aliado.

Com informações de Christian Today*

Leia mais

Pastor preso há 500 dias na Turquia sem ter sido condenado

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Dons espirituais para a Igreja

Dádivas de Deus, os dons espirituais são manifestados no meio do Corpo de Cristo para a edificação da Igreja do Senhor no mundo

Covid-19: Anticorpos duram sete meses no organismo

Estudo com 6 mil pessoas mostrou que os infectados pela covid-19 geram uma reação imunológica adequada. Saiba mais!

Davi Lago e Leonardo Gonçalves: a crise e a oportunidade de fazer diferente

Para Davi Lago e o cantor Leonardo Gonçalves, simplicidade, solidariedade e amor são ingredientes fundamentais para vencer a crise

Mais um acordo de paz: agora com Israel e Sudão

É o terceiro acordo de paz com Israel, mediado pelos EUA este ano. Saiba mais!

Devocional Diário: o alimento da fé cristã

A oração e o constante estudo da Palavra são fundamentos para o crescimento espiritual de cada cristão

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!