22.4 C
Vitória
sexta-feira, 22 janeiro 2021

Trump ameaça Turquia para que liberte pastor americano

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou a Turquia com “grandes sanções” se não libertar o pastor

O pastor americano Andrew Brunson, de 50 anos, que viveu na Turquia por 23 anos e liderou uma igreja em Izmir, foi detido por 21 meses sob acusações de espionagem e terrorismo, que ele nega.

Ele foi transferido da prisão para a prisão domiciliar por motivos de saúde e deve enfrentar outra audiência em outubro. Se ele for considerado culpado, ele poderá enfrentar uma sentença de até 35 anos.

Trump twittou ontem a bordo do Air Force One: ‘Os Estados Unidos vão impor grandes sanções à Turquia por sua longa detenção do Pastor Andrew Brunson, um grande cristão, homem de família e um ser humano maravilhoso. Ele está sofrendo muito. Esse inocente homem de fé deve ser libertado imediatamente!’

O tweet de Trump seguiu uma ameaça semelhante do vice-presidente Mike Pence, que disse em uma conferência de liberdade religiosa horas antes: “Para o presidente Erdogan e o governo turco, tenho uma mensagem em nome do presidente dos Estados Unidos da América: liberte o Pastor Andrew Brunson agora ou esteja preparado para enfrentar as consequências”.

Resposta

Um porta-voz do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, considerou inaceitáveis ​​e prejudiciais as ameaças de Washington à aliança EUA-Turquia.

“Os Estados Unidos devem reconsiderar sua abordagem e adotar uma posição construtiva antes de infligir mais danos aos seus próprios interesses e sua aliança com a Turquia”, disse o porta-voz de Erdogan, Ibrahim Kalin, em um comunicado por escrito.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, telefonou para o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, para discutir a ameaça de sanções, disseram autoridades do Departamento de Estado e da Turquia, sem dar mais detalhes.

Impactos econômicos

A ameaça de Trump ocorre quando a lira turca perdeu um quinto de seu valor este ano devido à preocupação com a capacidade do banco central de conter a inflação de dois dígitos.

“A economia da Turquia é muito instável”, disse Anders Aslund, um membro sênior do Conselho Atlântico em Washington. “Erdogan assumiu o comando da economia e tem credibilidade macroeconômica negativa, por isso esperamos uma séria crise em conta corrente. As ameaças americanas de sanções agravam isso.

Como um sinal de quão seriamente os EUA estão levando o caso Brunson, ele está reavaliando todas as vendas militares para a Turquia, incluindo os caças Lockheed Martin F-35 e o sistema de mísseis S-400, que pode ser usado para derrubá-los, segundo a Aviation Week. Lee Hudson. Uma ruptura na cooperação militar entre a Turquia e os EUA poderia ter implicações para a OTAN, já que a Turquia é um importante aliado.

Com informações de Christian Today*

Leia mais

Pastor preso há 500 dias na Turquia sem ter sido condenado

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Mourão: Modelo democrático dos EUA é ‘farol para mundo ocidental’

Para vice-presidente brasileiro, relações não mudam com novo governo do democrata. Saiba mais!

Joe Biden: “A democracia prevaleceu”

Joe Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos. Democrata tomou posse em cerimônia no Capitólio com forte esquema de segurança e sem a presença de Trump. Saiba mais!

Trump se despede da Casa Branca

Durante discurso que durou quase 20 minutos, presidente fez balanço dos quatro anos de governo e desejou sorte a Biden. Saiba mais!

Sufoco! Pastor brasileiro foi espancado no sul da Ásia

O pastor, que teve sua identidade preservada, chegou a ser preso, espancado, mas foi solto. Ele é missionário da Junta de Missões Mundiais, instituição vinculada a Convenção Batista Brasileira. Saiba mais!

Ministro de música morre após culto dominical nos EUA

Gerald Burnett Sênior, 41, morreu pouco depois de estar na igreja. "Ele era música, amava a música", disse o evangelista JK Hamilton. Saiba mais!

Protesto contra fraude nos EUA: “Não representa a causa de Cristo”

Durante protesto contra fraude nas eleições nos EUA, líderes evangélicos do país condenaram a violência: "A violência é um ataque à democracia e ao governo representativo", declarou o pastor Ralph Reed. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social