26.1 C
Vitória
terça-feira, 1 dezembro 2020

Pastor preso há 500 dias na Turquia sem ter sido condenado

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

Presidente turco, Recep Erdogan, teria indicado que liberdade do pastor Andrew Brunson depende de Washington entregar Fethullah Gulen. O clérigo muçulmano, que está nos EUA, é rival de Erdogan.

O pastor norte-americano Andrew Brunson está preso há mais de 500 dias na Turquia, sem ter sido condenado. O “American Center for Law and Justice” (ACLJ) – em português, Centro Americano de Direito e Justiça – está trabalhando arduamente no seu caso. CeCe Heil, conselheira executivo da organização sem fins lucrativos, informou que o Brunson continua sendo apenas um suspeito de crimes e que nenhuma acusação foi proferida.

Segundo ela, as acusações contra o pastor vão desde a adesão a uma organização terrorista armada até espionagem e tentativa de derrubado do governo. “Reivindicações tão ridículas contra um pastor inocente”, ressaltou.

De acordo com a lei turca, Brunson pode permanecer na prisão por sete anos sem ser acusado. Testificando na audiência da US Helsinki Commission no final do ano passado, a conselheira disse: “O pastor Brunson mantém sua inocência e nega todas as acusações”.

 

Turquia exige troca

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Foto: Bom dia Europa

No ano passado, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pareceu indicar que o pastor só será liberado quando Washington conceder à Turquia um clérigo muçulmano que está nos EUA, Fethullah Gulen, rival de Erdogan.

Recentemente, o presidente Erdogan declarou: “um clérigo para um clérigo ou um pastor para um pastor”, disse Heil. “Você tem Fethullah Gulen, temos Pastor Brunson. Vamos fazer uma troca”.

A Turquia buscou a extradição de Gulen, ex-aliado do presidente turco, e cujos defensores foram responsabilizados por tentar derrubar o governo de Erdogan em 2016.

“Certamente parece que o pastor Brunson se tornou um peão político”, diz Heil. “Ele viveu 23 anos na Turquia sem qualquer incidente, sem nenhum problema. Depois da tentativa de golpe fracassada em julho de 2016, ele de repente foi preso como ameaça de segurança nacional e permanece na prisão”, continuou. Mas ela não acredita que os EUA concordem com o acordo.

Cece Heil, conselheira. Foto: Linkedin

Heil informou que o presidente Donald Trump pediu repetidamente a liberação de Brunson. Além disso, na semana passada, ela disse que o secretário de Estado, Rex Tillerson, se encontrou com Erdogan e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, e novamente pediu que o pastor fosse libertado.

Enquanto isso, Heil convida as pessoas a orar por ele, e também incentiva a agir assinando uma petição do ACLJ, “Free Pastor Andrew”, que tem mais de 427 mil assinaturas até agora.

“Isso é muito útil. Como falamos com o nosso governo, com o governo turco e o governo europeu, mostrar a grande quantidade de pessoas que têm seus olhos sobre este assunto, preocupadas com o pastor e exigindo sua liberação é muito importante”, conclui a conselheira.

Pastor escreve à esposa

O ACLJ relata que o pastor mandou uma nota sincera para sua esposa, por meio de um funcionário da embaixada este mês de fevereiro. “Estou muito desencorajado. Por favor, ore por mim”, escreveu Andrew. “Eu te amo – não consigo lidar com o pensamento de envelhecer neste lugar, sem você”.

Assine a petição

Petição para liberação do pastor Brunson


Com informações do CBN News

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Manifestantes que ameaçaram Alexandre têm prisão decretada

Com uso de um megafone, com carros parados na calçada cobertos com a bandeira do Brasil, os manifestantes xingavam Moraes

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

1ª Turma do STF quer mandar André do Rap de volta à prisão

O novo julgamento se diferencia daquele em que o tribunal decidiu, por 9 votos a 1, confirmar a decisão de Fux, no mês passado

Biden anuncia novos nomes para cargos na Casa Branca

"Estou orgulhoso em anunciar novos membros da minha equipe sênior, que nos ajudará a reconstruir o país da melhor forma", disse Biden

Número 2 da Al Qaeda foi morto secretamente no Irã

Autoridades iranianas estão acobertando a morte de Abdullah. Nenhum governo reivindicou responsabilidade pela ação. Saiba mais

Após Bolsonaro falar em pólvora, ministro da defesa diz que Brasil é pacífico

O ministro da Defesa também reclamou de "atraso" no desenvolvimento dos projetos estratégicos das três Forças

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!