23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Justiça da Turquia torna a negar libertação de pastor

Foto: Reprodução Web

É a terceira vez na semana que a justiça turca rejeita as apelações do pastor.

Um tribunal turco rejeitou hoje (17) um novo recurso que pedia a suspensão da prisão domiciliária do pastor norte-americano Andrew Brunson. Ele está em prisão preventiva há quase dois anos. E com isso a relação entre Ancara e Washington atravessa momentos de grande tensão. E acelerou a queda da moeda turca.

É a terceira vez na semana que a justiça turca rejeita as apelações do pastor. Ele vive na Turquia há 20 anos. E está sendo acusado de vínculos com terroristas, mas seus advogados negam.

O Tribunal Penal de Esmirna já rejeitou o pedido de liberdade provisória na terça-feira e novamente na quarta, dia no qual transferiu o recurso para uma instância superior, que hoje ditou a mesma resolução.

Prisão

O pastor Brunson está detido desde outubro de 2016. Ele é acusado de “espionagem” e vínculos tanto com a guerrilha marxista curda do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo) como com a organização islamita do clérigo turco Fethullah Gülen, que é arqui-inimiga do PKK.

- Continua após a publicidade -

Os Estados Unidos pediram a libertação do pastor em várias ocasiões. Só que a Turquia se nega alegando independência judicial. Por conta disso, Washington e Ancara, que eram aliados, estão em crise.

“A Turquia tem se aproveitado dos Estados Unidos durante muitos anos. Agora estão retendo nosso pastor cristão, a quem tenho que pedir agora que represente nosso país como um grande refém patriota. Não pagaremos nada pela libertação de um homem inocente, mas estamos reduzindo as relações com a Turquia”, escreveu Donald Trump em seu tweet.

*Com informações da Agência EFE


Leia mais

Clima econômico esquenta entre EUA e Turquia
Pastor em meio a tensões entre EUA e Turquia
Trump ameaça Turquia para que liberte pastor americano
Pastor preso há 500 dias na Turquia sem ter sido condenado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -