Indonésia completa 74 anos de independência

Foto: Portas Abertas

Arquipélago da Indonésia já foi palco de muitos registros violentos. E mesmo sendo aberto à diversidade, cristãos são perseguidos no país

A Indonésia, nação do Sudeste Asiático, é formada por ilhas vulcânicas e abriga centenas de grupos étnicos que falam diversos idiomas. O país é conhecido pelas belas praias, vulcões, dragões de Komodo e selvas, onde vivem elefantes, orangotangos e tigres.

Todo esse cenário faz da Indonésia um país promissor para o turismo, atraindo milhares de visitantes por ano. Apesar da beleza, o país já foi palco de violência e corrupção.

Antes de sua independência, a Indonésia foi colônia da Holanda por longos anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, no entanto, o Japão invadiu e se apossou do arquipélago.

Com o fim da Guerra, o então líder Sukarno declarou a independência da Indonésia com o apoio dos japoneses. Embora só tenha tido sua independência reconhecida em 1949, a República da Indonésia, oficialmente, nasceu antes, em 17 de agosto de 1945.

A Indonésia é diversificada em religiões. Entre os séculos 7 e 14, reinos budistas e hindus foram formados no país, e no século 9 foi construído na ilha de Java o Borobudur, o maior monumento budista do mundo. Já no século 18 os árabes da Índia chegaram à região trazendo consigo o islamismo, que passou a dominar as ilhas do arquipélago.

O século 20 testemunhou a influência de muitos novos grupos missionários protestantes no país, que fez com que o cristianismo crescesse entre os indonésios. Embora o governo tente manter firme a sua bandeira de tolerância, a Indonésia é a 30ª nação na Lista Mundial da Perseguição 2019. Os principais tipos de perseguição contra cristãos na Indonésia são a opressão islâmica e o nacionalismo religioso.

Recentemente, a Indonésia passou por uma nova eleição mantendo no poder o presidente Joko Widodo. Esse resultado foi comemorado pelos cristãos, especialmente porque a intenção do estadista é desenvolver igualmente toda a nação, independentemente da fé.

Nesta data especial em que a Indonésia completa 74 anos de liberdade interceda para que esta nação se aproxime cada vez mais de Cristo.


Leia mais

Indonésia: Igreja é ameaçada por extremistas
Projeto de lei preocupa cristãos indonésios