Eli Soares: Um multitalento na música cristã

Foto: Divulgação

“Nada me marca tanto quanto enxergar o Deus fiel que cumpre todas as promessas”, expressa Eli Soares

Aos 27 anos, 10 deles dedicados à carreira, Eli Soares dos Reis, ou simplesmente Eli Soares, é um cantor, compositor, produtor e arranjador de música cristã contemporânea que conquistou o público brasileiro falando sobre o amor e a bondade de Deus em seus trabalhos. O incentivo para desenvolver seu multitalento já veio na infância.

Criado num lar evangélico, o “pequeno notável” frequentava a igreja com a família, em Belo Horizonte (MG), sua terra natal, e lá aprendeu a tocar vários instrumentos e a soltar a voz. “A música começou na minha vida desde quando me entendo como gente.

E foi na igreja que tive contato com as primeiras notas, acordes. Éramos vizinhos parede com parede da igreja na qual congregávamos, então foi inevitável a minha paixão com essa arte”, contou.

O desejo de compor foi um caminho natural, assim com as apresentações marcantes com o estilo pop groove e adoração. Foram cinco álbuns lançados, várias composições de sucesso, prêmios conquistados e indicações de concursos.

Cada disco traz uma história diferente, baseada em suas experiências e orações com o Senhor, sempre relacionada às fases de sua vida. Com tantos frutos alcançados, o artista se considera realizado por Deus.

“Nesses 10 anos de carreira, olho para trás e vejo as promessas de Deus se cumprindo na minha vida, pois Ele usou pessoas no passado para me falar sobre o que iria fazer. Isso é prova de que o Senhor é maravilhoso e fiel e cumpre cada detalhe.

Nada é maior que isso. Ter gravado DVD, ter sido indicado ao Grammy Latino, ter uma carreira sólida é muito bom, mas nada me marca tanto quanto enxergar o Deus fiel que cumpre todas as promessas”, declarou.

Trajetória de sucesso

O início dessa trajetória vitoriosa ocorreu em 2009, e já com sucesso. Na época, Eli venceu o “Festsêmani”, festival de música gospel realizado pela Igreja Batista Getsêmani (BH), encantando os jurados e o público.

No mesmo ano, também ganhou o concurso de música gospel “Showveiro”, promovido pela TV Rede Super, da Igreja Batista Lagoinha, em Belo Horizonte, e comandado pelo apresentador Alex Passos.

Com a conquista do primeiro lugar, o mineiro recebeu como prêmio a gravação de um CD demo. Daí em diante ele só ganhou projeção, tanto que suas faixas passaram a estar no topo entre as mais ouvidas nas plataformas. As canções estão entre as preferidas na playlist de vários jogadores de futebol.

Os recordes também são constantes. No seu canal oficial no YouTube, apenas o áudio “Me Ajude a Melhorar” tem 36 milhões de acessos. Inclusive essa canção se tornou uma das mais populares na sua carreira.

A música integra o álbum “Casa de Deus”, lançado em 2013, a qual o cantor considera como um de seus melhores resultados em toda a sua discografia. ‘“Me Ajude a Melhorar’ é uma oração que até hoje fala com muita gente. Em alguns lugares que eu canto, é como se fosse a primeira vez. Isso é muito especial na minha carreira”, explicou.

O som de Eli Soares também tem ganhado destaque nos principais sites especializados no Brasil, e suas canções estão no ranking das mais acessadas. A página do artista, através do site “Letras”, registrou mais de 3 milhões de exibições, feito que demonstra a força do mineiro no cenário nacional.

Independentemente do sucesso e da projeção no mercado gospel, o artista nutre o desejo de sempre usar sua voz para levar a mensagem da cruz, pois “Deus não limita ritmos, circustâncias, passos e pessoas”. “Meu desejo é que minha música seja uma ferramenta de evangelização em massa.

Que ela entre onde a religiosidade não entra. É uma responsabilidade e ao mesmo tempo uma honra enorme poder ser um canal, um instrumento de Deus para tanta gente. Eu amo música e quero levar a mensagem através de um bom som para os corações. Isso é o mais lindo de tudo, é o que me encanta e o que me move”, afirmou.

Projetos futuros

Inspirado no sucesso do terceiro trabalho, “Memórias”, lançado em março de 2017, o artista se prepara para gravar o segundo DVD, “Memórias 2”. A gravação com inéditas e clássicos antigos com nova roupagem irá acontecer em agosto, na capital mineira, e terá participação de outros cantores.

“Esse trabalho será muito importante para mim porque fala um pouco da minha história, do meu começo e das músicas que marcaram a minha vida. Regravá-las será muito especial. Minha expectativa é grande, pois vamos trazer para hoje o legado que essas canções antigas deixaram em nosso coração, de esperança, fé e alegria. Vamos cantá-las de uma forma atual, preservando a identidade de cada canção. Será lindo”, detalhou.

Sem falar em data, mas frisando ser um sonho antigo, Eli mencionou a expectativa em gravar um DVD ao vivo no Nordeste para até 15 mil pessoas. “Não sei ainda quando e como será, mas amo o Nordeste e preciso retribuir o carinho que o público tem com o meu ministério desde que iniciei a carreira”, contou.

Outro projeto é gravar um disco em espanhol. “Esse desejo é fruto de um resultado orgânico e natural que já está acontecendo. Tem muitas versões de minhas músicas cantadas em espanhol. Um projeto nesse idioma seria muito legal e especial para mim”, disse.

Sem perder a essência, o foco na família e no trabalho e a vontade de evangelizar falam alto em seu coração. “Deus já realizou um dos meus maiores sonhos, que é constituir uma família. Ele me deu uma linda esposa e dois filhos com saúde e alegria. Não tem mais nada que eu possa pedir ao Senhor. O resto é cumprir meu compromisso como cristão de através do meu ministério, levar Deus para as pessoas.”

Veja “Me ajude a melhorar”


Leia mais

Novo álbum de Eli Soares: 360 graus