24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Os 100 anos da Convenção Batista Paranaense

Comemoração de 100 de Convenção Batista na Assembléia Legislativa do Paraná. Foto: Gilson Abreu

Até junho de 2020, várias ações serão realizadas visando a proclamação do reino de Deus no estado do Paraná

Entre os dias 20 e 22 de junho, a Convenção Batista Paranaense (CBP) realizou a 91ª Assembleia, que, juntamente, com as celebrações dos 100 anos da Convenção, resultou em uma grande festa com a presença de muitas pessoas que fazem parte desta história.

Autoridades municipais e estaduais estiveram presentes, prestigiando a abertura das comemorações do Centenário da CBP. Ao longo da programação, ex-presidentes e executivos foram homenageados, com destaque para a diplomação do presidente de honra, Pr. João Reinaldo Purin e da homenagem com votos de congratulações para a União Feminina Batista Paranaense, concedida pela vereadora Noêmia Rocha, por ocasião dos 104 anos desta associação. A mensagem da celebração do Centenário ficou a cargo do Pr. Paschoal Piragine Jr, presidente da PIB Curitiba.

Convenção Batista Paranaense recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Na sexta-feira (21), ocorreu a eleição da nova diretoria da CBP para o biênio 2019/2021. À noite, durante o culto missionário, os irmãos presentes puderam conhecer os resultados dos trabalhos realizados pela Cristolândia, além dos testemunhos do missionário indígena Adão Krekanh Paulista e de Antônio e Edinalva Pereira, missionários ciganos apoiados pela Convenção. O Pr. Izaias Querino, diretor executivo da CBP, foi o preletor da noite.

Durante o sábado (22), aconteceram os congressos das organizações da CBP e também o encontro das associações de educadores cristãos, músicos, esposas de pastores, dentre outras. Nestes encontros, os participantes se envolveram em conversas temáticas, além das eleições de diretorias e conselhos.

- Continua após a publicidade -

No culto de celebração da noite de sábado, a mensagem foi conduzida pelo Pr. Michel Piragine desafiando a nova geração para um engajamento denominacional e missionário. Também foi empossada a nova diretoria, sob a oração e bênção de mais de 3 mil irmãos presentes, tornando o Pr. Hilquias da Anunciação Paim o novo presidente da CBP.

Durante o ano do centenário, várias ações serão realizadas visando a proclamação do reino de Deus no estado do Paraná. O encerramento está marcado para os dias 11 a 14 de Junho de 2020 no Congresso de Avivamento e Discipulado.

HISTÓRIA

A história dos Batistas no Paraná começa com a primeira pregação do Evangelho feita por Samuel Pires de Melo, em setembro de 1902. Ele começou sua trajetória missionária em Santos (SP) e no começo do século 20 se mudou para Paranaguá.

Em 1910, Samuel procurou a Convenção Batista Nacional porque seu trabalho já congregava quatro igrejas litorâneas. Em 1919, essas comunidades paranaenses e três igrejas catarinenses se unem para formar a Convenção, que posteriormente viria a ser apenas do Paraná.

Segundo o pastor Nivaldo Aparecido Cavallari, 3° vice-presidente da CBP, o trabalho social começou na sua fundação, com milhões de pessoas atendidas ao longo do tempo. “Há relatos de que havia uma sala anexa na igreja em Paranaguá para uma escola para a população carente da cidade. Os estudos mostram que sempre houve na Convenção um olhar social e educacional. Ela nasceu assim”, explicou.

São cera de 400 igrejas em todo o Paraná. Na Grande Curitiba, cerca de 125 igrejas recebem apoio da Convenção para educação teológica por meio da Faculdade Batista e da Casa de Passagem para recuperação de dependentes químicos.

Veja

*Com informações da Convenção Batista Paranaense.


Leia mais

Novo momento dos batistas brasileiros
Convenção Batista aponta caminhos para um Brasil melhor

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -