22.4 C
Vitória
quinta-feira, 26 novembro 2020

Os 100 anos da Convenção Batista Paranaense

Leia também

Faturamento do setor de máquinas cresce pelo 5º mês seguido, diz Abimaq

Segundo a Abimaq, deve-se ao aumento dos investimentos no Brasil com máquinas e equipamentos fabricados localmente

Força Tarefa vai atrás de arquivos de pedofilia na Deepweb

Black Dolphin, em referência a uma prisão localizada na fronteira com o Casaquistão conhecida por abrigar presos condenados à prisão perpétua

Saúde recebe estudo para ampliar validade de testes

Considerado "padrão ouro", o RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser arma poderosa

Até junho de 2020, várias ações serão realizadas visando a proclamação do reino de Deus no estado do Paraná

Entre os dias 20 e 22 de junho, a Convenção Batista Paranaense (CBP) realizou a 91ª Assembleia, que, juntamente, com as celebrações dos 100 anos da Convenção, resultou em uma grande festa com a presença de muitas pessoas que fazem parte desta história.

Autoridades municipais e estaduais estiveram presentes, prestigiando a abertura das comemorações do Centenário da CBP. Ao longo da programação, ex-presidentes e executivos foram homenageados, com destaque para a diplomação do presidente de honra, Pr. João Reinaldo Purin e da homenagem com votos de congratulações para a União Feminina Batista Paranaense, concedida pela vereadora Noêmia Rocha, por ocasião dos 104 anos desta associação. A mensagem da celebração do Centenário ficou a cargo do Pr. Paschoal Piragine Jr, presidente da PIB Curitiba.

Convenção Batista Paranaense recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Na sexta-feira (21), ocorreu a eleição da nova diretoria da CBP para o biênio 2019/2021. À noite, durante o culto missionário, os irmãos presentes puderam conhecer os resultados dos trabalhos realizados pela Cristolândia, além dos testemunhos do missionário indígena Adão Krekanh Paulista e de Antônio e Edinalva Pereira, missionários ciganos apoiados pela Convenção. O Pr. Izaias Querino, diretor executivo da CBP, foi o preletor da noite.

Durante o sábado (22), aconteceram os congressos das organizações da CBP e também o encontro das associações de educadores cristãos, músicos, esposas de pastores, dentre outras. Nestes encontros, os participantes se envolveram em conversas temáticas, além das eleições de diretorias e conselhos.

No culto de celebração da noite de sábado, a mensagem foi conduzida pelo Pr. Michel Piragine desafiando a nova geração para um engajamento denominacional e missionário. Também foi empossada a nova diretoria, sob a oração e bênção de mais de 3 mil irmãos presentes, tornando o Pr. Hilquias da Anunciação Paim o novo presidente da CBP.

Durante o ano do centenário, várias ações serão realizadas visando a proclamação do reino de Deus no estado do Paraná. O encerramento está marcado para os dias 11 a 14 de Junho de 2020 no Congresso de Avivamento e Discipulado.

HISTÓRIA

A história dos Batistas no Paraná começa com a primeira pregação do Evangelho feita por Samuel Pires de Melo, em setembro de 1902. Ele começou sua trajetória missionária em Santos (SP) e no começo do século 20 se mudou para Paranaguá.

Em 1910, Samuel procurou a Convenção Batista Nacional porque seu trabalho já congregava quatro igrejas litorâneas. Em 1919, essas comunidades paranaenses e três igrejas catarinenses se unem para formar a Convenção, que posteriormente viria a ser apenas do Paraná.

Segundo o pastor Nivaldo Aparecido Cavallari, 3° vice-presidente da CBP, o trabalho social começou na sua fundação, com milhões de pessoas atendidas ao longo do tempo. “Há relatos de que havia uma sala anexa na igreja em Paranaguá para uma escola para a população carente da cidade. Os estudos mostram que sempre houve na Convenção um olhar social e educacional. Ela nasceu assim”, explicou.

São cera de 400 igrejas em todo o Paraná. Na Grande Curitiba, cerca de 125 igrejas recebem apoio da Convenção para educação teológica por meio da Faculdade Batista e da Casa de Passagem para recuperação de dependentes químicos.

Veja

*Com informações da Convenção Batista Paranaense.


Leia mais

Novo momento dos batistas brasileiros
Convenção Batista aponta caminhos para um Brasil melhor

- Publicidade -

Matérias relacionadas

De desempregado a milionário: “provisão de Deus”

Horas depois de ficar desempregado, um trabalhador do interior do Paraná ganha 1 milhão em um sorteio. Saiba mais!

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Defender a Bíblia virou motivo para demissão

Após 30 anos como Capelão da Força Aérea dos EUA,  Curt Cizek foi demitido por pregar sobre o pecado da imoralidade sexual, agora luta pela liberdade de expressão. Saiba mais!

Como prosseguir em meio ao luto?

Alba, cristã colombiana, compartilha a dificuldade em realizar coisas cotidianas após a perda do marido por conta da perseguição. Saiba mais!

Apoio de amigos ajuda mulher enfrentar violência em casa

Para 49% das pessoas, no entanto, ficou mais difícil para a mulher denunciar a violência doméstica durante o período de pandemia

“Um Pedido”, de Davi Sacer

Canção é a faixa principal do novo EP de Davi Sacer pela Som Livre, que tem o mesmo nome. Música, assim como todas o álbum, tem participação especial da esposa, Verônica Sacer 

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Primeira brasileira a presidir Tribunal de Apelações da ONU

“Na presidência, quero tentar honrar essa tradição brasileira de boa diplomacia, com respeitabilidade honestidade e boa-fé”, disse a magistrada

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!