23.6 C
Vitória
domingo, 20 setembro 2020

Assembleia Legislativa homenageia Convenção Batista Paranaense

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Assembleia Legislativa do Paraná fez uma homenagem à instituição. Correios lançaram um selo comemorativo do centenário da Convenção. Governador do Estado disse que as igrejas encaminham as pessoas para o caminho do bem

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene nesta terça (18) em comemoração aos 100 anos da Convenção Batista Paranaense. Pastores de várias partes do estado, deputados e o governador Carlos Massa Ratinho Junior, participaram da solenidade.

A homenagem foi proposta pela deputada Cantora Mara Lima, líder da bancada evangélica. Ela destacou que a Convenção Batista presta vários trabalhos sociais nas cidades do Estado. “A Convenção da Igreja Batista é idônea. Trabalha a favor da comunidade espiritualmente falando e também na inclusão social. É uma parceira do Estado porque tem se voltado a favor do carente, do necessitado, mostrando o caminho do bem”, ressaltou.

Em seu discurso, o governador destacou que as comunidades religiosas alcançam pessoas que até mesmo os poderes públicos têm dificuldades de atender. “As igrejas, de modo geral, enxergam os invisíveis”, disse Ratinho Junior. E destacou também que as igrejas levam a palavra de Deus, socialização, e encaminham as pessoas no caminho do bem. “Se tirássemos esse trabalho possivelmente as dificuldades do País seriam muito maiores”, afirmou.

Para o governador, a homenagem da Assembleia à Convenção é um gesto de reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. E acrescentou que o o governo do Paraná se coloca à disposição para colaborar com o trabalho das igrejas.

“A Igreja Batista tem a sua missão com o Evangelho, mas também um grande trabalho social atrelado, capaz de contagiar outras áreas sociais, e outras igrejas a colaborar nesse projeto. As congregações devem ser conselheiras da administração pública”, disse.

O pastor Geremias Corrêa Junior, presidente da instituição, disse que a CBP funciona como uma espécie de associação entre as igrejas, que permanecem autônomas, mas dentro de uma orientação voltada para o atendimento das comunidades.

“As igrejas precisam ser relevantes nas cidades onde estão, atender as comunidades. Em Umuarama, fabricamos fraldas geriátricas para os idosos. Em Curitiba há um trabalho imenso contra a drogadição e no Litoral e em outras regiões trabalhamos na área esportiva com os jovens”, afirmou.

selo

Na mesma ocasião, os Correios também lançaram um selo comemorativo do centenário da instituição, que marca a reunião de cerca de 400 igrejas e 50 mil pessoas.

O selo comemorativo foi apresentado pelo superintendente dos Correios no Paraná, Paulo Cezer Kremer dos Santos, que afirmou que eles vão circular nas correspondências das igrejas da denominação.

A peça estampa o número 100 com elementos característicos do Estado, como a araucária e campos de plantação, além das formas da água, tradução visual do batismo Batista.

HISTÓRIA

A história dos Batistas no Paraná começa com a primeira pregação do Evangelho feita por Samuel Pires de Melo, em setembro de 1902. Ele começou sua trajetória missionária em Santos (SP) e no começo do século 20 se mudou para Paranaguá.

Em 1910, Samuel procurou a Convenção Batista Nacional porque seu trabalho já congregava quatro igrejas litorâneas. Em 1919, essas comunidades paranaenses e três igrejas catarinenses se unem para formar a Convenção, que posteriormente viria a ser apenas do Paraná.

Segundo o pastor Nivaldo Aparecido Cavallari, 3° vice-presidente da CBP, o trabalho social começou na sua fundação, com milhões de pessoas atendidas ao longo do tempo. “Há relatos de que havia uma sala anexa na igreja em Paranaguá para uma escola para a população carente da cidade. Os estudos mostram que sempre houve na Convenção um olhar social e educacional. Ela nasceu assim”, explicou.

São cera de 400 igrejas em todo o Paraná. Na Grande Curitiba, cerca de 125 igrejas recebem apoio da Convenção para educação teológica por meio da Faculdade Batista e da Casa de Passagem para recuperação de dependentes químicos.

Veja

Festa do Centenário
Dia:
20 a 22 de junho
Local:
Primeira Igreja Batista de Curitiba (PR)
Endereço: Rua Bento Viana, 1.200, Batel

*Com informações de Agência de Notícias do Paraná 


Leia mais

Novo momento dos batistas brasileiros
Convenção Batista aponta caminhos para um Brasil melhor

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Crise econômica pode forçar pessoas a sair da Síria

Por conta da guerra, que já dura quase 10 anos, aproximadamente metade da população do país já foi deslocada. Saiba mais!

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kayla Stoecklein: “O que aprendi sobre saúde mental após a morte de meu marido”

Kayla Stoecklein "O que aprendi sobre saúde mental e ministério após a trágica morte de meu marido". Saiba mais!

Teatro – Abram alas para a arte de evangelizar

Hoje, várias igrejas do Brasil tem apostado na arte teatral para ganhar vidas para Deus. Saiba mais!

Agora é lei no Rio: atividade religiosa é serviço essencial

Lei publicada no diário oficial do estado nesta sexta-feira, 18, reconhece a atividade religiosa como essencial em períodos de crise, ocasionadas por doenças contagiosas ou catástrofes naturais. Saiba mais!

“Deus dos improváveis”, com Fred Arrais

Canção é o primeiro lançamento do cantor, que também é pastor, após assinar contrato pela Sony Music. Ouça a música!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.