25 C
Vitória
sábado, 27 fevereiro 2021

Assembleia Legislativa homenageia Convenção Batista Paranaense

Assembleia Legislativa do Paraná fez uma homenagem à instituição. Correios lançaram um selo comemorativo do centenário da Convenção. Governador do Estado disse que as igrejas encaminham as pessoas para o caminho do bem

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene nesta terça (18) em comemoração aos 100 anos da Convenção Batista Paranaense. Pastores de várias partes do estado, deputados e o governador Carlos Massa Ratinho Junior, participaram da solenidade.

A homenagem foi proposta pela deputada Cantora Mara Lima, líder da bancada evangélica. Ela destacou que a Convenção Batista presta vários trabalhos sociais nas cidades do Estado. “A Convenção da Igreja Batista é idônea. Trabalha a favor da comunidade espiritualmente falando e também na inclusão social. É uma parceira do Estado porque tem se voltado a favor do carente, do necessitado, mostrando o caminho do bem”, ressaltou.

Em seu discurso, o governador destacou que as comunidades religiosas alcançam pessoas que até mesmo os poderes públicos têm dificuldades de atender. “As igrejas, de modo geral, enxergam os invisíveis”, disse Ratinho Junior. E destacou também que as igrejas levam a palavra de Deus, socialização, e encaminham as pessoas no caminho do bem. “Se tirássemos esse trabalho possivelmente as dificuldades do País seriam muito maiores”, afirmou.

Para o governador, a homenagem da Assembleia à Convenção é um gesto de reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. E acrescentou que o o governo do Paraná se coloca à disposição para colaborar com o trabalho das igrejas.

“A Igreja Batista tem a sua missão com o Evangelho, mas também um grande trabalho social atrelado, capaz de contagiar outras áreas sociais, e outras igrejas a colaborar nesse projeto. As congregações devem ser conselheiras da administração pública”, disse.

O pastor Geremias Corrêa Junior, presidente da instituição, disse que a CBP funciona como uma espécie de associação entre as igrejas, que permanecem autônomas, mas dentro de uma orientação voltada para o atendimento das comunidades.

“As igrejas precisam ser relevantes nas cidades onde estão, atender as comunidades. Em Umuarama, fabricamos fraldas geriátricas para os idosos. Em Curitiba há um trabalho imenso contra a drogadição e no Litoral e em outras regiões trabalhamos na área esportiva com os jovens”, afirmou.

selo

Na mesma ocasião, os Correios também lançaram um selo comemorativo do centenário da instituição, que marca a reunião de cerca de 400 igrejas e 50 mil pessoas.

O selo comemorativo foi apresentado pelo superintendente dos Correios no Paraná, Paulo Cezer Kremer dos Santos, que afirmou que eles vão circular nas correspondências das igrejas da denominação.

A peça estampa o número 100 com elementos característicos do Estado, como a araucária e campos de plantação, além das formas da água, tradução visual do batismo Batista.

HISTÓRIA

A história dos Batistas no Paraná começa com a primeira pregação do Evangelho feita por Samuel Pires de Melo, em setembro de 1902. Ele começou sua trajetória missionária em Santos (SP) e no começo do século 20 se mudou para Paranaguá.

Em 1910, Samuel procurou a Convenção Batista Nacional porque seu trabalho já congregava quatro igrejas litorâneas. Em 1919, essas comunidades paranaenses e três igrejas catarinenses se unem para formar a Convenção, que posteriormente viria a ser apenas do Paraná.

Segundo o pastor Nivaldo Aparecido Cavallari, 3° vice-presidente da CBP, o trabalho social começou na sua fundação, com milhões de pessoas atendidas ao longo do tempo. “Há relatos de que havia uma sala anexa na igreja em Paranaguá para uma escola para a população carente da cidade. Os estudos mostram que sempre houve na Convenção um olhar social e educacional. Ela nasceu assim”, explicou.

São cera de 400 igrejas em todo o Paraná. Na Grande Curitiba, cerca de 125 igrejas recebem apoio da Convenção para educação teológica por meio da Faculdade Batista e da Casa de Passagem para recuperação de dependentes químicos.

Veja

Festa do Centenário
Dia:
20 a 22 de junho
Local:
Primeira Igreja Batista de Curitiba (PR)
Endereço: Rua Bento Viana, 1.200, Batel

*Com informações de Agência de Notícias do Paraná 


Leia mais

Novo momento dos batistas brasileiros
Convenção Batista aponta caminhos para um Brasil melhor

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Pastores reagem à decisão que barra cultos em SP

Projeto, que torna atividade religiosa como serviço essencial em SP vetado pelo governador João Dória volta para o Legislativo estadual e os deputados podem derrubar o veto. Entenda!

O escolhido: as crianças escolhem seus padrinhos

Organização cristã, Visão Mundial lançou um programa onde crianças escolhem padrinhos e madrinhas. A intenção é tirar as pessoas da pobreza. Saiba mais!

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Espere o melhor e se prepare para o pior

Tanto na vida quanto no esporte existem muitas variáveis que não dominamos e que podem mudar o ritmo ou curso da nossa história, caso...

Já pensou em evangelizar um ladrão?

Enquanto era forçada pelo ladrão a dirigir, Leslie começou a orar em voz alta e falou ao assaltante sobre o amor de Jesus. Confira essa história!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!