Trabalhar em Casa

Para a matéria escrita na revista Comunhão, edição de Abril, citei algumas dicas para trabalhar em casa e aproveitar o tempo livre para outras atividades. Vou estender a conversa, citar vantagens e desvantagens, e colocar você bem antenado no assunto. Lembrando que é muito bom você separar um cantinho para desenvolver seu novo trabalho; ter cuidado e atenção especial no atendimento e na entrega; legalizar a atividade (facilita na hora de emitir notas fiscais e possibilita participação em licitações públicas); ter paciência no início da carreira (esperar o retorno pode demorar um pouco), estudar as tendências do mercado procurando sempre inovar e ter facilidade de se adaptar aos desafios e aos problemas que forem surgindo.

Algumas vantagens do Home Office são: mais tempo para fazer aquilo que é sua paixão e também poder dar mais atenção à sua família; a possibilidade de organizar seu tempo de trabalho e o tempo livre; está livre de engarrafamentos e aos riscos da cidade; pode economizar na alimentação (podendo se alimentar de forma saudável), no transporte e assim investir em seu negócio, ter mais comodidade e conforto.

Algumas desvantagens seriam: perder a privacidade, pois alguns atendimentos são feitos dentro de casa; dependendo da atividade, pode-se ficar muito isolado do convívio externo; trabalhar noite a dentro e perder a noção do tempo e do descanso, num trabalho informal e não legalizado há perda de direitos trabalhistas, portanto oriente-se quanto a isso.

Apresento mais possibilidades de se trabalhar informalmente e aumentar a renda da família. Vamos às ideias:

  1. Alimentação saudável – em tempos controversos sobre o que comer ou não, se tem agrotóxicos ou não, se vai engordar, se vai aumentar as taxas disso ou daquilo, trabalhar com alimentação é um desafio. Vale a pena fazer uma pesquisa sobre qualidade na alimentação e criar um produto que tenha bons materiais em sua produção e que vá fazer diferença no mercado. Mas, com certeza, é algo que ninguém fica sem, comida!!!
  2. Crie um blog – os assuntos são infinitos e basta um computador para colocar as ideias em pauta. Se você está em dúvida sobre ortografia ou a organização das frases, é bom consultar um professor de português para revisão do texto antes de cair na rede. Lembrando que as postagens precisam ser periódicas para atrair um número grande de seguidores.
  3. Tradução – para quem não tem muita paciência para trabalhar com alunos, mas domina algum idioma, o serviço de traduções pode ser uma alternativa interessante. Há empresas que contratam esse profissional, sem vínculo com a empresa, e o pagamento é feito por folha.
  4. Cuidador de crianças – é uma boa ideia, principalmente para quem mora em condomínios e já tem a sua criança para tomar conta. É importante observar questões de segurança, criar uma rotina para elas e não superlotar a casa, pois pode virar um pesadelo para quem contrata e cansativo demais para quem fica com a responsabilidade de cuidar.
  5. Loja virtual – o comércio pela internet está em alta, seja de produtos usados (peças que estão a mais dentro de casa) e também produtos novos. Pesquise alguma mini franquias que pode funcionar bem em casa, e dê preferência a produtos não perecíveis e de pequeno volume, caso você tenha pouco espaço.
  6. Youtuber – virou moda e dá para faturar com propagandas vinculadas ao seu produto. Faça um teste com equipamentos simples, faça postagens para os amigos e aguarde os comentários. Caso haja uma aceitação maciça, bingo!!! Você descobriu sua vocação e pode partir para desenvolver seu talento.
  7. Organizador de Festas – Tem uma animação fora do normal? É considerado (a) hiperativo (a) e festeiro (a)? Também ama organização? Então você pode iniciar seu novo trabalho. Comece com festinhas de família. Pode terceirizar todo o serviço de buffet e decoração (vai fazer novas amizades) e tudo por telefone. A vantagem é que só vai sair de casa no fim de semana.
  8. Guia de Turismo – organize os destinos, consulte transporte aéreo ou rodoviário, hotéis e passeios. Se não quiser passar muitos dias fora de casa, faça pequenas excursões para o interior do estado, com saídas apenas em fins de semana e pesquise o local. Conhecer o lugar e procurar resolver problemas com rapidez é importante para dar tudo certo.
  9. Ilustrador de livros – para quem tem facilidade e ama desenhar, essa é uma boa dica. Entre em contato com alguns escritores da região e envie alguns desenhos, por e-mail mesmo. E o importante é publicar todo livro concluído para que outras pessoas vejam e contratem seu serviço.
  10. Esta é a última de hoje, em breve compartilho mais profissões. Estética – seja design de sobrancelhas, manicure, maquiagem, depilação ou massagens, faça algum curso na área e utilize materiais de boa qualidade. Lembre-se de manter o ambiente limpo, claro e calmo. Uma lista de telefones de clientes ajuda na hoje de enviar um recadinho lembrando que já está na hora de retocar a raiz dos cabelos. Ser lembrado é sempre bom.

Grande beijo e até breve!

Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!