26 C
Vitória
terça-feira, 30 abril 2024

Saiba como ajudar as pessoas afetadas pelo ciclone no RS

O município de Lajeado foi um dos mais atingidos pelo ciclone extratropical - Foto: Marcelo Caumors/Instagram

Há previsão de mais chuva para os próximos dias na região, onde a população enfrenta a pior tragédia natural que já atingiu o Estado 

Por Patricia Scott

No Rio Grande do Sul, chega a 36 o total de mortos devido à passagem do ciclone extratropical que atingiu o Estado desde a segunda-feira (4). O número foi atualizado no fim da tarde desta quarta-feira (6), pela Defesa Civil estadual.

O governador Eduardo Leite anunciou que se trata da pior tragédia natural que já atingiu o Estado. Após sobrevoar as áreas atingidas pelo temporal, ele divulgou a decretação do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

“Não tem sido um ano fácil para o Rio Grande do Sul. Mas nosso povo é resiliente e forte, e nós vamos estar unidos para superar essa adversidade, com toda a estrutura, com os servidores públicos, os militares, civis, voluntários, ações, prefeituras, sociedade civil engajada. Cada vida perdida não pode ser reposta, a gente lamenta cada uma delas. Vamos dar todo suporte para essas famílias”, ressaltou Eduardo Leite.

- Continua após a publicidade -

No total, 79 municípios foram atingidos pelo ciclone, que deixou mais de cinco mil pessoas fora de casa. Vários municípios estão sem fornecimento de água e energia elétrica. O fenômeno teve origem em um sistema de baixa pressão, que provocou chuvas intensas ao longo da última segunda-feira (4). Conforme se deslocou em direção ao oceano, o fenômeno ganhou intensidade. À noite, formou-se o ciclone.

Mais chuva

Áreas de instabilidade vão ganhar força e provocar mais chuva na metade sul do Rio Grande do Sul. Isso deve ocorrer entre a noite desta quarta-feira (6) e ao longo de toda a quinta-feira (7), segundo o Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet). A previsão indica grandes acumulados de chuva, principalmente, no extremo sul do Estado gaúcho, como volumes que podem superar 70 milímetros em algumas áreas.

Nesta sexta-feira (8), o avanço de uma nova frente fria vai potencializar a instabilidade e provocar acumulados de chuva de até 100 milímetros em parte do Rio Grande do Sul, o que pode atingir as mesmas áreas impactadas pela chuva dos últimos dias. Assim, o Inmet alerta a população para a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias, além de seguir as recomendações da Defesa Civil Nacional.

Igrejas mobilizadas

A Convenção Batista no Rio Grande do Sul (CBRS) está mobilizada para ajudar as famílias atingidas, principalmente nas regiões de Encantado, Muçum, Roca Sales. “Iniciamos uma campanha no sentido de obter ajuda financeira para socorrer as pessoas, que enfrentam muitas necessidades”, afirmou o pastor Egon Grimm Berg, diretor-executivo da Convenção Batista no Rio Grande do Sul.

Diante da catástrofe natural, o líder religioso pede oração, como também ajuda para que as famílias possam recomeçar. Para contribuir, o PIX é o CNPJ 92986256/0001-38 (Junta de Administração e Missões da CBRS). O pastor Egon informa que é necessário colocar nos centavos “01” para a identificação da oferta. Exemplo: R$ 10,01.

Algumas igrejas estão recebendo doações, como a Igreja Batista da Comunhão, na Rua Sinimbu, 472, Centro, Caxias do Sul. Os itens essenciais são alimentos não-perecíveis, água, produtos de higiene, roupas, lençóis, cobertores, toalhas de banho e travesseiros. A Assembleia de Deus de Viamão, que fica na Rua José Garibaldi, 454, Centro, também é ponto de coleta. E em Canoas, a Igreja Mover de Canoas, localizada na Avenida Victor Barreto, 604, no Centro.

A iVales Gravataí recebe doações na Rua Santa Clara, 192 – Santa Fé. E a Igreja Batista Betel de Guaíba, na Rua Paulo de Souza Jardim, 3555 – Santa Rita. A Assembleia de Deus de Cachoeirinha, na Rua João Francisco da Silva, 84, também está mobilizada.

Outros pontos de coleta 

Em Passo Fundo, a prefeitura está recolhendo alimentos, colchões, eletrodomésticos, móveis, cobertores, travesseiros, roupas de cama e toalhas de banho. Os pontos de arrecadação são a prefeitura municipal, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Segurança e Câmara Municipal de Vereadores.

Já em Erechim, a Força Voluntária Alto Uruguai recebe materiais de doação para ajudar as vítimas da enchente no estado. A partir desta quinta-feira (7), o recolhimento poderá ser acertado por meio do telefone 199. É possível levar os donativos até a sede operacional da organização, que fica na Rua Dr. José Bisognin, 182, no bairro São Cristóvão, das 13h30 às 19h.

No município de Lajeado, as doações estão sendo recebidas no Pavilhão 2 do Parque do Imigrante. Os itens de maior necessidade no momento para as famílias são: fraldas (infantil e geriátrica), absorventes, sabonete, roupas e colchões.

Em Nova Prata, as famílias atingidas pela enchente e alagamentos precisam de alimentos, colchões, roupas de cama, produtos de higiene pessoal, toalhas de banho e produtos de limpeza. As doações devem ser levadas para a Secretária da Saúde ou na Secretaria de Assistência Social e Habitação do município.

A população de Nova Bassano precisa de doações de roupas de cama, cobertores, produtos de higiene e limpeza, colchões, móveis e alimentos. Os donativos devem ser enviados para o Ginásio Municipal Zeferino. Para quem não conseguir levar até o local, pode ligar para recolhimento: Defesa Civil – (54) 8432-7212 ou Prefeitura – (54) 3273-1670.

As famílias atingidas pela cheia do Rio das Antas, em Bento Gonçalves, precisam principalmente de agasalhos (roupas e calçados), cobertores, itens de higiene pessoal, de limpeza e alimentos não-perecíveis. As doações devem, ser enviadas para a sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Osvaldo Aranha, ou para a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, na Rua 10 de Novembro, no bairro Cidade Alta. Quem não conseguir levar as doações até os locais, pode ligar para recolhimento: (54) 3055-7337.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -