30.9 C
Vitória
quarta-feira, 27 janeiro 2021

O difícil não é fácil – difícil é fazer o fácil

Mais Artigos

Fazejamento

Deixe o passado no passado e avance de maneira firme e constante em direção as coisas que vêm adiante.

Feminismo segundo a TV Record

Não importam os rumos que a trama da TV Record venha a tomar, ela abre espaço para discutirmos as origens do feminismo e até onde os feminismos de hoje estão sendo positivos ou negativos para a mulher

Seria a Bíblia atual?

De fato, propor uma ética bíblica não é tarefa fácil, mas a Bíblia continua válida hoje como o foi no passado.

A nossa mente trabalha aplicando em si a lei do conforto e do menor esforço

Por Lulinha Tavares

Essa era uma frase que me acostumei a ouvir do ex-presidente do Figueirense Futebol Clube – Nestor Lodetti – pessoa da qual tenho muito boas recordações. Digo que concordo plenamente com essa afirmação (O difícil não é fácil – difícil é fazer o fácil).

O ser humano tem uma incrível capacidade de descobrir soluções para situações difíceis e transformá-las em fáceis e acessíveis.

Ao descobrir que pedras produzem faíscas e faíscas produzem fogo e também poder controlar e usufruir dos seus benefícios fez com que o homem deixasse de destinar algumas horas para a mastigação dos alimentos no período neolítico.

Considerada a mais antiga indústria do mundo – a cerâmica se utilizava de barro endurecido no fogo e produzia vasos e tijolos, assim facilitou significativamente a vida do homem ao possibilitar o armazenamento e o transporte de alimentos e água e a construção de moradias.

Hoje podemos afirmar que temos o mundo na palma das nossas mãos. Através de um telefone celular, por exemplo, temos acesso a produtos e serviços, informação e entretenimento, dentre outros. E pasmem, dá até pra conversar através de um celular.

Por que digo isso? Porque com toda a modernidade e com toda a facilidade trazida por essa verdadeira avalanche de tecnologia devemos lembrar que a função principal de um celular é telefonar. Se não, vira tablet. Simples assim.

Possuímos também uma enorme capacidade de complicar o que é fácil e, muitas vezes, deixamos de fazer o básico, o simples, o essencial. Pense nisso!

Devemos entender que, a despeito de todas as facilidades que buscamos, a vida tem as suas dificuldades e devemos encará-las como são, e não apenas buscar atalhos para fugir da realidade ou acelerar inadvertidamente processos que precisam ser respeitados.

O atalho nem sempre é o melhor caminho. Lembre-se: Jesus é o Caminho e não o atalho.

A nossa mente trabalha aplicando em si a lei do conforto e do menor esforço e devemos invariavelmente entender que o difícil não é fácil – difícil é fazer o fácil.

Passamos a vida inteira engordando e queremos emagrecer em poucos dias.  É tão difícil entender que a maneira mais saudável de viver requer renúncia, esforço, superação, sacrifício e também tempo, e que isso não é fácil, mas possível?

Ao tentar facilitar o processo de metamorfose de uma lagarta ao se transformar em borboleta podemos comprometer, com toda boa intenção o seu voo. Assim como podemos prejudicar, e muito, o voo dos nossos filhos ao buscarmos facilitar demais o caminho deles.

Concordo plenamente com esse provérbio oriental:

Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos,
mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes.

Tempo difícil como este por conta da COVID-19 além de dor, perdas e sofrimentos, também produz pessoas mais fortes, resistentes, amáveis, criativas e resilientes.

Não espere facilidade na vida, pois, esperar facilidade apenas aumenta a dificuldade. Valorizamos muito mais o que conquistamos com dificuldade. Acredito que a fé não torna as coisas fáceis – mas sim – possíveis.

O que é mais fácil: mudar os outros ou a nós mesmos? Então por que não fazemos o fácil?

Que tal ressignificar o sentido do chavão “sextou” que coloca o trabalho como apenas um fardo, um inimigo ou um senhor do qual precisamos nos livrar e comemorar na sexta-feira e nos entristecemos na segunda-feira ao reencontrá-lo?

Não é mais fácil ser grato por estar vivo, saudável e empregado em meio à crise?

Creia no que Jesus disse quando afirmou que no mundo teremos aflições. Jesus não veio para nos trazer facilidade e, sim, salvação. E essa salvação não é de graça, mas sim, pela graça e custou o preço de sangue.

Não existe evangelho sem arrependimento, sem negação de si mesmo e muito menos sem cruz.

Facilitamos as coisas quando damos a César o que é de César e quando damos a Deus o que é de Deus. Também assim o fazemos quando deixamos o passado no passado, quando não nos conformamos com esse mundo, quando nos contentamos com o que temos e quando seguimos firmemente para o alvo, independentemente das dificuldades.

Siga bem, em paz e feliz!

Lulinha Tavares é coach esportivo, formado em Educação Física, MBA-FGV/FIFA/CIES, especialista em Psicologia do Esporte, empresário, pastor e líder da Igreja Batista da Graça em Queimados (RJ)

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Líder da Igreja Batista Getsêmani é curado da covid-19

O líder da Igreja Batista Getsêmani entra para a estatística dos mais de 7 milhões de brasileiros que foram curados da covid-19. Saiba mais!

Milhares de desabrigados em Moçambique após ciclone Eloise

Pessoas afetadas por tempestades em janeiro no país africano chegam a 288.400. Saiba mais!

Corrente do bem: Levando oxigênio para quem precisa

Voluntários da Corrente do bem em Manaus! Grupo de amigos se juntou para dar apoio às pessoas que não conseguem internação e estão sendo tratadas em casa. Saiba mais!

Lideranças religiosas protocolam pedido de impeachment contra Bolsonaro

Documento é assinado por 380 pessoas ligadas a diferentes denominações evangélicas, além da igreja católica e de 17 movimentos cristãos. Saiba mais!

Entrevistas

Ilma Cunha: depressão e ansiedade na pandemia

Já viu como tem gente deprimida e ansiosa à nossa volta? As doenças da alma ganharam força total nesta pandemia. Confira a entrevista!

Entrevista com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

“O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” "O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” Por Luciene Araujo “Vamos andar mais rapidamente que o...

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Mirna Borges: Finanças, planejamento e controle

Uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil, Mirna Borges, dá dicas de como sair do vermelho, acertar as contas e ter uma vida mais próspera com o dinheiro, através de princípios bíblicos. Confira!