23.9 C
Vitória
sábado, 4 maio 2024

Identificando as marcas de uma igreja saudável

A igreja é o protótipo da nova sociedade que Deus está criando na terra, é também o veículo através do qual o projeto de salvação deve alcançar todos os povos

Por Joarês Mendes de Freitas

A igreja é central no plano redentor realizado por Deus em Cristo. Paulo aborda o tema em Efésios 3.10-11: “A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades
nas regiões celestiais, conforme o eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor…”

A igreja é o protótipo da nova sociedade que Deus está criando na terra, é também o veículo através do qual o projeto de salvação deve alcançar todos os povos, nações e línguas. Por vezes nos perguntamos: essa é a igreja que vai cumprir o propósito eterno de Deus na redenção da humanidade?

Vemos problemas como divisões, desvios e disputas. A igreja parece longe de ser a noiva descrita em Efésios 5.27 em sua beleza, pureza e perfeição. Ocorre que, no mesmo texto, lemos que “Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela, fez isso para dedicá-la a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua Palavra” (Efésios 5.25-27). A igreja ainda não é o que virá a ser, mas o Senhor já a vê em toda a beleza que terá um dia, sendo Ele mesmo o protagonista dessa transformação.

- Continua após a publicidade -

A questão tem uma outra face que envolve a participação da cada um de nós. Em I Coríntios 3.10-15, na metáfora da igreja como um edifício, Paulo diz que tomamos parte nessa construção e que devemos ser cuidadosos em nosso trabalho, para que não sejamos envergonhados no dia em que as nossas obras serão reveladas.

O tema pode ser visto por ângulos diversos. Há muitas obras sobre o assunto, com diferentes percepções. Mark Dever, em seu livro “O que é uma igreja saudável”, propõe o seguinte conceito: “Uma igreja saudável é uma congregação que reflete de modo crescente o caráter de Deus, conforme revelado em sua Palavra”.

Christian A. Schwartz liderou em 1996 uma pesquisa que resultou na obra “Desenvolvimento natural da igreja”. O projeto envolveu 1000 igrejas, em 32 países, 18 idiomas e teve 4,5 milhões de respostas. Schwartz identificou 8 marcas de qualidade essenciais das igrejas saudáveis, que são: Liderança capacitadora; Ministérios orientados pelos dons; Espiritualidade contagiante; Estruturas funcionais; Cultos inspiradores;
Grupos familiares nas casas; Evangelismo orientado pelas necessidades; Relacionamentos marcados pelo amor fraternal. A meu ver, Deus preservou a melhor descrição de uma igreja saudável que podemos obter.

Atos 2.42-47 apresenta 12 características de uma igreja que tem saúde:

Comunhão – vida compartilhada

Oração – uma base forte de oração

Ensino – firmada na Palavra

Temor de Deus – atitude de reverência

Sinais e maravilhas – manifestações sobrenaturais

Solidariedade – sensível às necessidades

Grande e pequena – no templo e nas casas

Alegria – entusiasmo contagiante

Simplicidade – sem sofisticação e sem burocracia

Adoração – celebra a grandeza de Deus

Simpatia – interação com a comunidade

Crescimento – novas pessoas todos os dias

Essa igreja impactou Jerusalém e, partindo dali, o evangelho alcançou o mundo.

Joarês Mendes de Freitas é pastor emérito da Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi, Vitória, ES.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas