21 C
Vitória
quarta-feira, 29 junho 2022

Movimento latino-americano promove o “Domingo da Igreja Acolhedora”

Foto: Reprodução

A iniciativa, do “Como Nascido Entre Nós”, tem como foco conscientizar os cristãos para as necessidades dos refugiados e migrantes

Por Patricia Scott 

A iniciativa internacional, “Domingo da Igreja Acolhedora”, tem como foco destacar a situação de migrantes internacionais e refugiados, conscientizando as igrejas da importância do acolhimento nesses casos. A iniciativa é promovida pelo movimento “Como Nascido Entre Nós”. Dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), ao final de 2020, havia 57.099 pessoas refugiadas reconhecidas pelo Brasil.

O “Domingo da Igreja Acolhedora”, em 2022, acontecerá no dia 19 de junho. O tema escolhido para este ano é “Caminhos para a Hospitalidade”. A ideia é incentivar as igrejas a buscarem uma comunidade hospitaleira, que seja atenta às necessidades e disposta a ajudar os refugiados.

“Assim, hospitalidade significa em primeiro lugar a criação de um espaço livre no qual o estranho pode entrar e tornar-se amigo, em vez de inimigo. Hospitalidade não é mudar as pessoas, mas oferecer a elas um espaço no qual a mudança pode acontecer”, ressalta o texto “Caminhos para a Hospitalidade” divulgado pela instituição.

Para a data, foram destacados alguns focos de oração: pelos países que estão em conflitos armados, guerra civil, problemas políticos, violência e perseguição que tem forçado as pessoas a abandonarem suas casas; para que a Igreja do Senhor compreenda a importância da hospitalidade ao migrante. Também é motivo de clamor crianças e adolescentes desacompanhados, documentação, renovo e provisão às necessidades básicas. 

Sobre o “Como Nascido Entre Nós”

“Como Nascido Entre Nós” é um movimento latino-americano impulsionado por igrejas e organizações cristãs que, inspirado no modelo de Jesus, busca encorajar as comunidades de fé a serem acolhedoras, protegendo integralmente as pessoas migrantes e refugiadas.

O movimento, promovido pela Tearfund América Latina e Caribe, está presente em 14 países conta com mais de 83 igrejas e organizações – sendo algumas de alcance internacional – de diferentes denominações, portes e projetos que têm respondido ao que o Mestre ensinou: espírito de aceitação, acolhimento e amor que não conhece barreiras de nacionalidade, raça, idioma ou religião.

Serviço
Evento: Dia da Igreja Acolhedora
Data: 19 de junho
Tema: Caminhos para a Hospitalidade
Iniciativa: Como Nascidos Entre Nós
Pedidos de Oração: Aqui!
Liturgia do Culto: Aqui!

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se