19.4 C
Vitória
terça-feira, 16 agosto 2022

BC: Copom antevê novo ajuste de igual ou menor magnitude

Segundo a sinalização do BC, a Selic chegaria a 13,50% (aumento de 0,25pp) ou a 13,75% (alta de 0,50pp) no próximo encontro. Foto: Reprodução

O Copom enfatizou que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas

O Comitê de Política Monetária (Copom) previu que um novo ajuste da taxa básica de juros, Selic, deva ser feito na próxima reunião. A sinalização consta do comunicado divulgado nesta quarta-feira, 15, após a decisão de levar a Selic para 13,25% ao ano, um aumento de 0,50 ponto porcentual. De acordo com a cúpula da instituição, a elevação deverá ser “de igual ou menor magnitude” que a promovida nesta quarta-feira (15).

Para o Copom, a medida deve ser apropriada para que o ciclo de aperto monetário continue avançando “significativamente em território ainda mais contracionista”, levando em conta suas projeções e o risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos. “O Comitê enfatiza que irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, escreveu a cúpula da instituição na nota.

O Comitê também observou que a crescente incerteza da atual conjuntura, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demanda cautela adicional em sua atuação. Como de praxe, o Copom enfatizou que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se