24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Manaus, a capital brasileira a beira do colapso

colpso-Manaus
Foto: Reprodução

Por conta do aumento das mortes de covid-19, Manaus vive colapso com hospitais sem oxigênio, doentes levados a outros estados e cemitérios sem vagas. Governo do Amazonas decretou toque de recolher na capital

Manaus, capital do Amazonas, vive uma crise sem precedentes com o avanço dos casos de Covid-19. Está a beira do colapso! Com internações batendo recordes, unidades de saúde ficaram sem oxigênio. O estado está sendo obrigado a enviar pacientes para outros estados.

Os cemitérios também estão lotados, tiveram o horário de funcionamento ampliado e instalaram câmaras frigoríficas. Para frear o vírus, o governo decidiu proibir a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus.

A situação dramática que vivem os hospitais da cidade em virtude do aumento de casos de covid-19 é relatada por moradores e até mesmo profissionais de saúde.

“Acabou o oxigênio de toda uma unidade de saúde. Tem muita gente morrendo! Pelo amor de Deus!”. Foi o clamor da psicóloga Thalita Rocha em um vídeo, gravado em frente ao SPA (Serviços de Pronto Atendimento) de Redenção, em Manaus.

- Continua após a publicidade -

“O que eu vivi hoje nem nos meus piores pesadelos eu pensei que poderia acontecer. Não ter como assistir paciente, não ter palavras para acalentar um familiar. Isso é uma coisa que vai ficar uma cicatriz eterna nos nossos corações”, declarou a médica residente Gabriela Oliveira, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

oxigênio_Manaus
Crise de abastecimento de oxigênio em Manaus. Reprodução/Junio Matos |A crítica

Toque de recolher

Por conta da gravidade da situação, o governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira (14), um decreto que proíbe a circulação de pessoas em Manaus entre 19h e 6h. Todas as atividades, exceto serviços essenciais para a vida, também estarão proibidos de abrir.

A medida deve valer a partir da publicação do decreto, prevista ainda para esta quinta. Entre as medidas, estão a suspensão do transporte coletivo de passageiros entre rodovias e rios do estado, fechamento de todas as atividades e circulação de pessoas entre 19h e 6h. Só pode sair de casa quem trabalha em áreas estratégicas: saúde, segurança pública, imprensa.

Cemitérios lotados

Manaus registrou 198 enterros nesta quarta e bateu recorde de sepultamentos diários pelo quarto dia consecutivo. Desse total, 87 enterros tiveram a causa declarada como Covid-19. Com aumento da demanda, a Prefeitura de Manaus ampliou horário do funcionamento dos cemitérios até as 18h.

Veja vídeo de moradores relatando o colapso

*Com informações de R7 e G1

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -