21.6 C
Vitória
quarta-feira, 8 dezembro 2021

Amazonas pede socorro! “As pessoas morrem sozinhas”, diz médica

O Amazonas tem 6.062 pessoas com covid-19 e 501 mortes. Casal de missionários, Pastor Ronaldo e Rossana Lidório estão entre os infectados. Profissionais de saúde devem desembarcar neste domingo (3) na capital

Por Priscilla Cerqueira

O Amazonas pode socorro na saúde pública! Estado tem a pior taxa de incidência de covid-19 do Brasil: são 521 casos para cada milhão de habitantes, segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde. A taxa é 2,75 vezes maior que a média nacional. A capital, Manaus é uma das afetadas do país pela crise do coronavírus. E tem sido palco das histórias mais tristes da pandemia no Brasil.

Ao descrever explosão do número de mortes na capital e o colapso dos sistemas de saúde e funerário por conta do coronavírus, o prefeito Arthur Virgílio, chorou.

“Estamos chegando no ponto muito doloroso, ao qual não precisaríamos ter chegado se tivéssemos praticado a horizontalidade da quarentena, no qual o médico terá que se fazer a pergunta: salvo o jovem ou o velho? Estamos em ponto de barbárie.O Amazonas pede socorro!”, desabafou o prefeito.

Caus

A médica Uildéia Galvão trabalha 12 horas por dia, todos os dias. Às vezes, 20 horas por dia, para dar conta dos pacientes que chegam ao Pronto Socorro 28 de agosto, em Manaus. Ela atende os 120 leitos da Sala Rosa do PS, para onde são encaminhados os doentes graves de covid-19.

Médica há 25 anos, Uildéia não consegue aceitar essa nova modalidade de ‘hora da morte’ trazida pelo coronavírus: “É difícil você ver pessoas morrerem sozinhas. Sozinhas, sozinhas, sozinhas. Sozinhas”. Sim, ela repete o “sozinhas” cinco vezes como quem não acredita nas próprias palavras que saem da sua boca.

Fracasso no isolamento social

Em uma videoconferência da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) realizada na quarta-feira (29), Neto afirmou que o isolamento social é um fracasso na cidade e que o sistema de saúde entrou em colapso pelo crescimento de casos na capital.

“Tínhamos 30 a 32 enterros por dia, que correspondiam a gripes sazonais. Temos nunca menos que 100, e chegamos a 140 terça-feira (28). É um quadro dramático. O sistema de saúde colapsou, pois suas capacidades de atendimento estão sendo muito rapidamente esgotadas. Então as respostas não são as que nós idealmente gostaríamos de oferecer”, declarou.

Missionários infectados

Entre os infectados em Manaus estão o casal de missionários, Ronaldo e Rossana Lidório. Ambos testaram positivo para o covid-19 após apresentar sintomas gripais há vários dias. Mas os sintomas se agravaram.

Segundo uma publicação no facebook do pastor Ronaldo, os dois fizeram uma tomografia de tórax neste sábado (02) e o resultado foi positivo para o vírus.

“Estamos com algum comprometimento nos pulmões e devemos iniciar logo o tratamento. Vamos ver se há indicação de hospitalização. Estamos em paz, sabendo que nossas vidas estão nas boas mãos do Altíssimo. Vamos enviando notícias. Agradecemos as orações”, escreveu Ronaldo.

Atualmente, Ronaldo e a esposa trabalham como missionários entre tribos indígenas no Alto Solimões. Eles estão na região desde 2001 para levar a mensagem do evangelho.

missionários_coronavírus
Os missionários Ronaldo e Rossana Lindório ao meio, com os filhos. Foto: Reprodução/ Facebook

Governo Federal

O ministro da Saúde, Nelson Teich, embarcou para Manaus, no Amazonas, neste domingo (3), para acompanhar a situação do estado no combate à pandemia do novo coronavírus.

Neste sábado (4),  cerca de 452 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), além de 1.080 litros de álcool em gel, chegaram em Manaus. Também 300 mil unidades de máscaras cirúrgicas, 17 mil unidades de máscaras N95, 130 mil unidades de luvas, 4.080 óculos e 1.300 aventais e 200 cilindros de oxigênio. Os  materiais foram enviados pelo governo federal.

O Ministério da Saúde anunciou que 581 profissionais de saúde devem chegar a Manaus neste domingo (3) para reforçar o atendimento a pacientes com Covid-19 no Amazonas.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se