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sexta-feira, 26 abril 2024

ES: Escola Bíblica Dominical vira patrimônio imaterial

Foto: Reprodução

Lei entrou em vigor nesta terça (9). O projeto de lei é de autoria do deputado e pastor Marcos Mansur (PSDB-ES)

A exemplo do Rio de Janeiro, no Espírito Santo também já está em vigor uma lei que torna a Escola Bíblica Dominical patrimônio imaterial do Estado. O projeto de Lei 11.013, de autoria do deputado estadual Marcos Mansur (PSDB), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado.

A Lei foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (9). Segundo o deputado, autor da lei, a Escola Bíblica Dominical ocupa espaço conquistado ao longo de anos, inclusive com a utilização do processo didático de ensino-aprendizagem, traduzindo-se em verdadeiro patrimônio cultural e de tradições.

“A escola bíblica dominical é, portanto, um organismo ativo e permanente, que contribuiu consideravelmente no processo de vida, que visa levar os alunos a uma mudança de comportamento para uma vida de temor, santidade, serviço cristão e ao próximo, por tudo isto, merece o nosso reconhecimento e incorporação em nossa cultura Cristã como Patrimônio Imaterial!”, argumentou.

Sobre a EBD

A Escola Bíblica Dominical é praticada em quase todas as igrejas evangélicas do mundo todo. O objetivo principal é o ensino bíblico e a prática de atividades lúdicas ligadas à Bíblia.

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Ela teve iniciou de forma mais concisa as suas atividades no século XVIII, na Inglaterra, com o jornalista Robert Raikes, sendo propagada com mais ardor por John Wesley, posteriormente.

No Brasil, ela surgiu em 1855, em Petrópolis- RJ, através do casal de missionários escoceses, Robert e Sarah Kalley. O método de ensino tem sido utilizado por diversas denominações evangélicas e religiões cristãs, tendo como dia principal da sua realização o domingo.

A abrangência dos estudos realizados nas escolas bíblicas dominicais ultrapassa a leitura e discussão dos textos bíblicos, pois conduzem à sua aplicação trabalhando a ideia de cidadania, bons costumes, altruísmo, autoestima, conhecimentos gerais, saúde, comportamento individual e em sociedade, ética e questões de direito, dentre outras incontáveis propostas, estando disponíveis para pessoas pertencentes à membresia das igrejas ou visitantes.

Normalmente dividida em classes considerando a idade das pessoas, tem utilizado métodos de ensino-aprendizagem modernos, bem como metodologia ativa, o que demonstra estar intimamente conectada aos melhores padrões educacionais.

O QUE É PATRIMÔNIO IMATERIAL

Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

Apesar de tentar manter um senso de identidade e continuidade, este patrimônio é particularmente vulnerável uma vez que está em constante mutação e multiplicação de seus portadores. Por esta razão, a comunidade internacional adotou a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em 2003.


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