Escola Bíblia Dominical, crescimento ao longo da vida

Foto: Reprodução

“A Bíblia é poderosa em si mesma para produzir mudanças na vida de quem se expõe aos seus ensinos e ensinar a maneira certa de viver”

O quarto domingo do mês de abril é marcado pela celebração ao Dia da Escola Bíblica Dominical, carinhosamente conhecida por EBD. Neste 28 de abril, Comunhão ouviu especialistas no assunto para compreender o impacto causado no indivíduo ao ser exposto ao ensino da Bíblia ao longo de sua vida nas classes de EBD.

Pastor da Igreja Batista Jardim Santíssimo (CBB) e diretor executivo do Centro de Juventude Cristã, pastor Gilton Medeiros explica que o processo educativo é uma obra coletiva. “Não podemos pensar em exclusividade – as responsabilidades com a educação podem ser diferentes, maiores ou menores, em tempos e em épocas diferentes, mas nunca exclusivas de um único agente social”, explica.

Segundo o pastor, a família é o primeiro agente a atuar nesse processo. E tem grandes responsabilidades, especialmente àquelas associadas a transmissão de valores morais e religiosos, princípios éticos e padrões comportamentais.

Pr. Gilton Medeiros

É que, além da família, existe o sistema educacional estabelecido pela sociedade, em que crianças tem sido expostas à sua influência cada vez mais cedo.

“Há, entretanto, outro ator nesse processo: para aqueles que buscam uma vivência sob a orientação de uma igreja, como é o caso dos cristãos, há também a influência dos princípios e dos valores inerentes ao evangelho de Jesus Cristo. E é por meio da Escola Bíblica que esses valores são compartilhados”, ressalta.

Há 35 anos a pedagoga com ênfase em Gestão Educacional, Mirian Cruz, 50 anos, se dedica ao ensino da EBD. Membra da Assembleia de Deus Central em Vitória (ES), ela compartilha que foi chamada por Deus para este ministério. Mirian conta a experiência que teve. “Por volta dos meus 15 anos, no caminho para a igreja, Deus usou um irmão para me dizer que, a partir daquele dia, eu não iria mais lecionar para crianças, mas ministrar para adultos”, recorda.

Mirian Cruz, ministra EBD há 35 anos

“Quando o Senhor promete, ele capacita. Eu fui amadurecendo, fiz Pedagogia e adquiri certa experiência como professora. Fui aperfeiçoando minha formação acadêmica e ganhando oportunidades para ministrar”, relata.

Mirian ressalta a importância da Escola Bíblica Dominical e afirma que ela sempre terá espaço na vida do indivíduo desde a primeira infância. “É na classe de EBD que a criança dá seus primeiros passos na vida espiritual, aprende o que é a Palavra de Deus, recebe valores e ensinos como, por exemplo, a se comportar dentro da igreja”, explica.

“Essa criança se torna um adolescente, depois um jovem e aí, quando chega na fase adulta, traz consigo uma bagagem maravilhosa, tornando-a apta para ensinar tudo o que aprendeu. Um adulto bem-sucedido em termos espirituais, um bom pregador da Palavra, manejando bem as ferramentas do Espírito e não se deixando levar por falsas doutrinas”, ressalta.

A integrante do Ministério de Educação Cristã na Primeira Igreja Batista do Pará, Olga Nogueira Sant’Anna, aponta que um dos objetivos fundamentais do ensino bíblico é o crescimento da igreja.

Olga Nogueira Sant´Anna, ministério de Educação Cristã

“O ensino bíblico acontece em diferentes contextos como no culto, no estudos nas casas, etc. No entanto, a Escola Bíblica oferece um ensino formal seguindo mesmo o modelo escolar com currículo, professor, sala de aula, livro didático, divisão de alunos por faixa-etária ou interesse, e outros aspectos”, pondera.

“Como educadora, acredito que o ensino bíblico formal deve acontecer e a Escola Bíblica é uma boa ferramenta se for bem organizada, tiver uma boa gestão, professores bem preparados e um currículo adequado à realidade da igreja local”, ressalta Olga.

 

Para o Pastor Gilton, o livro-texto da Escola Bíblica é a própria Bíblia, e não a revista de comentários, como muitos pensam. “A Bíblia é poderosa em si mesma para produzir mudanças na vida de quem se expõe aos seus ensinos. Ela é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”, menciona a passagem em 2ª Tm 3.16.

“Uma pessoa que, ao longo de sua vida recebe esta poderosa influência, será, sem dúvida, tremendamente impactada, especialmente se seguir o conselho do Senhor: “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha” (Mt 7.24), finaliza Pr. Gilton Medeiros.


leia mais

De quem é a obrigação da educação?
O Mestre da Escola Dominical
Bíblia para a EBD

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!