27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril 2024

Cristão economiza US$ 3 milhões e envia dezenas de jovens à faculdade

Foto: Reprodução

Homem simples, Dale Schroeder, antes de morrer, deixou instruções para o destino do dinheiro que guardou ao longo de 67 anos de trabalho 

Por Patricia Scott 

Homem simples, Dale Schroeder cresceu pobre. Ele não tinha esposa ou filhos. Com a vida resumida ao trabalho, o carpinteiro foi funcionário da mesma empresa por 67 anos. O que ninguém imaginava é que aquele homem que divida os seus dias entre o trabalho e a igreja fosse transformar a vida de 33 jovens, dando a eles a oportunidade de cursar o Ensino Superior.

Steve Nielsen, amigo de Dale, em entrevista à KCCI-TV, afiliada da CBS Des Moines, revelou um pouco sobre a vida pacata de Schroeder: “Ia trabalhar todos os dias. Trabalhava muito duro. Como muitos habitantes de Iowa”. O máximo que ele tinha era “o jeans de igreja e o jeans de trabalho”.

Ao morrer em 2005, as pessoas descobriram o quão rico Schroeder realmente era. Durante os anos dedicados ao trabalho na carpintaria, Dale economizou uma fortuna. Como não possuía descendentes vivos, antes de falecer, o carpinteiro procurou o advogado já com um plano traçado para o dinheiro.

- Continua após a publicidade -

“Ele disse: ‘Eu nunca tive a oportunidade de ir para a faculdade. Então, gostaria de ajudar as crianças a irem para a faculdade'”, contou Nielsen, que revelou ainda: “Finalmente, fiquei curioso e disse: ‘De quanto estamos falando, Dale?’ E ele respondeu: ‘Ah, pouco menos de US$ 3 milhões.’ Quase caí da cadeira”.

Generosidade cristã
Uma das beneficiadas é Kira Conard. No Ensino Médio, a jovem possuía notas para frequentar a faculdade. No entanto, não tinha o dinheiro para financiar o estudo. “Cresci em uma casa de pai solteiro e tinha três irmãs mais velhas, então pagar por nós quatro nunca foi uma opção”.

Kira revela que desejava ser terapeuta, mas não via uma maneira viável de pagar o curso. “[Isso] quase me fez sentir impotente. Tipo, eu quero fazer isso, tenho esse objetivo, mas não posso chegar lá apenas por causa da parte financeira.” Em meio à frustração, a jovem recebeu um telefonema. “Comecei a chorar imediatamente”, lembra Kira, que o homem do outro lado da linha contou a ela sobre Schroeder.

A generosidade de Dale também permitiu que Jenna Herr frequentasse a faculdade enquanto educava a filha. Uma realidade que parecia impossível aos olhos da jovem. “Tinha toda a pressão externa e estresse sobre mim, que já afetava como eu ia para a escola todos os dias, além do trabalho que eu realizava. Então, ter o estresse adicional de financiar minha faculdade, talvez fosse demais”, confessou.

Legado grandioso
Schroeder deixou instruções específicas para o dinheiro: enviar crianças de pequenas cidades de Iowa para a faculdade. “Ele queria ajudar crianças que fossem como ele, que provavelmente não teriam a oportunidade de ir para a faculdade se não fosse pelo seu ato”, frisou Nielsen.

Schroeder pagou as mensalidades da faculdade de 33 jovens estranhos. O grupo, chamado de “filhos de Dale”, esteve reunido no início deste mês para prestar homenagem ao benfeitor que transformou a trajetória de vida de cada um deles. Os beneficiados, agora, são médicos, professores, terapeutas e, também, amigos.

Há apenas uma coisa que Schroeder pediu em troca. “Tudo o que pedimos é que você pague à vista”, disse Nielsen, que finalizou: “Você não pode pagar de volta, porque Dale se foi, mas você pode se lembrar dele e pode imitá-lo.”

Com informações CBN News

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -