A partir da trajetória de seis personagens da Bíblia, os pastores Hernandes Dias Lopes e Arival Dias Casimiro extraem lições práticas que geram consolo e ânimo às almas abatidas
Por Patricia Scott
Atualmente, a sociedade está em ebulição. A pandemia da Covid-19 deixou não só um rastro de morte como também consequências sociais e econômicas danosas. Por outro lado, há ainda as batalhas, que envolvem questões morais e espirituais. E importantes valores, como a família e a fé, estão em constantes ataques. A partir desse contexto, muitos cristãos estão abatidos e desanimados.
Diante desse cenário surge a pergunta: “Como encorajar todos os que precisam renovar as forças para cumprir seu chamado no campo de batalha da vida?”. No livro “Convite ao Encorajamento”, lançamento da Hagnos Editora, os pastores Hernandes Dias Lopes e Arival Dias Casimiro, grandes expoentes da Palavra e obreiros veteranos no Evangelho, apresentam diretrizes bíblicas para ajudar os que precisam de ânimo na caminhada cristã. Com base na trajetória de seis personagens da Bíblia, os autores extraem lições práticas capazes de encorajar e transformar vidas pelo poder da Palavra.
- Nova perspectiva para “As Palavras e as Obras de Jesus”
- Ouça a Rádio Comunhão. radio.comunhao.com.br
“Encontramos na Bíblia um ensino precioso e necessário para a alma humana: a teologia do encorajamento. A sua origem é divina, a sua natureza é sobrenatural, o seu caráter é espiritual e o seu objetivo é animar as almas cansadas. O encorajamento bíblico não pode ser comparado às filosofias de autoajuda nem às terapias humanas. Ele é único, inigualável e exclusivo. Ele é necessário, suficiente e produtivo”, escreveram os pastores.
Segundo eles, o cristão precisa constantemente da ajuda de Deus ou do socorro que vem do céu. “Todo ser humano precisa de encorajamento para viver e enfrentar as lutas da vida, principalmente aqueles que estão envolvidos na obra missionária e pastoral”, pontuam Hernandes e Arival, que acrescentam: “Todo cristão precisa de consolo e ânimo diante das aflições deste mundo. É como se o encorajamento fosse o oxigênio da alma”.
Sobre os autores
Arival Dias Casimiro é pastor titular da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo (SP), além de presidente da Junta Missionária de Pinheiros. Mestre em Comunicação e Letras pelo Mackenzie, doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP, o pastor é ainda escritor, conferencista e plantador de igrejas. Arival é casado com Társia, pai de Matheus e Túllio, avô de Alice.
Hernandes Dias Lopes é natural de Nova Venécia (ES). Casado com Udemilta Pimentel Lopes, pai de Mariana e Thiago, a nora Renata e o neto Bento. Fez o curso de Bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas (SP) no período de 1978 a 1981 e o Doutorado em Ministério no Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississippi, nos Estados Unidos, no período de 2000 a 2001. Pastor presbiteriano, ele articulista de Comunhão, membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, diretor executivo da Luz para o Caminho e colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo.