24.9 C
Vitória
terça-feira, 26 outubro 2021

5 erros que acabam com sexo no casamento

“A comunicação é a chave para um casamento bem-sucedido, sobretudo na área sexual”

Por Marlon Max

No casamento, dois corações se unem para formar uma vida abençoada em comunhão com Deus. Não só os corações se tornam um, mas o corpo também. Casais que vivem em harmonia, aprenderam a decodificar o outro. Saber o que seu marido ou esposa gosta é vital, e quando falamos sobre sexo é ainda mais importante, pois essa é uma área de comunicação e afeto que pode modificar a rotina de qualquer casal.

Para o pastor Josué Gonçalves, que também é terapeuta familiar, muitas famílias ficam por um fio no relacionamento porque cometem erros na área sexual. Gonçalves explica que há pelo menos cinco erros que acabam com uma boa relação sexual.

De acordo com o pastor, muitos casais se queixam sobre não estarem mais praticando sexo como faziam no início do casamento. “Em provérbios capítulo 5 diz: beba a água da sua cisterna e das correntes do teu poço. Essa passagem está falando de sexo e de sexualidade dentro do contexto seguro do casamento”, explica. Para Gonçalves esse é o primeiro erro cometido por casais, não manter a intimidade. “Muitas vezes, com mais tempo de casados, a familiaridade acaba levando ao desrespeito e sem respeito, acaba a intimidade”, frisa.

Foto: Expo Cristã
Foto: Expo Cristã

Outro erro comum, de acordo com o pastor Josué, é esperar que o outro leia sua mente e não verbalize seus sentimentos. “A comunicação é a chave para um casamento bem sucedido, sobretudo na área sexual”, destaca e diz que é um engano achar que conhece muito bem o cônjuge ao ponto de não precisar dizer o que quer e quando quer. “Seu marido não é um leitor de mente”, brinca o pastor.

Ainda se tratando de comunicação, Josué Gonçalves destaca novamente a importância de falar sobre sexo. “Alguns casais até conversam, mas não é o suficiente para ter entendimento”, explica. Para o pastor, o momento de intimidade só pode ser completo se o casal consegue se comunicar com clareza sobre suas vontades, aversões ou fantasias.

Casais com o mal hábito de trazer à tona erros do passado podem estar prejudicando o ato sexual. De acordo com o pastor Josué, algumas vezes o casal quer resolver problemas atuais, mas mudam o foco para problemas do passado. “Alguns casais ainda guardam rancor, e não acham uma forma de abandonar a questão e seguir adiante. Problemas anteriores devem ser resolvidos através do perdão”, diz.

O último erro que pode acabar com o sexo no casamento, de acordo com Josué Gonçalves é ter expectativas irrealistas sobre o outro. “O que acaba com a maioria dos casamento geralmente é a falha em aceitar o marido ou a esposa como são”, explica Gonçalves. A aceitação é a chave para uma relação duradoura. “O sexo nem sempre será quente, nem tudo é estável, mas o casal que resiste a tempestade, logo vão descobrir que juntos são mais felizes”, conclui.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se