23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Cláudio Duarte: sexo é comunicação

casal (3)
"Sua casa parece uma avenida, vive cheia de parentes?. Expulse-os de casa, faça alguém levar as crianças para o parque e fique sozinho com ela. É com intimidade que o casal vai criar excitação" .Foto: Unsplash

“Intimidade é você se sentir tão à vontade com outra pessoa como se estivesse sozinho”

Por Marlon Max

A sexualidade é muitas vezes enxergada como um tabu na maioria das denominações cristãs do Brasil. São poucos os ministros que falam abertamente sobre o ato conjugal, mesmo que muitos casais enfrentam problemas sem ter a quem recorrer. Uma das vozes mais audíveis sobre o tema no país é o pastor Cláudio Duarte, que de uma forma leve e descontraída encontrou uma maneira de abordar o tema nos púlpitos das igrejas.

Segundo a tradição cristã e o ensinamento Bíblico, o sexo é para casados. Desta forma, muitos casais iniciam sua jornada a dois sem saber o que fazer, e pior, sem conseguir conversar abertamente sobre o assunto. A falta de intimidade sexual, apontam especialistas em família, é a causa de muitas rupturas no casamento. Aprender sobre o outro, gerar intimidade e ganhar confiança é o caminho que é recomendado.

Segundo Cláudio Duarte, o grande desafio da maioria dos casais não é diretamente no ato sexual, mas na falta de comunicação. O pastor afirma que esse é o maior desafio para a maioria das famílias. “Eu acredito que esse foi o problema que Eva teve com Adão, lá no princípio, quando ela não achou uma forma de contar para Adão que estava nutrindo um desejo por algo proibido”, diz.

- Continua após a publicidade -
ClaudioDuarte_03
Foto: Arquivo Pessoal

O pastor vai além e explica que quando o assunto é sexualidade, o casal precisa achar uma forma para falar sobre suas preferências, prazer e como o corpo recebe afeto.

“A mulher se sente sem liberdade, porque se ela, hipoteticamente, tomasse a liberdade de fazer algo sem antes conversar com o marido, ela corre o risco de ser mal interpretada”, explica e acrescenta que alguns homens ainda questionaram: ‘onde minha esposa aprendeu isso? Sempre acontece essas coisas”.

Diante de tamanha ambiguidade, entre estar pronto para inovar, ser criativo e propositivo no ato sexual dentro do contexto do casamento e simplesmente não esboçar nenhum tipo de reação, o pastor Cláudio Duarte retoma o tema da comunicação.

“As pessoas vivem 10 ou 15 anos juntos e nunca tiveram intimidade e de uma hora para outra quer falar sobre tudo. É preciso ir com calma. Aproveitar as oportunidades, após um culto ou uma palestra e abrir o jogo, mas de forma crescente e às vezes até sendo acompanhado por alguém, mesmo que seja com um curso como o Casados Para Sempre, ou mentorado por um pastor. A palavra de ordem é: busquem ajuda!”, destaca.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -