Chuvas no ES! Estado continua em alerta

As ruas estão completamente alagadas na Grande Vitória por causa das chuvas. Foto: Aline Pagotto / Next Editorial

As fortes chuvas continuam assolando o Estado. Mais de 700 pessoas estão desalojadas.Igrejas evangélicas continuam arrecadando mantimentos para ajuduar desabrigados

As chuvas continuam assolando o Espírito Santo. Desde o dia 12 de novembro, 608 pessoas estão desalojadas, 105 desabrigadas. Até agora quatro pessoas morreram e 10 ficaram feridas em decorrência das fortes chuvas que atingem o Espírito Santo.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados na Serra, com 66,84 mm, em Fundão, com 52 mm, e Cariacica, com 52,43 mm.

Vitória também está em situação de alerta por conta da grande quantidade de água nas ruas, registrando 50.18 mm de chuvas. Em Vitória (ES), o prefeito Luciano Rezende, suspendeu o expediente.

Além disso, cinco municípios permanecem em situação de emergência: Alegre, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano. Já Santa Leopoldina, continua em estado de calamidade pública.

Alagamentos

Em diversos pontos da Grande Vitória foram registrados alagamentos. Em Vitória, os bairros Jucutuquara e Centro são os que mais foram impactados até o momento. Em Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, as ruas estão inundadas pela quantidade de água das chuvas. O trânsito está congestionado, pois os carros não conseguem avanças nas ruas.

Ajude os desalojados

Uma corrente de solidariedade se formou no Estado. Em várias cidades, empresas e igrejas evangélicas arrecadam mantimentos para serem doados a população desalojada. Na grande Vitória, um dos locias de coleta é na Primeira Igreja Batista de Campo Grande, Cariacica (ES), um dos municípios mais castigados com as chuvas.

Desde que as chuvas começaram, membros voluntários da igreja se reúnem para arrecadar alimentos e levar aos locais de abrigo da cidade.

“Todos os mantimentos que entram saem rápido. Os membros da igreja são todos voluntários e estão envolvidos, tanto na arrecadação quanto no preparo do alimento para as pessoas. Estamos precisando mais é de água e alimentos agora”, explicou o pastor Tiago Lopes, da Primeira Igreja Batista de Campo Grande, Cariacica.

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira (22), o sol volta a aparecer no Espírito Santo. No entanto, a presença da umidade trazida por ventos costeiros provocam chuvas esparsas em alguns momentos por todas as regiões capixabas, sendo que no trecho entre a Grande Vitória e a região Nordeste, a chuva será mais frequente.

A temperaturas máximas estarão em elevação no Estado. Na Grande Vitória, há presença de muitas nuvens. Há previsão de chuva em alguns momentos, sendo mais frequente até o final da manhã. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 24 °C. Em Vitória, a mínima de 22 °C e máxima de 24 °C.