22.7 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio 2024

Assembleia de Deus celebra mais de um século no Brasil

110 anos da AD no Brasil
O Pr. Wellington Jr. com a esposa, Lídia, em um dos cultos de celebração pelos 110 anos da denominação (Foto: Divulgação)

A denominação completa 110 anos de história com cultos de gratidão a Deus, de norte a sul do País

Por Patricia Scott 

A Assembleia de Deus completa mais de um século de história no Brasil. São 110 anos de fundação e, para celebrar, a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) organizou a Semana de Gratidão a Deus, de 14 a 18 de junho. Houve comemoração nas cidades de São Paulo, Natal, Cuiabá, Curitiba e Belém com transmissão, ao vivo, pelo YouTube e também pelas redes sociais da denominação. A AD é maior denominação evangélica do País com 30 milhões de fiéis e com mais de 380 mil templos.

O Pr. José Wellington Bezerra da Costa Jr., presidente da CGAD, agradeceu a presença de todos nos cultos, mas lamentou a ausência do Pr. José Wellington Bezerra da Costa nas celebrações, devido à recente alta hospitalar, após 28 dias de internação, para tratar de complicações da Covid-19. Em sua palavra, Pr. Wellington Jr destacou que Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e, em breve, voltará.

“Foi essa mensagem, que parece simples que os nossos pioneiros, Daniel Berger e Gunnar Vingren, trouxeram para o Brasil. Eles deixaram família e o frio do seu país. Vieram para Belém, no Pará, trazendo a chama do Espírito Santo, alcançando milhões de brasileiros”, enfatizou o Pr. Wellington Jr.

- Continua após a publicidade -

Ele agradeceu a Deus pelos 110 anos de pentecostalismo no País, destacando que de norte a sul do Brasil o Evangelho Pentecostal está sendo anunciado. “Cabe a nós, que o recebemos, enquanto Jesus não voltar, passarmos essa tocha para as futuras gerações”.

O início da igreja

Os suecos Daniel Berger e Gunnar Vingren chegaram ao Brasil, em Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910. Ninguém imaginava que aqueles dois jovens suecos iniciariam um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo. As igrejas existentes na época – Batista de Belém do Pará, Presbiteriana, Anglicana e Metodista – ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários.

A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de 1911, foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo , o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos. O clima ficou tenso naquela comunidade. Resultado: eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo desligados da Igreja Batista. Convictos, fundaram a Missão de Fé Apostólica, em 18 de junho de 1911, que, mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -