22.1 C
Vitória
quarta-feira, 6 julho 2022

Ah, se meu líder soubesse!

Mais Artigos

“Sugiro você ler todas as referências bíblicas, porque meu ensaio poderá ser útil, mas a Palavra de Deus mudará sua vida”

Por Fábio Hertel

O jovem estava na última etapa de um exaustivo processo de seleção. Ele se sentia apreensivo, afinal estava concorrendo com candidatos de vários estados do Brasil. A empresa era muito cobiçada porque há anos despontava como líder no segmento de investimentos e estava entre as top 10 com maior volume sob custódia da maior corretora de investimentos no país.

Como prova final a banca examinadora deu a este jovem candidato 30 minutos para ele descrever o líder de seus sonhos e pontuasse as principais características de um líder de sucesso na atualidade. UAU! E agora? Aquilo bem parecia uma pegadinha. Afinal os integrantes daquela banca examinadora seriam, possivelmente, seus líderes caso fosse aprovado naquela seleção.

Depois de enxugar suas mãos suadas na calça, o jovem que era cristão, escolheu uma linha de raciocínio em que associava características desejáveis de um líder com referências bíblicas. Estratégia arriscada, pois no segmento financeiro, que é muito racional e capitalista, tais abordagens são evitadas. Seu texto ficou assim:

“O líder de meus sonhos, que fará diferença nesta geração e que, na minha opinião, terá bom êxito em suas atividades é aquele que:

– Tem disposição para crescer e incentivar seus liderados a crescerem também. (Isaías 54:2-3)

-Cria um ambiente favorável e propício para que todos os envolvidos prosperem. (Gênesis 1:26-28)

-Tem constância e mesmo em cenários adversos continua preservando seus valores. (Gênesis 39:2)
-Sabe discorrer e apresentar claramente qual é sua identidade, seu propósito e seu destino. (Salmo 1:1-3)

-Adota um estilo servidor e facilitador, sem impor que lhe sirvam e investe muito para garantir a qualidade de vida de seus liderados. (Mateus 20:28)

-Forma, promove pessoas e delega com instruções e metas claras. (Lucas 10:1-9)

-Possui sonhos elevados, convicção e expectativa de que, a partir de sua atuação e influência, poderá mudar o mundo. (Gênesis 12:3)

-Tem coragem de sair do conforto de sua tenda, lutar aguerridamente por seus objetivos e ao mesmo tempo possui sensibilidade para contemplar as estrelas (Gênesis 15:5)

-É ensinável e se submete a treinamentos, imersões e mentorias, isso porque tem fixação por aprender coisas novas. (Gálatas 1:13-18)

-Presta contas de sua vida para outro líder-mentor e assim que aprende novos conceitos e processos vencedores, os coloca imediatamente em prática sem expressar orgulho ou prepotência. (Êxodo 18:5-24)

-Se esforça para deixar um legado de liderados desempenhando atividades de alto nível com performances ainda maiores. (João 14:12)

-Não tem receio de se reunir frequentemente com seus liderados para encorajá-los, mesmo que estes ainda não possuam grandes habilidades. (I Samuel 22:1-2)

-Se capacita não apenas para transformar sua vida nem para engordar seu currículo, mas para impactar a vida de muitas pessoas ao seu redor. (Gênesis 12:2)

-Tem um olhar atencioso, postura generosa e estende a mão para apontar destinos. (Gênesis 37:15-17)

-Não é um mercenário sempre atrás de uma nova oferta da concorrência, mas é comprometido com a cultura e as metas da organização a qual pertence. (João 10:12-13)

-Sabe o “que” faz, “como” faz, mas principalmente “por que” faz. (João 3:16)”

A análise do texto do jovem foi a mais demorada porque os integrantes da bancada avaliadora precisaram de um exemplar da Bíblia para considerarem as referências apresentadas.

Três longos dias se passaram até que finalmente o resultado do processo seletivo chegou. Valeu à pena. O jovem foi contratado.

Sugiro você ler todas as referências bíblicas, porque meu ensaio poderá ser útil, mas a Palavra de Deus mudará sua vida.

Fabio Hertel é empresário, bacharel em Teologia, psicanalista Clínico e MBA em Marketing.

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Entrevistas