28 C
Vitória
quarta-feira, 3 março 2021

Os 502 anos da Reforma Protestante

Entenda os benefícios da Reforma Protestante na história. Uma sessão solene na Assembleia Legislativa do (ES) comemorou os 502 anos

Nesta quinta-feira (31) a Reforma Protestante completa 502 anos. Assim, em 1517, Martinho Lutero anunciou as 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittinberg, na Alemanha.

Em ocasiões anteriores a Comunhão destacou aspectos importantes da Reforma Protestante. O pastor Carlos Novaes, professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, revelou as contribuições.

“Lutero defendia o livre exame das Escrituras. Essa postura deixou aberta a trilha para todos os outros desdobramentos da modernidade, desde o Iluminismo até o conceito de liberdade religiosa. Na cabeça dos reformadores havia essa separação entre a fé institucionalizada e a autêntica fé na graça divina. Foi por isso que a Reforma aconteceu”, esclareceu o pastor.

De acordo com Alderi de Souza Matos, professor e doutor em teologia, a reforma teve implicações políticas, econômicas e sociais. Confira no artigo: Reforma Protestante: os cinco séculos de história.

Ele destaca que “os principais reformadores trabalharam em estreita cooperação com os magistrados ou governantes civis. Assim, ficaram conhecidos como “reformadores magisteriais'”.

UMA NOVA REFORMA

O mesmo contexto que distanciou a Igreja da Palavra de Deus há cinco séculos também a ameaça hoje. Dessa forma, quais são os desvios da reforma nos dias atuais, e o que um novo movimento precisa fazer nos dias atuais?

O pastor Roberto Oliveira da Igreja Presbiteriana de Curitiba (PR), afirmou que vivemos desvios diferentes da época de Lutero. Entretanto, que produzem o mesmo peso.

“Alguns desvios são até maiores, como o abandono da essência do Evangelho. O que está sendo pregado é de lei (comportamental), e não de maravilhosa graça”, explana. Ainda mais o pastor revela a essência do evangelho.

“O Evangelho é boa-nova de perdão, graça e amor, mas a Igreja evangélica hoje é muito baseada em atividades. Isso cansa a muitos, quando na verdade deveria ser descanso e energização do Espírito”, conclui.

SESSÃO SOLENE

A Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES) nessa quarta-feira (30), celebrou a Reforma Protestante. Assim, destacou a questão filosófica, social, econômica e social celebrada na data.

“As contribuições da reforma foram muito além das questões religiosas e teológicas. A questão do serviço social, que nós chamamos de diaconia, a questão da saúde, da educação e, sim, a redescoberta de um tesouro teológico maravilhoso que é a graça de Deus, a justificação da fé pela graça de Deus”, considerou o ice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Mauro Batista.

“A igreja não pode se ater ao mundo espiritual, ela precisa refletir, debater e dialogar sobre aquilo que faz parte não apenas das pessoas, mas da boa  e maravilhosa criação de Deus. A reforma luterana parte do princípio de que somos justificados, somos tornados justos pela fé”, ressaltou o pastor do Sínodo Espírito Santo a Belém, Ismar Schiefelbein.

*Da redação, com informações da ALES


LEIA MAIS

Por uma nova Reforma! 
Os 501 anos da Reforma Protestante 
Reforma Protestante: cinco séculos de história
A Reforma Protestante trouxe benefícios para a sociedade? 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Uma amizade perigosa

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”...

Casamento: o mundo quer tirar o seu valor?

O casamento, nos dias de hoje, ainda tem valor? É uma instituição frágil? Vale a pena se casar? O que Deus, o criador do casamento, deixou registrado na Bíblia a esse respeito?

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Como se portar diante da questão da Graça e do Legalismo?

Lucas Amorim Graça x Legalismo – Deve-se agir com respeito, mas tentar entender o porquê que lhe convidaram, com qual motivo e até onde se...

O legado desconhecido das Reformadoras do século XVI

O livro de Lutero “Da Liberdade Cristã” trouxe a base necessária para que homens e mulheres exercessem o sacerdócio geral dos crentes

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!