22.7 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro 2020

Os 502 anos da Reforma Protestante

Leia também

Brasil e EUA em novo acordo

Robert Lighthizer, participou do mesmo evento, e afirmou que o atual relacionamento beneficia ambos os países

Juiz bloqueia R$ 29 mi de Doria por ‘autopromoção’

Campos considerou que há indícios de que Doria os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa

Conselho de Ética: investigação contra Chico Rodrigues depende de Alcolumbre

A estratégia da cúpula do Senado é derrubar o afastamento determinado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Entenda os benefícios da Reforma Protestante na história. Uma sessão solene na Assembleia Legislativa do (ES) comemorou os 502 anos

Nesta quinta-feira (31) a Reforma Protestante completa 502 anos. Assim, em 1517, Martinho Lutero anunciou as 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittinberg, na Alemanha.

Em ocasiões anteriores a Comunhão destacou aspectos importantes da Reforma Protestante. O pastor Carlos Novaes, professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, revelou as contribuições.

“Lutero defendia o livre exame das Escrituras. Essa postura deixou aberta a trilha para todos os outros desdobramentos da modernidade, desde o Iluminismo até o conceito de liberdade religiosa. Na cabeça dos reformadores havia essa separação entre a fé institucionalizada e a autêntica fé na graça divina. Foi por isso que a Reforma aconteceu”, esclareceu o pastor.

De acordo com Alderi de Souza Matos, professor e doutor em teologia, a reforma teve implicações políticas, econômicas e sociais. Confira no artigo: Reforma Protestante: os cinco séculos de história.

Ele destaca que “os principais reformadores trabalharam em estreita cooperação com os magistrados ou governantes civis. Assim, ficaram conhecidos como “reformadores magisteriais'”.

UMA NOVA REFORMA

O mesmo contexto que distanciou a Igreja da Palavra de Deus há cinco séculos também a ameaça hoje. Dessa forma, quais são os desvios da reforma nos dias atuais, e o que um novo movimento precisa fazer nos dias atuais?

O pastor Roberto Oliveira da Igreja Presbiteriana de Curitiba (PR), afirmou que vivemos desvios diferentes da época de Lutero. Entretanto, que produzem o mesmo peso.

“Alguns desvios são até maiores, como o abandono da essência do Evangelho. O que está sendo pregado é de lei (comportamental), e não de maravilhosa graça”, explana. Ainda mais o pastor revela a essência do evangelho.

“O Evangelho é boa-nova de perdão, graça e amor, mas a Igreja evangélica hoje é muito baseada em atividades. Isso cansa a muitos, quando na verdade deveria ser descanso e energização do Espírito”, conclui.

SESSÃO SOLENE

A Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES) nessa quarta-feira (30), celebrou a Reforma Protestante. Assim, destacou a questão filosófica, social, econômica e social celebrada na data.

“As contribuições da reforma foram muito além das questões religiosas e teológicas. A questão do serviço social, que nós chamamos de diaconia, a questão da saúde, da educação e, sim, a redescoberta de um tesouro teológico maravilhoso que é a graça de Deus, a justificação da fé pela graça de Deus”, considerou o ice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Mauro Batista.

“A igreja não pode se ater ao mundo espiritual, ela precisa refletir, debater e dialogar sobre aquilo que faz parte não apenas das pessoas, mas da boa  e maravilhosa criação de Deus. A reforma luterana parte do princípio de que somos justificados, somos tornados justos pela fé”, ressaltou o pastor do Sínodo Espírito Santo a Belém, Ismar Schiefelbein.

*Da redação, com informações da ALES


LEIA MAIS

Por uma nova Reforma! 
Os 501 anos da Reforma Protestante 
Reforma Protestante: cinco séculos de história
A Reforma Protestante trouxe benefícios para a sociedade? 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

O batismo nas águas é indispensável à salvação?

Pergunta anônima Batismo nas águas, segundo as escrituras, é uma ordenança do Senhor Jesus: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em...

Estou livre para me casar novamente?

Pergunta anônima O padrão divino para o casamento é, segundo as palavras de Jesus, que seja indissolúvel (Mc 10:9). Entretanto, no caso em tela, uma...

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

A FAVOR Se a natureza institucional da igreja tem correlação direta com o exercício da cidadania, pois a mesma se constitui de cidadãos, parece-nos razoável...

Preciso ter o chamado para fazer Missões?

Pergunta anônima de um leitor Comunhão "O chamado de Jesus para todos os cristãos, descrito em Mateus 28:19 e 20, “Ide por todo mundo e...

A Reforma Protestante trouxe benefícios para a sociedade?

Pergunta enviada pelo leitor A Reforma Protestante, marcada pelo 31 de outubro de 1517, foi fundamental para a educação. Antes, a Igreja Católica monopolizava o...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!

Os vencedores da Billboard Music Awards 2020

Kanye West levou nove prêmios, em seis categorias. A cantora Lauren Daigle, que ganhou em três categorias do prêmio em 2019, venceu esse ano como melhor artista cristã.