30.1 C
Vitória
sábado, 19 setembro 2020

Os 501 anos da Reforma Protestante

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Um movimento que mudou a história da humanidade. Na Câmara Municipal de Aracaju, teve sessão solene em homenagem à data. 

Nesta quarta (31) completa 501 anos de um dos maiores movimentos do mundo: a Reforma protestante. Martinho Lutero anuncia publicamente suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, que visavam um retorno ao conceito bíblico que “só Jesus salva”.

Segundo o Pastor Carlos Novaes, professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, a reforma protestante teve duas contribuições para a civilização ocidental. Primeiro é que o movimento abriu portas para a modernidade.

“O reformador Martinho Lutero defendia o livre exame das Escrituras. Essa postura deixou aberta a trilha para todos os outros desdobramentos da modernidade, desde o Iluminismo até o conceito de liberdade religiosa”, explicou.

A outra contribuição da reforma foi para a diferença entre igreja institucional e evangelho.  “Devemos nos lembrar que Jesus Cristo não fundou uma igreja institucional. Ele fundou um conceito de igreja. As igrejas institucionais que se aproximam desse conceito, reproduzem o verdadeiro evangelho.

As que se afastam desse conceito, afastam-se do verdadeiro evangelho. Na cabeça dos reformadores havia essa nítida separação entre a fé institucionalizada e a autêntica fé na graça divina anunciada pelo evangelho. Foi por isso que a Reforma aconteceu”, esclareceu.

A Igreja precisa reformar

Segundo o Rev Hernandes Dias Lopes, da Igreja Presbiteriana do Brasil, o que é mais importante lembrar nessa data é que a igreja precisa sempre se reformar. “A igreja precisa examinar a si mesma, checar a sua própria vida, a sua própria agenda para saber se está fundamentada nos mesmos princípios que inspiraram a reforma”.

Além disso, todas as suas ações e condutas devem estar pautadas nas escrituras sagradas, “não importando as novas doutrinas, não buscando experiencialismo estranho das escrituras, pregando com fidelidade e com integridade. E não pode ser seduzida pelas doutrinas estranhas as novidades do mercado da fé”, destacou.

Hernandes conclui. “A Igreja precisa viver de modo digno desde evangelho para que sua vida seja avalista das suas palavras. Dessa forma estaremos astiando a bandeira da reforma com doutrina e vida, com teologia e ética e com credo e conduta”, concluiu.

Sessão solene especial

Na segunda (29), a Câmara Municipal de Aracaju (SE) promoveu uma sessão especial em celebração ao Dia da Reforma Protestante. A iniciativa foi da vereadora Emília Corrêa (Patriota).

“Martinho Lutero foi inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Muitos são pastores, mas o que faz a diferença é o Espírito Santo que está dentro de nós. Se estivesse vivo Lutero estaria lutando para combater as fake news e buscando a verdade a qualquer preço”, destacou durante o discurso.

Vários pastores estiveram presentes na solenidade. “Martinho Lutero, como conseqüência da leitura bíblica do livro de Romanos capitulo 1:16,17, diz: “Não me envergonho do Evangelho e, o justo vivera pela fé”, disse o Rev Emanuel de Meneses, da Igreja Presbiteriana 12 de agosto.

Saiba mais


Leia mais

Reforma protestante: cinco séculos de história
A Reforma Protestante trouxe benefícios para a sociedade?
Editora Thomas Nelson lança livros especiais da Reforma Protestante
31 de outubro – Os pilares da Reforma Protestante
Conheça os detalhes da Reforma Protestante

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Kayla Stoecklein: “O que aprendi sobre saúde mental após a morte de meu marido”

Kayla Stoecklein "O que aprendi sobre saúde mental e ministério após a trágica morte de meu marido". Saiba mais!

Teatro – Abram alas para a arte de evangelizar

Hoje, várias igrejas do Brasil tem apostado na arte teatral para ganhar vidas para Deus. Saiba mais!

Agora é lei no Rio: atividade religiosa é serviço essencial

Lei publicada no diário oficial do estado nesta sexta-feira, 18, reconhece a atividade religiosa como essencial em períodos de crise, ocasionadas por doenças contagiosas ou catástrofes naturais. Saiba mais!

“Deus dos improváveis”, com Fred Arrais

Canção é o primeiro lançamento do cantor, que também é pastor, após assinar contrato pela Sony Music. Ouça a música!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Justiça determina que Flordelis use tornozeleira eletrônica

Defesa da deputada federal ré pela morte do marido, o pastor Anderson, informou que vai recorrer da decisão. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!