26.5 C
Vitória
sexta-feira, 4 dezembro 2020

Os 501 anos da Reforma Protestante

Leia também

Saúde necessita de investimento em governança de dados

"O País demanda urgentemente respostas e responsabilizações adequadas às empresas e órgãos que tratam dados pessoais sensíveis", afirma advogada Bianca Albuquerque

Operação Uruatu 2 faz buscas contra traficantes de animais

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais

Governo anuncia operação de combate a crimes contra idosos

Após constatação de que o total de denúncias de crimes registrados por meio do Disque 100 aumentou durante a pandemia

Um movimento que mudou a história da humanidade. Na Câmara Municipal de Aracaju, teve sessão solene em homenagem à data. 

Nesta quarta (31) completa 501 anos de um dos maiores movimentos do mundo: a Reforma protestante. Martinho Lutero anuncia publicamente suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, que visavam um retorno ao conceito bíblico que “só Jesus salva”.

Segundo o Pastor Carlos Novaes, professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, a reforma protestante teve duas contribuições para a civilização ocidental. Primeiro é que o movimento abriu portas para a modernidade.

“O reformador Martinho Lutero defendia o livre exame das Escrituras. Essa postura deixou aberta a trilha para todos os outros desdobramentos da modernidade, desde o Iluminismo até o conceito de liberdade religiosa”, explicou.

A outra contribuição da reforma foi para a diferença entre igreja institucional e evangelho.  “Devemos nos lembrar que Jesus Cristo não fundou uma igreja institucional. Ele fundou um conceito de igreja. As igrejas institucionais que se aproximam desse conceito, reproduzem o verdadeiro evangelho.

As que se afastam desse conceito, afastam-se do verdadeiro evangelho. Na cabeça dos reformadores havia essa nítida separação entre a fé institucionalizada e a autêntica fé na graça divina anunciada pelo evangelho. Foi por isso que a Reforma aconteceu”, esclareceu.

A Igreja precisa reformar

Segundo o Rev Hernandes Dias Lopes, da Igreja Presbiteriana do Brasil, o que é mais importante lembrar nessa data é que a igreja precisa sempre se reformar. “A igreja precisa examinar a si mesma, checar a sua própria vida, a sua própria agenda para saber se está fundamentada nos mesmos princípios que inspiraram a reforma”.

Além disso, todas as suas ações e condutas devem estar pautadas nas escrituras sagradas, “não importando as novas doutrinas, não buscando experiencialismo estranho das escrituras, pregando com fidelidade e com integridade. E não pode ser seduzida pelas doutrinas estranhas as novidades do mercado da fé”, destacou.

Hernandes conclui. “A Igreja precisa viver de modo digno desde evangelho para que sua vida seja avalista das suas palavras. Dessa forma estaremos astiando a bandeira da reforma com doutrina e vida, com teologia e ética e com credo e conduta”, concluiu.

Sessão solene especial

Na segunda (29), a Câmara Municipal de Aracaju (SE) promoveu uma sessão especial em celebração ao Dia da Reforma Protestante. A iniciativa foi da vereadora Emília Corrêa (Patriota).

“Martinho Lutero foi inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Muitos são pastores, mas o que faz a diferença é o Espírito Santo que está dentro de nós. Se estivesse vivo Lutero estaria lutando para combater as fake news e buscando a verdade a qualquer preço”, destacou durante o discurso.

Vários pastores estiveram presentes na solenidade. “Martinho Lutero, como conseqüência da leitura bíblica do livro de Romanos capitulo 1:16,17, diz: “Não me envergonho do Evangelho e, o justo vivera pela fé”, disse o Rev Emanuel de Meneses, da Igreja Presbiteriana 12 de agosto.

Saiba mais


Leia mais

Reforma protestante: cinco séculos de história
A Reforma Protestante trouxe benefícios para a sociedade?
Editora Thomas Nelson lança livros especiais da Reforma Protestante
31 de outubro – Os pilares da Reforma Protestante
Conheça os detalhes da Reforma Protestante

- Publicidade -

Matérias relacionadas

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Mirna Borges: Finanças, planejamento e controle

Uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil, Mirna Borges, dá dicas de como sair do vermelho, acertar as contas e ter uma vida mais próspera com o dinheiro, através de princípios bíblicos. Confira!

Rodolfo Abrantes canta “Temos Tempo”

Além de um clipe no Youtube, canção, que tem autoria de Rodolfo Abrantes, está disponível em todas as plataformas de música

Fé contra a covid-19

Em Cariacica (ES), a vida de um pastor, que está na batalha contra a covid-19 há 22 dias, estimulou um grupo de evangélicos a orar em frente ao hospital. Saiba mais!

Anderson Freire e Elaine Martins em Humilde Rei

Foi a primeira vez que os cantores gravaram juntos

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!