25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Paz: serenidade que vem de Deus

O terceiro “gomo” do Fruto do Espírito que abordaremos nesta série é a Paz. No dicionário, paz significa bem-estar, harmonia, tranquilidade da alma. Em grego, a palavra que a define é “eirene”, utilizada pelo apóstolo Paulo para indicar o estado ou a condição de ausência de guerras. Para os romanos, “pax” tinha como significado o relacionamento de reciprocidade entre duas partes, ainda que provocada pelo domínio de uma sobre a outra. O termo hebraico “Shalom”, que representa o bem-estar, refere-se aos aspectos mais concretos da vida, como saúde e prosperidade. Mas, antes de todos esses significados, Paz é a promessa de Deus para seus filhos.

“Receber a paz de Deus é confiar nEle acima de tudo, na medida em que a paz é produzida pelo Senhor para nós. Ela é tanto fruto (produto de) como dom (presenteada por)”, explica o pastor da Igreja Batista Morada de Camburi, Erasmo Vieira. Segundo o pastor, a paz como ausência de conflitos e guerras está no sentido humano. “A paz no sentido bíblico é um estado de ser do nosso espírito. Não é ‘estar em paz’, mas é ‘ser em paz’. É viver como Jesus viveu”, afirma o pastor Erasmo.

A paz, como Fruto do Espírito, de fato, “excede todo o entendimento”, conforme o apóstolo escreve no texto de Filipenses. “Nosso entendimento mental e emocional estão aquém do entendimento do que é a paz. Nunca seremos capazes de entender e, muito menos, produzir a paz que vem do Senhor”, explica o pastor Erasmo.

Buscar a verdadeira paz
“Deus nos chamou para viver em paz” (1 Co 7:15b). Em meio a tanta violência, agressão, descontentamento, ansiedade e desânimo, é preciso buscar em Deus a paz verdadeira que somente o Senhor pode ofertar a seus filhos. Muitas vezes, a paz que o homem conhece e vive não é suficiente para seu espírito, para aplacar seus medos e anseios. O bem-estar social traz uma aparente tranquilidade, mas muitos ainda se dizem “vazios”. Enquanto isso, aqueles que buscam a paz de Deus, aquela “que excede todo o entendimento”, encontram a serenidade de quem confia plenamente em Deus.

- Continua após a publicidade -

Para o pastor da Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim, João Luiz Melo, deve-se deixar de lado o conceito de paz da sociedade e buscar o conceito de paz que vem do Senhor. “Se pensarmos humanamente, como falar de paz quando durante os últimos séculos só houve guerra? Mas a paz que pregamos, aquela que vem de Deus, é fruto da ação sobrenatural do Espírito Santo em nossas vidas”, explica o pastor João Luiz.

O pastor esclarece ainda que o primeiro passo para quem deseja a paz como Fruto do Espírito é entregar a vida a Jesus, experimentando uma experiência de conversão verdadeira. “Para aqueles que já vivem em Cristo, é importante buscar a maturidade na fé, deixando o Espírito Santo produzir em si o Seu fruto”, destaca o pastor João Luiz, que complementa com o verso 33 do livro de João, capítulo 16: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo”.

De acordo com o pastor Erasmo Vieira, buscar a paz de Deus é um mandamento bíblico. “Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança” (Sl 34.14). Entretanto, todo cristão deve buscar a paz que é dada por Deus, sem deixá-la esquecida. “O problema é que muitos agem como se Deus nos desse um tesouro para ser guardado em um cofre, e não é bem assim. A paz precisa ser desenvolvida, exercitada (Tg 3.18), buscada com afinco (Hb 12.14 e 2 Tm 2.22), desenvolvida com um juiz (Cl 3.15); ela requer esforço para exercitá-la (Rm 14.19) e deve ser trilhada como um caminho (Rm 3.17)”, pontua o pastor Erasmo.

“A paz que vem do Senhor nos faz viver como uma ponte sobre as águas revoltas; e isso não significa alienação, mas um estado de espírito que coloca Deus como diretor de todas as ações no palco da vida”, afirma o pastor Erasmo. “Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz” (1 Co 14.33).

Paz e fortaleza
“O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. (…) Ele dá fim às guerras até os confins da terra” (Sl 46.7,9). Quem busca, cultiva e exercita a verdadeira paz de Deus experimenta também a segurança que vem do Senhor, da mesma forma como diz o salmista, “Deus é a torre segura”. Em muitos outros versos bíblicos podem ser encontrados o zelo que o Pai tem com seus filhos, provando que a tranquilidade e a serenidade que Ele ministra por meio do Espírito Santo fortalecem o coração do homem. “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Sl 4.8).

“Uma das mais armadilhas mais violentas que a vida humana nos confronta é o medo. O medo é, na verdade, um paralisador que nos foi injetado desde a infância. Porém, a presença de Deus é encorajadora e nos traz a capacidade de ir adiante. E é isso que o Senhor nos concede com Sua paz”, afirma o pastor Erasmo Vieira.

Apesar da força e da serenidade que a paz confere a quem busca o Fruto do Espírito, as preocupações da vida moderna insistem em atribular e atrapalhar a vida dos cristãos. “A preocupação sempre nos afasta do Senhor, pois é exatamente o momento em que queremos ser autossuficientes, independentes de Deus, e, nesse momento, caminhamos para longe do Pai”, alerta o pastor João Luiz.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus” (Fp 4:7). Vale frisar também o verso em que o apóstolo Paulo compara a paz de Deus a um sentinela, guardando os corações e as mentes daqueles que buscam a paz do Senhor. O pastor Erasmo Vieira explica que a paz, como Fruto do Espírito, é constantemente confrontada com situações que geram desconfiança, insegurança e conflitos. “Nesses momentos, precisamos deixar de olhar para nós mesmos e buscar olhar para Deus. Como a paz não é produto humano, ela vem do Senhor, precisamos estar constantemente conectados nEle para que a verdadeira paz não seja apenas ‘estar’, mas seja ‘ser’, assim como Jesus”, conclui o pastor Erasmo.

Na próxima parte da série Fruto do Espírito, você vai aprender um pouco mais sobre a quarta virtude apresentada em Gálatas, a Paciência.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -