Muita sabedoria nesta hora           

Todos os dias notícias bombásticas do “mundo gospel” criam um grande impacto em todos nós. São escândalos, fofocas ou simplesmente histórias de cristãos sinceros que caíram em alguma área.

Talvez por termos nos acostumado com notícias similares na operação Lava Jato, queremos saber qual é a próxima bomba. No entanto, gostaria de compartilhar alguns pensamentos, que podem nos ajudar a não alimentar a maquina da “fofoca gospel”. O resumo é: muita sabedoria nesta hora.

Muita sabedoria nesta hora para:

  1. Olharmos para Jesus como nossa maior referência. Nosso compromisso maior é com Jesus e sua igreja. Imagino que os discípulos de Jesus também ficaram abalados quando ele disse que estava partindo, mas depois do choque eles se levantaram para cumprir a missão.
  2. Olharmos para o Reino de Deus e os Seus propósitos. Algumas notícias que recebemos são de pessoas conhecidas, que são referência para nós como igreja, mas o Reino de Deus é muito maior. Algumas pessoas nos influenciaram, mas precisamos entender que cabe a nós sermos referências onde estamos.
  3. Absorvermos o fato, não perdermos o foco, e não nos impressionarmos com a fofoca. O fato é que Pedro negou Jesus. Deus o usou para nos influenciar e nos preparar para sermos influenciadores. O foco é usarmos as experiências de Pedro para aprendermos lições para as nossas próprias vidas. As fofocas sobre a negação de Pedro poderiam confundir o fato de que ele se arrependeu e tirar os discípulos do foco.
  4. Não tirarmos conclusões precipitadas. Ouvi a história de dois psicólogos caminhando num parque e um homem cruzou com eles e disse: “Bom dia”. Eles não responderam, e após o homem passar um perguntou para o outro: O que será que ele quis dizer com isto? Não precisamos ser psicólogos para querer interpretar as coisas. Somos talvez um pouco piores do que os psicólogos na habilidade de analisar e criar interpretações. Nem sempre temos todos os elementos para tirar conclusões. Há coisas que Deus fez na minha vida que eu nunca entendi, e nem sei se vou entender.
  5. Lembrarmos que somos parte de um movimento global de Deus. Paulo plantou, Apolo regou e Deus deu o crescimento. Alguns líderes plantam, outros regam e Deus dá o crescimento. O líder que Deus usa para plantar uma igreja ou um projeto, não é mais o dono daquilo e o projeto não depende exclusivamente dele. Deus dá o crescimento e marcas daquilo que foi criado por Deus estão espalhadas por todo o mundo. Deus deu o crescimento das sementes plantadas por Lutero, Calvino, Conde Zinzendorf, Moody, Martin Luther King Junior, e outros, pois isto se tornou um movimento de Deus. Você e eu somos apenas “uma pessoa” num grande movimento global de Deus.
  6. A visão começa em Deus e termina em Deus. Andy Stanley fala isto em seu livro Visionar. Se Deus, por algum motivo que não entendo, decidiu tirar da liderança o visionário de tudo isto, humanamente falando eu sinto bastante, mas meu compromisso é com o Dono da visão. Muitos visionários como João Batista morreram cedo, mas ele era só o precursor do que Deus estava para fazer.
  7. Não ficar de fora do que Deus está fazendo. Depois de um problema numa igreja uma pessoa me perguntou se deveria continuar sendo membro de uma igreja. Minha resposta foi: Você segue Deus ou segue tendências? Eu não me envolvi com o Reino por causa de uma pessoa ou de uma igreja. Eu me envolvi porque Deus me chamou para ser relevante neste tempo, influenciar as cidades e gerar transformação. Se as coisas não estão indo bem eu continuarei seguindo Deus, e continuarei fazendo a última coisa que Deus me pediu.
  8. Perseverar. O significado de perseverança no grego é “ficar em pé depois que todos caíram”. Sei que líderes e igrejas podem definir nosso envolvimento num projeto, mas a visão é aquilo que nos faz perseverar. A terra prometida requereu dezenas de líderes ao longo de décadas, mas foi a promessa e a ação de Deus que fez com que o povo perseverasse.
  9. Enxergarmos onde o inimigo quer nos dividir. O diabo não é criativo, mas é estrategista e repetitivo, e quer sempre nos dividir. Parece que a expressão alemã que fala sobre “o espírito deste tempo” é aquilo que mais temos experimentado: os escândalos na igreja e a divisão entre os líderes. A melhor coisa que podemos fazer agora é nos unir. As duas coisas que podem nos unir são a sabedoria e a visão de Deus. Não são as nossas opiniões sobre o que aconteceu neste ou naquele ministério neste momento que nos unirão, apenas Deus.
  10. Orarmos mais do que falarmos ou buscarmos notícias na internet. Tenho certeza que se para cada 10 minutos que você gasta na internet, lendo notícias sobre a última fofoca gospel, você investir 30 minutos em oração, veremos mudanças em pouco tempo. Joel Cominsky mostra que as células ou pequenos grupos que mais crescem no mundo são aquelas em que os líderes oram 90 minutos por dia. As que menos crescem são aquelas em que os líderes oram apenas 30 minutos por dia. Todo o tempo que gastarmos para saber os detalhes da última bomba, vai apenas roubar tempo que podemos investir pedindo a Deus que faça crescer ainda mais o movimento que Ele mesmo iniciou. Se houve erros ou acertos de algum líder ou de alguma igreja, nós não vamos conseguir mudar isto agora. Mas nós podemos mudar o futuro, se aprendermos com os erros e acertos do passado e orarmos para que Deus nos conduza na direção do que Ele está fazendo. Agostinho disse que: “O Deus todo poderoso, por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir nas suas obras, se não fosse bastante poderoso e bom para fazer resultar o bem do próprio mal.”

Por fim, se todos nós estivermos olhando para Deus, e seguirmos a visão de Deus viveremos anos incríveis. O Brasil sentirá o impacto da ação de líderes e igrejas que foram influenciados por nós, como fruto da graça de Deus usando nossas vidas. Nada disto é por causa de nós ou de uma igreja ou um pastor, mas porque Deus está agindo. Se perdermos a oportunidade de nos juntarmos a Deus no que ele está fazendo, talvez perderemos a oportunidade das nossas vidas.


Josué Campanhã
Diretor da Envisionar e missionário da Sepal
josue@envisionar.com

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!