Construindo uma mentalidade vencedora

Construindo uma mentalidade vencedora
Jorge Monteiro é Pastor na Nova Igreja, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e professor da Atos Escola de Liderança Cristã, onde ministra sobre liderança para pastores e líderes de diversas denominações

Nossa mentalidade é construída de acordo com o tipo de informação e conhecimento com o qual nós temos mais contato

Em um dos painéis apresentados numa conferência para líderes que participei em Atlanta nos Estados Unidos, um pastor compartilhou sua experiência ao assumir a liderança de uma igreja em Pittsburgh, uma cidade que tem como característica ser considerada a “cidade do aço” nos Estados Unidos, como se fosse a nossa Volta Redonda – RJ, uma vez que o principal negócio da cidade é a siderurgia.

Ele contou como foi difícil seu primeiro ano à frente daquela comunidade, principalmente, ao perceber que tudo que ele pregava, embora todos afirmassem ter gostado e demonstrado concordar, na verdade não refletia em qualquer mudança na vida dos membros da igreja.

Ao tentar entender o que estava acontecendo ele começou a perceber que existia um comportamento padrão entre os membros da igreja, praticamente, todos falavam a mesma coisa: “O meu bisavô era siderúrgico, o meu avô foi siderúrgico, o meu pai também foi siderúrgico, eu sou siderúrgico e meu filho será um siderúrgico”. Foi, então, que ele entendeu que a mentalidade deles os limitava-se a receber qualquer afirmação ou visão que não fosse a de que eles seriam siderúrgicos sua vida inteira. Eles demonstravam uma visão de vida que comprometia não apenas o seu presente e futuro, mas também o das próximas gerações, como se o futuro “já estivesse selado” em função da sua origem familiar ou do lugar onde nasceram.

Eles construíram uma “fortaleza” mental de maneira que eles não conseguiam acreditar de fato que algo poderia ser diferente do que a realidade que estavam vivendo.

Foi então que o pastor entendeu que para que estas pessoas tivessem uma verdadeira transformação de vida, de maneira a viverem, verdadeiramente, aquilo que a palavra diz a respeito delas, seria necessário que tivessem uma completa mudança de mentalidade quanto a forma como elas enxergavam a vida.

Nossa mentalidade é construída de acordo com o tipo de informação e conhecimento com o qual nós temos mais contato. Se você quiser saber quem vai ser mais forte e influente em sua vida – o homem interior ou o homem exterior – basta avaliar qual deles você tem alimentado e exercitado mais.

Se você quer ter uma mudança de mente, um posicionamento de vida que te conduz à vitória,  é necessário que você comece a se encher de coisas que vão lhe proporcionar uma nova visão e um posicionamento de vida que te conduzirão à vitória. Se você se enche de informações, de conteúdos que te levam ao entendimento que existem limitações com relação à sua vida, certamente você ficará limitado e, consequentemente, paralisado. Por isso, é tão importante entendermos a importância de mudarmos nossa mentalidade e de termos uma completa metanóia.

Em Romanos 12:2 está escrito: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” Este texto é perfeito para podermos entender qual é o plano de Deus a respeito desse processo de mudança de mente.

Todos os dias nos deparamos com a necessidade de realizarmos escolhas em relação a vários assuntos. Então, faça hoje estas perguntas para você mesmo: Em que se baseia o meu processo de escolhas? Em minhas emoções, em minhas crenças, em tradições, nas circunstâncias ou na verdade da Palavra de Deus?

Toda escolha envolve um processo mental que, em geral, leva em conta nossos pensamentos, desejos, emoções, crenças e os referenciais de vida que temos. Isto significa que tudo que está ao nosso redor, desde o momento em que nascemos, influenciou ou influencia a nossa mentalidade, que automaticamente influencia as nossas escolhas e atitudes. Por isso, precisamos constantemente refletir sobre quais são os nossos referenciais e o que estamos construindo como base para as escolhas que temos feito em nossas vidas.

Saiba que você foi criado por Deus com um propósito específico, e viver esse propósito começa na sua transformação, que ocorre com a mudança da sua mentalidade a fim de que você faça escolhas sábias, que te levarão a desfrutar de uma vida abundante e vitoriosa.

O que deve influenciar e direcionar sua vida é o que Deus diz, não o que as pessoas pensam ou afirmam. Lembre-se sempre que Ele já declarou que você é mais do que vencedor em Cristo Jesus. Falem o que quiser, pensem o que quiser, afinal, o que deve respaldar sua vida é a verdade da Palavra de Deus.


Jorge Monteiro é Pastor na Nova Igreja, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e professor da Atos Escola de Liderança Cristã, onde ministra sobre liderança para pastores e líderes de diversas denominações


Leia mais

O que tem direcionado suas decisões?

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!