24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Brasil faz acordo com Espanha para capacitar professores

Foto: Reprodução

Os dois países assinaram um memorando de entendimento que prevê ações para difundir o idioma e a cultura de ambos.

O Brasil firmou um acordo com a Espanha para formação de professores e gestores, intercâmbio de estudantes e docentes e promoção de pesquisa em educação. Um memorando de entendimento entre as partes foi assinado nesta sexta (09) pelo ministro da Educação, Rossieli Soares e o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas.

O acordo prevê diversas ações de formação para difundir idioma e cultura, além de construir conhecimento em ambos países. A realização dos projetos terá apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

“Nossas raízes linguísticas são muito próximas e temos muito a compartilhar. A língua não pode ser uma barreira. Temos muito conhecimento científico em ambos países. Temos muito a compartilhar sobre educação básica, formação de professores, gestão, e tantos outros pontos”, diz Soares.

O acordo também prevê intercâmbio em áreas de formação docente e tecnologias pedagógicas; intercâmbio de estudantes de graduação, mestrado e doutorado; formação de docentes e pesquisadores; seminários, workshops e conferências, e outras ações. A execução vai depender da disponibilidade de recursos.

- Continua após a publicidade -

O embaixador ressalta que Brasil e Espanha já são próximos. Cerca de 150 mil espanhóis moram no Brasil e mais de 100 mil brasileiros estão na Espanha. “O memorando será motor para a geração de conhecimento científico, para que sejam compartilhados não somente em inglês, mas em português e espanhol”, disse Casas.

A expectativa é que o projeto de cooperação seja expandido para outros países, inclusive os que são vizinhos do Brasil. Isso vai ajudar a levar educação bilíngue para escolas de fronteira e para outras regiões do país.

“É importante para que a gente conviva e aprenda com nossos vizinhos, da mesma forma, não só olhando para a língua, mas entendendo como funciona do outro lado, qual a história, cultura, aquilo que vem do povo”, concluiu Soares.

*Da redação, Com informações da Agência Brasil 


Leia mais

A educação nos 30 anos da Constituição
Orçamento da Educação vai crescer em 2019

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -