24.9 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril 2024

Cresce produção de livros religiosos

Foto: Reprodução

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros acaba de divulgar os números referentes a 2016 da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, feita em parceria com a Câmara Brasileira do Livro.

Assim como já havia acontecido em 2015, os dados apurados pela Fipe são preocupantes. O crescimento nominal da área foi de 0,74%, o que, se levarmos em conta a variação do IPCA no período, significa uma retração real de 5,2%.

Em dois anos, a indústria do livro acumula um encolhimento superior a 17% e no ano passado quem mais sentiu a crise econômica pela qual o país passa foi o subsetor de livros científicos, técnicos e profissionais, que teve uma diminuição real de 15,8%, resultado de uma queda nas vendas de 4,5 milhões de exemplares.

O subsetor das editoras religiosas também teve uma retração. No entanto, olhando para a religião como área temática, que leva em conta títulos do tipo editados por qualquer editora, não apenas aquelas casas que se definem como religiosas, a situação muda.

Se milhões de livros científicos, técnicos e profissionais deixaram de ser vendidos em 2016, os que de alguma forma tratam de religião se mostraram ainda mais presentes no mercado: em 2015 foram produzidos 87.672.975 livros do tipo, já em 2016 esse número saltou para 88.810.635.

- Continua após a publicidade -

Os livros de religião estão em segundo lugar na relação de obras por área temática, representando 20,79% da produção – esse número em 2015 era de 19,62%. Quem permanece na liderança são os didáticos que, entretanto, viram seus dados diminuir: representavam 49,10% do setor em 2015, agora estão com 48,48%, o que, na prática significa quase 20 milhões de livros dedicados ao ensino a menos.

Algumas outras áreas temáticas importantes apresentaram crescimento, como literatura adulta e infantil, enquanto a juvenil encolheu.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -