Conhecer as características entre eles é importante não só para buscar ajuda como entender que nem tudo de ruim na vida é por causa de maldição.
Por Cristiano Stefenoni
Com tantos problemas de ordem emocional afetando a população, é fácil se confundir com nomes e sintomas. Mas afinal, você sabe a diferença entre Burnout, estresse e ansiedade? Conhecer as características entre eles é importante não apenas para buscar a ajuda de um profissional como também para entender que nem tudo de ruim que acontece em nossa vida é por causa de maldição ou ações sobrenaturais malignas.
A head de psicologia da Orienteme, Renata Tavolaro, explica que apesar de serem distúrbios semelhantes, o Burnout, a ansiedade e o estresse possuem diferenças bastante particulares.
Enquanto o Burnout é causado, necessariamente, devido a fatores e situações relacionadas ao trabalho e se caracteriza pelo desgaste físico e mental em decorrência de circunstâncias inadequadas no emprego, o estresse e a ansiedade são reações naturais do corpo que podem se tornar transtornos quando seus sintomas se tornam recorrentes e intensos.
“Ambos podem ser causados por inúmeros fatores, não se restringindo a cenários profissionais”, esclarece Renata.
De acordo com a especialista, no caso do estresse, trata-se de uma resposta orgânica frente a cenários ameaçadores. “É algo relacionado à subjetividade, porque o que uma pessoa entende como ‘ameaça’ depende das perspectivas e concepções próprias dela”, explica.
Já a ansiedade também é uma resposta orgânica, mas frente a situações inesperadas ou desconhecidas. “Ela se manifesta por meio de alguns sintomas físicos e mentais, como inquietação, coração acelerado, dificuldade de concentração, entre outros”, diz.
A especialista lembra ainda que em todos esses casos é necessário buscar ajuda de um profissional qualificado.
A diferença entre Burnout, estresse e ansiedade:
Estresse: resposta biológica a eventos que fazem você se sentir ameaçado, e caso se prolongue, pode levar a sintomas físicos, como taquicardia, respiração acelerada, sudorese, aumento da pressão arterial, etc.
Burnout: estado de estresse crônico, típico do mercado de trabalho, que leva à exaustão física e emocional, muitas vezes com sentimentos de ineficácia e falta de realização.
Ansiedade: reação a situações estressantes que estão por acontecer. Quando se torna excessiva pode causar problemas nas situações de cotidiano, seja na vida social, profissional e pessoal.